Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Vídeo papa dançando samba é um vírus criado por hackers que rouba dados do celular #boato

Vídeo papa dançando samba é um vírus criado por hackers que rouba dados do celular #boato

Vídeo papa dançando samba é um vírus criado por hackers que rouba dados do celular, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Cuidado com o vídeo “papa dançando samba”. Trata-se de um golpe de hackers que usam um vírus para roubar dados do seu celular.

Como já falamos algumas vezes, a visita de Lula ao papa tem gerado uma série de informações falsas na internet. Muitas delas são, inclusive, “recicladas”. É o caso da história de hoje, que cita uma suposta ameaça à segurança digital das pessoas.

De acordo com um áudio que voltou a viralizar no WhatsApp, a mais nova ameaça da internet é um vídeo chamado “papa dançando samba”. Ele seria um vírus mortal criado por hackers para roubar dados do seu telefone celular. Leia a mensagem que circula online e escute o áudio (que seria de um delegado da Polícia Federal):

Confira o desmentido em vídeo:

Bom dia, bom dia para todo mundo. Para quem não me conhece, eu sou doutor Jaime Paranhos aqui da delegacia da Polícia Federal de Curitiba. Sou delegado-chefe e tô gravando esse áudio a pedido dos amigos do grupo, o Vinícius a Joana, para falar sobre esse novo golpe aí que tá acontecendo no WhatsApp… sobre o vídeo do Papa.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Se você receber em um vídeo escrito papa dançando Samba, vocês não abram em hipótese alguma porque no momento que você apertar para fazer o download, ele instala um ladrão de senhas aí no seu aparelho e rouba todas as suas senhas. Então o caso é sério.

Eu e meu colega, Doutor Peixoto, meu delegado assistente. Já estamos investigando e procurando saber de onde que tá saindo esse vírus que tá causando tanto transtorno, tá? O importante é que não abra em hipótese alguma. Tá bom até mais.

Vídeo do papa dançando samba é um vírus criado por hackers que rouba os dados do seu celular?

O áudio circulou com muita força na internet. Por isso mesmo que estamos aqui para apontar que a história que aponta para o tal vírus é falsa. Mais do que isso: é falsa e antiga. Como o desmentido sobre o assunto (feito em julho de 2018) vale para hoje, relembre o que foi dito:

Esse é um boato para ser explicado por partes. Apesar de ter sido compartilhado em formato de áudio (e não como os outros boatos do gênero, que viralizaram como texto), a tal história do vídeo do papa dançando samba é tão falsa quanto todas as outras que desmentimos aqui (inclusive uma das mensagens fala da “dança do papa”). Como já demos os motivos em outros textos, dá uma lida aí e assista um vídeo sobre essa ameaça falsa:

Não há como pegar um vírus de arquivo no WhatsApp. O aplicativo já está programado para enviar apenas alguns tipos de arquivos (vídeo, fotos, documentos). Mesmo que a pessoa tente enviar um vírus disfarçado de vídeo não vai conseguir. A única hipótese para “hackear” o celular de alguém seria por meio de um link. Mas, até o momento não vimos ninguém fazer isso com o tal vídeo.

Detalhe: o tal vídeo do papa dançando samba (assim como outros vídeos descritos nesse tipo de alerta) simplesmente não existe. Até o momento, ninguém registrou o papa Francisco dançando samba. O mais próximo disso está no boato que fala que o papa estava dançando merengue. Porém, nem era o papa e nem era samba.

Por fim, o tal delegado “Jaime Paranhos”. De cara, achamos muito estranho um delegado da Polícia Federal ficar se autodenominando “doutor” e chamando o colega de “doutor” (isso é mais cara de Polícia Civil e das antigas).

Para ter certeza de que o sujeito não está na PF, fomos até o Portal da Transparência do governo federal e procuramos por “Paranhos”. O resultado da busca foi “zero” Jaime Paranhos entre os servidores públicos brasileiros.

Só para terminar, vale citar mais um detalhe: já se passaram quase dois anos após o tal boato e, de acordo com a nossa checagem, ainda não existe qualquer ameaça real disfarçada de um vídeo chamado “papa dançando samba”.

Resumindo: a história que aponta que há um vídeo chamado papa dançando samba que é um vírus mortal que hackeia o seu celular é falsa. O tal delegado citado não existe e a mensagem é um fake news já conhecida aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/320iXsb
Marcações: