Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Anvisa alerta que vacinas causam morte súbita (miocardite) e ataque cardíaco (pericardite) depois de vacinar 180 milhões #boato

Anvisa alerta que vacinas causam morte súbita (miocardite) e ataque cardíaco (pericardite) depois de vacinar 180 milhões #boato

Anvisa alerta que vacinas causam morte súbita (miocardite) e ataque cardíaco (pericardite) depois de vacinar 180 milhões, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois de vacinar 180 milhões de pessoas, a Anvisa resolveu alertar que vacinas causam morte súbita (miocardite) e ataque cardíaco (pericardite).

Depois da aprovação da vacinação de crianças, a Anvisa entrou no radar da fúria do movimento antivacinas. A prova disso está em uma publicação que ataca, ao mesmo tempo, a vacinação e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Uma publicação da Anvisa que aponta para riscos de miocardite e pericardite nas vacinas de mRNA está sendo acompanhada de mensagens alarmistas e com viés ideológico em relação à agência e à vacinação.

O texto aponta que o “alerta” foi dado só agora, que o Brasil vacinou 180 milhões de pessoas e que miocardite significaria “enfraquecimento do coração que leva a insuficiência cardíaca e morte súbita” e pericardite significaria “ataque cardíaco”. Leia a mensagem que circula online, principalmente por redes sociais e aplicativos de mensagens:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Anvisa alerta sobre os *riscos de miocardite e periocardite após tomar vacinas* com imunizantes contra a Covid. Agora que eles dão o alerta depois que enfiaram essa vacina em mais de 180 milhões de pessoas!?!? *Miocardite: enfraquecimento do coração que leva a insuficiência cardíaca e morte súbita.* Periocardite: ataque cardíaco. Entenderam agora porque aumentaram os casos de infartos e mortes por mal súbito de pessoas saudáveis que aconteceram neste ano. https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-alerta-sobre-risco-de-miocardite-e-pericardite-pos-vacinacao

Anvisa alertou que vacinas causam morte súbita (miocardite) e ataque cardíaco (pericardite) depois de vacinar 180 milhões?

É claro que uma história destas está sendo compartilhada apenas para causar alarmismo nas pessoas. Porém, não é verdade que o alerta foi dado agora, que ele significa uma não-recomendação para que as pessoas se vacinem e que miocardite e pericardite signifiquem, respectivamente, morte súbita e ataque cardíaca.

O histórico recente de notícias falsas sobre o processo de vacinação já nos deixa alerta (deveria você também com o filtro mais do que ligado). Estamos em um momento no qual o movimento antivacinas (como apontamos aqui) vai tentar, com todas as forças, atacar as vacinas. A ação, criminosa e que beira a insanidade, não leva em conta que são as vacinas que estão fazendo com que a situação da pandemia apresente melhora.

Além disso, a mensagem tem algumas características de boatos online como o caráter alarmista e os erros de português. Como, ao contrário da maioria das fake news, a mensagem cita uma fonte confiável (um link do site do governo federal), foi mais fácil fazer a checagem.

De cara, o primeiro ponto cai por terra. O alerta em questão é de julho de 2021. Logo, não foi dado recentemente e tampouco depois de 180 milhões de pessoas (que estão seguras) se vacinarem. Vale só apontar que, infelizmente, ainda não temos 180 milhões de pessoas vacinadas. Até o momento, cerca de 160 milhões tomaram a primeira dose e 140 milhões estão com a imunização completa.

Mais importante do que isso é esclarecer que a mensagem que viralizou deturpa toda a nota da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Primeiro, porque os conceitos das doenças estão completamente errados.

Ao contrário do que apontam as mensagens, a miocardite não significa “enfraquecimento do coração que leva a insuficiência cardíaca e morte súbita” e a pericardite (escrita na mensagem erroneamente como periocardite) não significa “ataque cardíaco”. Veja o que diz a nota:

Miocardite é a inflamação do músculo cardíaco e pericardite é a inflamação do revestimento externo do coração. Em ambos os casos, o sistema imunológico causa uma inflamação em resposta a uma infecção ou algum outro fator. Os sintomas podem incluir dor no peito, falta de ar ou palpitações.

A gravidade dos casos pode variar. A maioria das pessoas que apresentou o evento após vacinação com imunizante contra a Covid-19 de RNAm nos Estados Unidos e procurou atendimento médico respondeu bem ao tratamento aplicado.

O site do Dr. Drauzio Varella aponta que a pericardite é a inflação de uma membrana que protege o coração que se dá após uma infecção viral. O site também aponta que, na maioria das vezes, o quadro tem regressão natural. Ou seja: não significa “enfraquecimento do coração que leva a insuficiência cardíaca e morte súbita”.

O site do Instituto Fleury aponta que a miocardite, por sua vez, é a inflamação do miocárdio. Também tende a ocorrer após uma infecção e pode ter regressão natural. Ou seja: não significa “ataque cardíaco”.

Vale apontar que a Anvisa deixa bem claro na nota que o alerta não muda a recomendação de que todas as pessoas que estão aptas a se vacinar se vacinem. “A Anvisa ressalta que mantém a recomendação de continuidade da vacinação com a vacina da Pfizer, dentro das indicações descritas em bula, uma vez que, até o momento, os benefícios superam os riscos”, diz a nota.

Preste atenção que eventos adversos como esses são raros em quem se vacina. A nota foi emitida apenas no intuido de orientar médicos. Aliás, se você ainda está com medo de se vacinar por medo de ter uma “morte súbita” ou um “ataque cardíaco”, saiba que pesquisas apontam que a chance de a pessoa ter problemas vasculares é muito maior em quem adquire a Covid-19 do que em quem se vacina. Ou seja: como aponta a própria Anvisa, os benefícios da vacinação são muito maiores do que os riscos.

Resumindo: além de a nota da Anvisa ser antiga e a Agência continuar recomendando a vacinação, não é dito em nenhum momento que as vacinas causam “morte súbita” e ataque cardíaco. Pegaram a nota e distorceram todo o conteúdo dela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso