Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Áudio da “bióloga Mônica Travassos” acerta ao falar que Ômicron já tem casos confirmados em todo litoral do Brasil #boato

Áudio da “bióloga Mônica Travassos” acerta ao falar que Ômicron já tem casos confirmados em todo litoral do Brasil #boato

Áudio da bióloga Mônica Travassos acerta ao falar que Ômicron já tem casos confirmados em todo litoral do Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bióloga Mônica Travassos grava áudio e afirma que variante Ômicron já foi registrada em todo o litoral brasileiro.

Fizemos um texto em 2023 sobre o assunto. Clique e confira.

A variante Ômicron segue causando preocupação no mundo todo. Poucos dias após o anúncio oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o primeiro caso da nova variante, quase 40 países já registraram infecções pela variante Ômicron.

Com isso, diversos especialistas têm demonstrado receio sobre a fácil transmissibilidade do vírus, alertando para a necessidade de se manter as medidas de proteção contra o SARS-CoV-2.

E em meio à situação, os disseminadores de fake news seguem publicando desinformação sobre o assunto. De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, a doutora em Biologia Mônica Travassos teria gravado um áudio onde fala verdades sobre a variante Ômicron. Segundo o áudio, ela afirma que todos os estados do litoral brasileiro já tinham registrado casos da nova variante. Confira a transcrição do arquivo:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Meu nome é Mônica Travassos, eu sou doutora em Biologia, formada, pós-graduada e doutorada em Biologia. Eu venho através desse áudio, que será rápido, dar uma notícia triste a vocês. Todos os estados brasileiros que fazem o litoral do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, todos os estados do Nordeste, Norte, né? Já estão confirmados casos da nova Ômicron que é a nova variante da Covid-19. É uma variante mortal e mata tanto quanto Covid-19 e ainda não temos vacina para ela. Parece até brincadeira, mas o nosso país já está cercado com casos de Ômicron e a tendência é que esse novo variante desça para o Centro-Oeste do país.

Então, pessoal, fica a dica: quando você for ao banheiro, não abra as portas de banheiros de locais públicos com as mãos. Empurre as portas com os pés. Não abra torneiras com as mãos, use os cotovelos para fechar as torneiras ou abrir. Ao dar descarga, use o joelho, o pé ou o cotovelo. Se a descarga for antiga, daquelas de cordinha, você pega um pedaço de papel higiênico, né? Pegue na cordinha, dê descarga e saia do banheiro. Use máscara, se previna, use álcool 70% dentro do seu carro, em casa, tá bom? Se proteja, proteja sua família. Não fiquem aglomerados nas festas de final de ano que estão chegando. Pelo amor de Deus, gente. Evitem ficar próximos às pessoas que vocês amam, porque essa nova variante do Covid-19 é tão mortal quanto o Covid-19 e ainda não temos vacinas para ela, ou seja, o melhor remédio é a prevenção. Então, vamos nos manter distantes.

Acreditem, eu não estou aqui para fazer alarmes e nem colocar medo em ninguém. Tá bom? Divulguem esse áudio com todas as pessoas, em seus grupos de Facebook, Instagram, né? Até no Tik Tok, que é uma rede muito frequentada hoje em dia. Tá bom? Obrigada pela atenção. Bom dia”.

Áudio da “bióloga Mônica Travassos” acerta ao falar que Ômicron já tem casos confirmados em todo litoral do Brasil?

A informação foi amplamente divulgada nas redes sociais, em especial, no WhatsApp. Apesar disso, a história não é bem assim. A explicação fica por conta de informações equivocadas usadas no áudio.

Basta olhar para a mensagem para perceber que ela apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis. Além disso, informações falsas sobre a variante Ômicron têm pipocado nas redes sociais nas últimas semanas. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas.

Bem, ao analisar o áudio pudemos perceber que ele mistura boas dicas com informações falsas, que podem causar pânico desnecessário. Em relação às informações questionáveis, temos a origem do áudio. Procuramos pelo nome de Mônica Travassos na base de dados do Cadastro Nacional de Biólogos, mas nada encontramos. O mesmo ocorreu quando buscamos o nome da mulher com a profissão e o título (bióloga e doutora). Encontramos uma professora de Biologia, na Paraíba, com o mesmo nome. Mas ela não é “formada, pós-graduada e doutorada em Biologia”. Vale ressaltar que existe uma médica bastante famosa com o nome de Mônica Travassos, mas ela atua na área de mastologia e também não tem doutorado.

Não há indícios de que a pessoa, tal como citada no áudio, existe. Mas mesmo se ela for real, parte do que ela diz no áudio está errado. O grande destaque fica pela afirmação de que “todos os estados brasileiros já registraram casos da variante Ômicron”. Na realidade, a informação é falsa. Até o momento, o Brasil já registrou 6 casos da nova variante: um no Rio Grande do Sul, dois no Distrito Federal e três em São Paulo. Como é possível ver, não se trata de todo o litoral brasileiro. O Distrito Federal, inclusive, sequer fica no litoral.

Além disso, a mulher também afirma que a variante Ômicron é uma variante mortal, tanto quanto a Covid-19. Para começo de história, mesmo que a variante Ômicron apresente alterações genéticas em relação ao SARS-CoV-2 original (principalmente, na proteína Spike), trata-se da mesma doença. Até o momento, não temos estudos que mostrem a taxa de letalidade ou transmissibilidade da nova variante. Ou seja, não dá para saber se a variante Ômicron é tão mortal quanto outras variantes. Na verdade, os sintomas relatados até o momento são leves (em alguns deles, os infectados que foram previamente vacinados não apresentaram sintomas).

De acordo com alguns laboratórios, como a Pfizer/BioNTech, a Moderna e a AstraZeneca, as vacinas devem seguir protegendo contra os casos graves da doença. Os brasileiros infectados pela variante Ômicron que foram vacinados com o imunizante da Janssen, por exemplo, não apresentaram sintomas da doença.

Se isso não bastasse, algumas dicas dadas pela mulher são, no mínimo, inusitadas e desnecessárias. Por exemplo, apertar a descarga com o joelho ou com o pé. Você já imaginou como isso seria difícil se você estivesse usando calça jeans? Tocar em torneiras e fechaduras em lugares públicos não é o fim do mundo. Basta lavar a mão com água e sabão. No caso de torneiras, basta lavar as mãos, fechar a torneira e usar álcool em gel depois. É muito mais prático. Ou ainda, usar a dica do papel higiênico dada pela mulher. Basta apertar ou fechar segurando um papel.

Por fim, mas não menos importante. Algumas das dicas dadas pela mulher são totalmente válidas, como usar máscara, não aglomerar em festas de final de ano e se afastar dos parentes. Um estudo do Instituto Max Planck, da Alemanha, mostrou que a máscara PFF2/N95 fornece quase 100% de proteção contra a Covid-19. De acordo com os resultados, uma pessoa usando esse tipo de máscara em um espaço fechado junto com uma pessoa infectada pela Covid-19 tem apenas 0,1% de risco de se infectar. O resultado ainda é o mesmo caso a distância entre as pessoas seja pequena e mesmo após 20 minutos de contato. Ou seja, usar a máscara, além de essencial, é uma ótima alternativa para quem decidir se reunir com a família no final do ano.

Em resumo: a história que diz que a bióloga Mônica Travassos gravou um áudio falando verdades sobre a variante Ômicron é falsa! Não existem indícios que possam provar que a mulher do áudio, de fato, é uma bióloga chamada Mônica Travassos que é doutora em Biologia. Não existe informações sobre a mulher no Conselho de Biologia e não encontramos nenhuma informação sobre uma bióloga com doutorado com esse nome. Além disso, a informação de que a variante Ômicron já foi identificada em todo o litoral brasileiro também é falsa. Até o momento, o Brasil registrou 6  casos da nova variante: em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Por fim, a mulher até dá boas dicas sobre prevenção da nova variante. Entretanto, dá outras dicas extremistas que podem causar pânico desnecessário. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso