Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Bandidos tentam entrar em prédio fingindo ser de laboratório de testes para Covid-19 #boato

Bandidos tentam entrar em prédio fingindo ser de laboratório de testes para Covid-19 #boato

Bandidos tentam entrar em prédio fingindo ser de laboratório de testes para Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Criminosos disfarçados de técnicos do laboratório de testes para Covid-19 são flagrados ao tentar invadir um condomínio, mostra foto.

Por aqui, no Boatos.org, não é difícil encontrar alertas e histórias envolvendo assaltos, golpes e criminosos disfarçados. Nos últimos dias, um alerta envolvendo tentativas de assalto e disfarces de técnicos de laboratório chamou a atenção da internet.

O alerta que viralizou no Facebook e em grupos do WhatsApp apontava que criminosos disfarçados de técnicos de laboratório de testes de Covid-19 tentaram invadir um prédio. De acordo com a mensagem, durante a tentativa de invasão os criminosos estavam em dois veículos, vestidos de branco e com um cooler com supostas bolsas de sangue. Junto ao alerta, circula uma imagem da câmera de segurança do prédio com supostos profissionais de saúde. Leia o que diz a mensagem:

Confira o desmentido em vídeo:

HOJE TENTARAM ENTRAR EM UM PRÉDIO FINGINDO SER DE LABORATÓRIO E QUE VINHAM TIRAR SANGUE DE UMA MORADORA.  DISSERAM ATÉ O NOME  DELA. ERAM 2 CARROS COM PESSOAS VESTIDAS DE BRANCO E TINHAM ATÉ UM COOLER, QUE ARMAZENAM EXAME DE SANGUE. A SORTE QUE O PORTEIRO JA TINHA RECEBIDO AVISO DA ADMINISTRADORA QUE TERIA UMA GANG AGINDO  NOS PRÉDIOS E FINGINDO SER DE LABORATÓRIO. AVISEM AOS SEUS CONDOMÍNIOS .

Bandidos tentam entrar em prédio fingindo ser de laboratório de testes para Covid-19?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O primeiro indício que nos fez desconfiar da história está nas características da mensagem, que é vaga, alarmista é não cita datas ou fontes confiáveis. E tem mais: esse enredo é comum em boatos na internet. Está aí a história da van vermelha para atendimento de Covid-19 e a dos bandidos com roupas de profissionais da saúde que não nos deixam mentir. Coincidência ou não, em ambos os casos, o modus operandi e a falta de informações confiáveis eram quase idênticas.

Ao buscar por relatos semelhantes em fontes confiáveis, não encontramos nenhum registro de assalto ou golpe com este modus operandi. Apesar de alguns casos (infelizmente) acontecerem, como nesses dois episódios em 2020 no Distrito Federal e em São Paulo, as denúncias falsas são bem mais comuns do que se imagina.

Mais uma googlada e chegamos à origem da imagem, que nada tem a ver com a suposta invasão ao tal condomínio. A imagem publicada faz parte de uma outra denúncia falsa que circulou recentemente, quando pesquisadores da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov) foram apontados de forma errada como assaltantes e arrombadores de prédios. Na época, a equipe foi impedida de entrar num prédio no bairro da Ponta Verde, em Alagoas. Inclusive, a suposta denúncia causou a suspensão da PrevCov em Maceió, como mostra essa matéria do Alagoas 24 horas.

Resumindo: não existe uma onda de bandidos tentando entrar em prédios fingindo ser de laboratório de testes para Covid-19. Se você recebeu o alerta, pode explicar para os vizinhos do prédio que é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso