Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Anvisa proíbe venda de “Kinder Ovo” (todos) no Brasil por causa de salmonela #boato

Anvisa proíbe venda de “Kinder Ovo” (todos) no Brasil por causa de salmonela #boato

Anvisa proíbe venda de “Kinder Ovo” (todos) no Brasil por causa de salmonela, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A Anvisa acabou de proibir a venda e o consumo de todos os chocolates da marca Kinder Ovo no Brasil. Motivo é que eles estão com salmonela.

Não é de hoje que um anúncio real se transforma (muitas vezes por causa de títulos “caça-clique” da própria mídia) em informações erradas. A última das histórias que está circulando por aí aponta para uma “proibição geral” de chocolates Kinder Ovo, da marca Ferrero.

Mensagens que circulam em redes sociais dão a entender que uma suposta decisão da Anvisa em relação aos chocolates  abrangeria uma “proibição total”. Os textos apontam que a Anvisa “proibiu todos” os “Kinder Ovos” em todo o Brasil. Leia alguns dos textos que circulam por aí:

Versão 1: A Anvisa proibiu a comercialização e o uso de produtos da “Kinder” no Brasil. A medida foi tomada a partir de um comunicado emitido pela Rede Internacional de Autoridade de Segurança Alimentar (Infosan) informando sobre um surto de Salmonella encontrado em produtos da marca. Versão 2: ATENÇÃO CONSUMIDOR! Anvisa acaba de proibir comercialização e uso de produtos Kinder no Brasil

Anvisa proíbe venda de “Kinder Ovo” (todos) no Brasil por causa de salmonela?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Como falamos, muita gente, com a história, começou, inclusive, a lamentar que já havia comprado o Kinder Ovo. Se você é uma dessas pessoas, temos uma boa notícia: apesar de a Anvisa ter tomado uma decisão em relação ao Kinder Ovo, não há uma “proibição total” ou mesmo recolhimento de produtos.

O caso em si é mais um exemplo de boato que toma “uma parte pelo todo”. Não é a primeira vez que o Boatos.org desmente histórias falsas desta natureza. Já falamos, por exemplo sobre histórias que apontavam para “proibição total” da paçoca e do Torsilax no Brasil.

Assim como nos outros casos, a simplificação da decisão da Anvisa gerou uma interpretação errada. Para entendermos, vamos ler o anúncio da Anvisa por completo (retirada do site do gov.br):

Anvisa publicou nesta quinta-feira (14/4) a Resolução-RE nº 1.233, que proíbe a comercialização, distribuição, importação e uso dos produtos da marca Kinder, que são alvo de alerta e recolhimento internacionais. A medida vale para os lotes fabricados pela empresa Ferrero na Bélgica.

Embora o Brasil não esteja entre os países de destino dos produtos, conforme noticiado pela Anvisa, a Agência considerou prudente publicar a medida preventiva com o objetivo de informar à sociedade e de evitar que o produto seja consumido ou trazido de fora do país por pessoas físicas ou importadoras.

Além disso, a Anvisa notificou a empresa a prestar informações sobre os produtos e sobre o controle de importações por terceiros. Mais uma vez ressaltam-se as orientações aos consumidores anteriormente publicadas e a Agência segue acompanhando atentamente o caso e tomando as ações necessárias.

Está bem claro que a proibição não abrange todos os produtos Kinder Ovo (ou mesmo outros da empresa Ferrero). A proibição é relativa a lotes fabricados na Bélgica (que, como mostra esta matéria, já foram proibidos em outros países e a fábrica foi fechada), que não chegam ao Brasil. Os produtos da Ferrero consumidos aqui vem da Argentina.

Com isso, podemos apontar para algumas coisas: 1) A ação da Anvisa é preventiva, uma vez que é relativa a um produto que não chega ao Brasil (chocolates da Ferrero fabricados na Bélgica). 2) Pelo menos por enquanto, os “Kinder Ovo” que são vendidos aqui não estão proibidos (já que vêm da Argentina).

Resumindo: é verdade que houve uma decisão da Anvisa em relação ao Kinder Ovo, mas não é verdade que todos os chocolates da marca (como apontam algumas mensagens) estão proibidos no Brasil. Ou seja: algumas mensagens têm um tanto de “aumenta e inventa”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: