Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > 7 recomendações médicas falsas que sempre circulam na web

7 recomendações médicas falsas que sempre circulam na web

Vinagre no feijão, água morna e não gelada, fruta de estômago vazio… todos os dias aparecem dicas de saúde na internet. Pensando nisso, o Boatos.org listou 7 recomendações médicas falsas que circulam na web.

Quem nunca pesquisou um sintoma na internet e, logo em seguida, se medicou, sem nenhuma recomendação médica que atire a primeira pedra. Afinal, o “Dr. Google” está apenas a um clique de distância.

O Brasil é recordista em automedicação. Segundo o Ministério da Saúde, a automedicação, entre 2010 e 2015, levou mais de 60 mil pessoas para o hospital. Mas não é só isso, todos os dias somos bombardeados com dicas de tratamentos e recomendações médicas na web. O grande problema é que nem sempre os “doutores da internet” são confiáveis. Por isso, separamos uma lista com 7 recomendações médicas falsas que circulam na internet. Confere aí:

1 – Coloque o feijão de molho no vinagre para matar bactéria

Na lista, a balela mais conhecida dá conta de uma bactéria no feijão. Tudo começou, em 2015, quando surgiu a história do bicho que transmite doença no feijão e que já havia matado 10 pessoas. Acontece que o boato voltou à tona em 2016 apontando que médicos em São Paulo recomendavam colocar o feijão de molho por 15 minutos no vinagre antes de ele ser cozinhado por causa de uma bactéria. É claro que, assim como em 2015, a história não passava de balela. Leia mais sobre o boato aqui e aqui.

2 – Beba água morna; nunca beba água gelada

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Uma notícia começou a circular na internet como a mais nova descoberta da medicina: água morna cura o câncer. De acordo com as informações, médicos japoneses recomendavam a água morna para curar o câncer e para prevenir o infarto (ataque cardíaco). Tudo mentira, porque a história não passava de uma “reciclagem” do boato sobre tomar água de estomago vazio. Leia mais sobre o boato aqui.

Outro boato sobre o “poder da água” dava conta que beber água gelada faz mal, prende a gordura no fígado e causa câncer. Parece brincadeira, mas muita gente acreditou. Mais uma vez, a recomendação não passava de balela. Leia mais sobre o boato aqui.

3 – Coma frutas de estômago vazio

Há alguns meses, uma espécie de corrente foi compartilhada nas redes sociais afirmando que comer frutas de estômago vazio era a chave para combater o câncer. Segundo as informações repassadas pela internet, ingerir frutas de estômago vazio não só facilita a digestão como também permite a absorção das propriedades do alimento. Pois bem, a história é falsa. Isso porque não existe um estudo sequer que comprove essa informação. Leia mais sobre o boato aqui.

4 – Fuja dos copos e garrafas de plástico e nunca tenha câncer

O próximo boato da nossa lista apontava que médicos norte-americanos teriam encontrado a causa do câncer. De acordo com o texto, o grande vilão da história é o plástico. E mais, a mensagem também indicava três recomendações: não tomar chá em copos plásticos, não comer nada quente em sacolas plásticas e não usar o micro-ondas. Acontece que, novamente, não havia qualquer argumento que confirmasse a história. Ou seja, #boato. Leia mais sobre o boato aqui.

Tempos depois, a história sobre garrafas plásticas aquecidas voltou a circular. Dessa vez, a balela apontava que beber água em garrafa plástica aquecida pode causar câncer de mama. Mais uma vez, a história não passava de uma falcatrua da internet. Leia mais sobre o boato aqui.

5 – Coma manteiga, nunca margarina

Em junho de 2016, começou a circular a informação de que a margarina era uma invenção criação para engordar perus que foi adaptada para ser comida por seres humanos. Muita gente ficou desesperada com a informação. Tudo em vão, porque a história não passava da soma de exagero e informação errada. Leia mais sobre o boato aqui.

6 – Cebola cortada, o perigo mortal

Outro alimento condenado pelos doutores da internet foi a cebola. Isso porque, de acordo com uma mensagem compartilhada na internet, a cebola depois de cortada não deveria ser utilizada no dia seguinte. Por incrível que pareça, a história da cebola cortada, foi inspirada no boato que apontava que a cebola era boa para evitar gripe. Como você deve imaginar, a recomendação não passava de mais um golpe da internet. Leia mais sobre o boato aqui.

7 – Siga as dicas do Dr. Paulo Ubiratan e viva 1000 anos

O assunto da vez não é o medicamento, e sim o médico. Em julho, um texto que circulou nas redes sociais dava conta da entrevista do Dr. Paulo Ubiratan com dicas de saúde na TV de Porto Alegre. Pois bem, o Boatos.org apurou e provou que a balela já é velha, o Dr. Paulo Ubiratan não existe e os “conselhos de saúde” não são tão confiáveis quanto parece. Ou seja, mais uma falcatrua da internet. Leia mais sobre o boato aqui.