Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Anthony Wong foi envenenado pela China por ser contra a vacina #boato

Anthony Wong foi envenenado pela China por ser contra a vacina #boato

Anthony Wong foi envenenado pela China por ser contra a vacina, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O médico Anthony Wong morreu porque foi envenenado pela China. Isso ocorreu porque ele se posicionou contra as vacinas contra a Covid-19.

No dia 15 de janeiro de 2021, muitas pessoas ficaram surpreendidas com notícia da morte do médico pediatra Anthony Wong, figura carimbada em vídeos de grupos antivacinas e favoráveis ao chamado tratamento precoce com medicações que não têm comprovação de eficácia contra a Covid-19. A morte levantou muitas suspeitas entre grupos que compartilhavam seus vídeos.

Muitos estão falando que Anthony Wong “foi calado pela China”. De acordo com mensagens que circulam online, a China teria o envenenado porque ele era contra a vacina para prevenção da Covid-19. Até um vídeo que aponta que ele teria sido envenenado começou a circular por aí. Leia uma das versões da história:

Versão 1: Mataram o Cara ENVENENADO Tá Okay! Principal combatente contra as Vacinas e dos Isolamentos Sociais. E a favor do emprego em massa da HidroxiCloroquina e IvermecTina e CIA! Achei uma alternativa para não ser sensurado! Versão 2: Muita gente tá achando estranho. Queda de pressão, hemorragia digestiva e depois parada cardiorrespiratória. Vamos lembrar que dr. Wong batia de frente com a mídia e defendia o tratamento precoce da peste chinesa. E era contra a vacina da forma como esta sendo feita. isso esta parecendo ter sido envenenamento… 

Anthony Wong foi envenenado pela China por ser contra a vacina?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A tese se espalhou e não demorou para conspiracionistas levantarem teses de que a China teria resolvido silenciar o médico em questão. Detalhe: não há qualquer prova de que Anthony Wong morreu, de fato, por causa de um envenenamento tampouco que o país asiático tenha participação para isso.

O fator lógico e as fontes da informação são os “detalhes” que mais chamam atenção. Vamos raciocinar: com tanto negacionista divulgando informações falsas sobre a vacina (falando que faz mal, é um perigo), clamando de forma errada contra o isolamento social e defendendo medicações sem comprovação, por que Anthony Wong seria o “escolhido”? O fato de ele ter nascido na China não justifica isso.

Mas a coisa não para por aí. Se, de fato, ele tivesse sido envenenado, o hospital que o tratou (que é um hospital privado) teria ferramentas para diagnosticar o envenenamento. Porém, não foi o que ocorreu. Além disso, a própria assessoria do médico divulgou em nota o que ocorreu. Veja:

Viemos informar que o médico pediatra e toxicologista Prof. Dr. Anthony Wong foi internado antes do Natal com quadro de queda de pressão mal-estar. Foi diagnosticado com úlcera gástrica e hemorragia digestiva. Durante a internação, evoluiu com quadro de descompensação do padrão cardíaco e padrões de fibrilação atrial. Veio a falecer no dia de hoje, após parada cardiorrespiratória.

Vale dizer que, após morte de Anthony Wong, também circulou uma tese de que ele teria morrido por complicações da Covid-19. Informação que também não se sustentou.

Resumindo: por mais que teorias da conspiração sem pé nem cabeça estejam circulando na internet, não é verdade que Anthony Wong morreu porque foi envenenado pela China. Além de a tese carecer de provas (e o ônus da prova é de quem acusa), pessoas ligadas a ele apontam para outra causa de morte.

Em tempo: também não é verdade que as vacinas que estão sendo aplicadas não passaram por testes, que o isolamento social não é eficaz e que a cura para a Covid-19 esteja em substâncias como a cloroquina.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK