Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Alerta falso: sabonete Dove Esfoliação Diária pode causar câncer

Alerta falso: sabonete Dove Esfoliação Diária pode causar câncer

Hoax diz que sabonete Dove pode causar câncer
Hoax diz que sabonete Dove pode causar câncer

Boato – Dr. Antunes Beltrão Villa alerta para os perigos do uso do sabonete Dove Esfoliação Diária. De acordo com o médico produto causa lesões que evoluíram para o câncer.

Se você usa sabonete Dove, leia isso! Assim começa mais um alerta que está se espalhando pelas redes sociais. Um texto (publicado junto a uma imagem do produto e um homem com feridas na cabeça) que tem circulado em redes sociais diz que utilizar o sabonete Dove Esfoliação Diária traz riscos para a saúde.

Clique no botão abaixo para curtir nossa página no Facebook e não cair em boatos

De acordo com a mensagem, o médico Antunes Beltrão Villa tem tentado, há anos, publicar um artigo científico que fala dos males do sabonete Dove. De acordo com o doutor, o uso do produto pode causar feridas que podem evoluir para o câncer. Isso acontece também por causa de uma substância chamada metilfeniledrileina glutâmica Confira o texto na íntegra:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

REPASSE PARA SEUS AMIGOS, VOCÊ PODE SALVAR VIDAS!

Médico alerta comunidade científica. Há anos o doutor Antunes Beltrão Villa, médico dermatologista formado na UNICAMP, vem alertando o risco para a saúde do uso do sabonete DOVE ESFOLIAÇÃO DIÁRIA, mas vem sendo sistematicamente ignorado. A situação se tornou insustentável, a ponto de o médico fazer a denúncia em seu perfil no facebook.

“Amigos, me ouçam, por favor. Não usem o sabonete Dove Esfoliação Diária nunca. Seu uso a longo prazo não foi testado pela ANVISA. Meu consultório está cheio de pacientes com o mesmo problema: tiveram a pele descamada, e algumas dessas lesões evoluíram para câncer, principalmente no pênis, onde a pele é mais fina.

Escrevi um artigo que foi recusado pelas principais publicações, mas aceito para publicação apenas em uma revista de alcance regional. No artigo, explico que o sabonete contém micropartículas de esfoliação, que lesionam a epiderme, e também contém uma substância cancerígena, a metilfeniledrileina glutâmica.

Quando as nanopartículas dessa substância absorvem os raios UV, a reação libera elétrons, que produzem moléculas instáveis de radicais livres que se juntam a outras e agem nas células em nível nuclear, danificando as moléculas de DNA no processo e causando câncer.

A DOVE é uma das principais patrocinadoras dos congressos de Dermatologia, e meus colegas se acovardaram em enfrentar a empresa. Vou até o fim! Minha consciência ninguém compra! Antunes Beltrão Villa – CRM-SP 224821 – NÃO SEJA MEDROSO, REPASSE ESSA INFORMAÇÃO!

Como todo boato de internet que se preze, o texto tem um caráter totalmente alarmista, pedindo ao leitor para repassar a informação ao maior número de pessoas. Mas, quem seria esse médico, tão preocupado com a epiderme da população?

Em uma rápida pesquisa no portal do Conselho Nacional de Medicina, verifica-se que tanto na busca pelo CRM como pelo nome de Antunes Beltrão Villa, nenhum resultado é encontrado, ou seja, o médico não existe. O tal artigo que explica sobre os efeitos do sabonete na pele também não é encontrado em nenhuma busca. Nenhum outro pesquisador trata do assunto.

A “metilfeniledrileina glutâmica” não é citada em nenhum outro artigo a não ser nas reproduções desse alerta. Essa substância também não se encontra na fórmula do sabonete. No site oficial da Dove, um comentário reproduziu esse texto e a resposta do fabricante foi a seguinte:

“Olá Leticia, Dove Esfoliação diária possui uma formulação segura, aprova por análises clínicas efetuadas em laboratórios credenciados pela Anvisa. Esta formulação segue a legislação Brasileira e não causa danos ao consumidor. Estamos investigando a origem e veracidade deste post que você menciona. Por favor, qualquer dúvida volte a nos procurar. Obrigada!”

Acho que está mais do que claro que o alerta é falso. Esse tipo de texto aparece, geralmente, para derrubar um produto ou um fabricante, isso é muito comum entre concorrentes. Então, não se preocupe! Você não vai pegar nenhuma “pereba” por usar sabonete Dove, o máximo que pode acontecer é você ficar mais cheirosinho(a) após um ótimo banho.

PS: esse artigo foi uma sugestão das leitoras Liliane Morgado e Débora Ramos Pinto. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.