Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Álcool gel caseiro feito com gelatina protege contra o novo coronavírus #boato

Álcool gel caseiro feito com gelatina protege contra o novo coronavírus #boato

Álcool gel caseiro feito com gelatina protege contra o novo coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Como o álcool gel está em falta nos mercados e farmácias, você pode preparar o produto misturando álcool líquido com gelatina ou maisena.

A onda de desinformação gerada pelo novo coronavírus está alcançando, sem dúvidas, níveis “eleitorais”. Aqui no Boatos.org, por exemplo, tivemos que aumentar o número de desmentidos para quatro por dia (e contando). E a mais nova das histórias que está circulando por aí aponta para o que seria uma receita caseira.

Com a falta de álcool gel nos mercados e farmácias, muita gente está compartilhando o que seria uma receita caseira do produto. Achamos duas receitas “principais”: 1) Feita com a mistura de álcool líquido 96º com gelatina. 2) Feita com a mistura do produto com amido de milho (a famosa maisena). Leia duas versões que circularam online:

Atenção! Não acredite em cura milagrosa do novo coronavírus

Versão 1: *Álcool Gel* Ingredientes: 2 folhas de gelatina incolor sem sabor; 1 copo de água; 12 copos de álcool 96°. *Modo de fazer:* Dissolva a gelatina em água quente; Espere esfriar um pouquinho; Acrescente o álcool 96° e misture bem. Está pronto o álcool de 72° a 75°. *ATENÇÃO* Quem for fazer o preparo, lembre-se de manter o álcool líquido afastado do fogo, no momento em que estiver dissolvendo a gelatina.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: Álcool em gel caseiro Dica simples. 1 copo de maizena (amido de milho) 3 copos de água (filtrada) 1 copo de álcool de cereais (pode ser com álcool normal tb, mas tem que colocar bem menos e não fica tão hidratante) Misturar a água com a maizena até ficar homogêneo e esquentar para dar uma leve engrossada, deixe ficar morno e coloque 1 copo de álcool de cereais. Vc pode acrescentar alguma essência depois de pronto ou colocar um pouco de óleo vegetal como o de girassol ou de amêndoas para hidratar ainda mais. Fica MARAVILHOSO!!!

Álcool gel caseiro feito com gelatina protege contra o novo coronavírus?

As receitas se espalharam com muita força na internet e deixaram muita gente buscando formas de se proteger contra o novo coronavírus. Mas será mesmo que elas são eficazes? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a dica em questão, ficamos duplamente desconfiados. O primeiro motivo está no histórico de dicas falsas para se proteger do coronavírus. Já falamos, por exemplo, de uma dica falsa que falava que o vinagre é melhor que o álcool gel ou que chá de erva doce protege da doença.

O segundo motivo está na ausência da tal informação em fontes confiáveis. Não há qualquer recomendação em cartilhas da OMS e do Ministério da Saúde para que se “fabrique álcool gel caseiro”. Ambos dizem que, caso você não tenha o produto, a recomendação é limpar as mãos com água e sabão.

Até há alguns produtos que, de acordo com algumas reportagens, podem substituir o álcool em gel. Um desses produtos é o lenço umedecido antisséptico. Outro é antisséptico em spray, com gluconato de clorexidina. O álcool em gel “de gelatina” não é um desses produtos.

A prova disso está na opinião de especialistas. De acordo com biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, a receita caseira pode, inclusive, facilitar a proliferação dos microrganismos.

Nesta outra matéria, da TV Record, especialistas explicam, inclusive, que o produto feito em casa pode oferecer riscos à saúde. De acordo com o farmacêutico Henrique Marcelino , a mistura, se feita de forma errada, pode causar queimaduras de pele. Assista ao vídeo:

Então é isso, gente. Se você vir uma receita caseira de fabricação de álcool em gel (seja com gelatina ou amido de milho) não a coloque em prática. Além de não proteger contra o coronavírus como os produtos industrializados (que seguem normas e passam por testes), sua saúde pode ser colocada em risco.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2TUDnA7