Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Água gelada faz mal para o fígado, coração e causa câncer, diz Dr. Drauzio Varella #boato

Água gelada faz mal para o fígado, coração e causa câncer, diz Dr. Drauzio Varella #boato

Água gelada faz mal para o fígado, coração e causa câncer, diz Dr. Drauzio Varella, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Dr. Drauzio Varella escreveu um texto falando que a água gelada faz mal. Médico disse que água gelada causa problemas no fígado, causa câncer e acarreta em infartos.

A editoria “Saúde” tem se destacado, e muito, em termos de fake news na internet em 2020 por causa da pandemia da Covid-19. Mas nem só de coronavírus vivem os boatos sobre saúde. A prova disso é um texto que voltou a circular e fala sobre água gelada e Drauzio Varella.

De acordo com o texto, que viralizou no Facebook e WhatsApp, o médico teria escrito um texto apontando que a água gelada faz mal ao nosso organismo. Ele teria dito que a água gelada causa câncer, acarreta em infartos e faz mal ao fígado. Leia o texto que circula online:

Com essa fiquei surpresa *E eu aqui achando que água gelada só afetava a garganta…* *ÁGUA GELADA FAZ MAL PARA VOCÊ. *No passado, dizia-se que: se a água gelada não lhe afetar na juventude, vai afetar na velhice*

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

_A água gelada fecha 4 veias do coração e causa ataque cardíaco; _Bebidas geladas são a principal causa de ataques cardíacos_. A *água gelada*cria problemas no fígado; prende a gordura ao fígado. Muitas das pessoas que aguardam por um transplante de fígado, são vítimas da *água gelada*. A *água gelada* afeta as paredes internas do estômago.

A *água gelada* afeta o estômago e o intestino grosso, causando câncer. Por favor não guarde isto para você. Repasse para ajudar outras pessoas. Dr Dráusio Varella – Medicina ortomolecular.epassando Dicas caseiras.

Água gelada faz mal para o fígado, coração e causa câncer, diz Dr. Drauzio Varella?

A mensagem se espalhou com muita força na internet. Em alguns casos, vimos 148 mil compartilhamentos da tal dica. Se você foi uma dessas muitas pessoas que compartilhou a mensagem, saiba que nem ela procede tampouco foi escrita pelo médico Drauzio Varella.

Na realidade, esse é um boato que classificamos como “clássico”. Já desmentimos a balela em três oportunidades (aqui, aqui e aqui, sendo que a última delas também era creditada ao médico em questão). Como a argumentação de outrora vale para hoje, relembre o que foi dito.

Na realidade, o único “fato novo” que temos na mensagem de hoje é a assinatura do Dr. Drauzio Varella. A tal dica da água gelada já foi desmentida por duas oportunidades aqui. Em uma, a dica veio em conjunto com texto que dizia que água morna cura câncer. Em outra, o foco era “água gelada” (o texto, aliás, era igual a esse). Como a tese já foi desmentida, veja o que escrevemos e já voltamos para complementar:

O texto afirma que a água gelada pode provocar problemas cardíacos, além de problemas no fígado. Pois bem, o máximo que pode acontecer é agravar a dor de garganta. Inclusive, muitos profissionais afirmam que a água gelada pode trazer benefícios como o emagrecimento, por exemplo.

Além disso, as recomendações para evitar o infarto continuam sendo as mesmas: reduzir a exposição aos fatores de risco – fumo, obesidade, diabetes, hipertensão, níveis altos de colesterol, estresse, vida sedentária e/ou histórico familiar de doenças cardíacas.

No texto que desmentimos a tese da água morna, também falamos da gelada. Por sinal, este texto que estamos desmentindo era um trecho do outro boato. Nada do que falam sobre os “malefícios da água gelada” procede.

Já deu para a ver que a tese que “detona” a água gelada não tem fundamentação científica alguma. Só para completar o pacote, saiba que Drauzio Varella também não escreveu nada do tipo. Os motivos são três: 1) Não encontramos nenhuma declaração dele a respeito. 2) Drauzio Varella não realiza medicina ortomolecular. Veja no currículo dele. 3) A mensagem é tão mequetrefe que erra até o nome do médico.

Resumindo: assim como nos outros casos citados, a informação que aponta que o médico Drauzio Varella apontou que a água gelada faz mal à saúde. O texto já foi desmentido algumas vezes por aqui, o médico (que teve o nome escrito de forma errada) não é o autor da mensagem e negou que as informações procedam.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
Marcações: