Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Tancredo Neves disse “nem Deus me tira da Presidência” pouco antes de morrer #boato

Tancredo Neves disse “nem Deus me tira da Presidência” pouco antes de morrer #boato

Tancredo Neves disse nem Deus me tira da Presidência pouco antes de morrer, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois que foi eleito, Tancredo Neves disse a seguinte frase: “nem Deus me tira da Presidência”. Dias depois, ele morreu. 

Não é de hoje que histórias relacionadas a “desafios a Deus” circulam na internet. Tanto que o caso de hoje remete a uma lenda urbana que há muito tempo circula por aí. Ela aponta para Tancredo Neves, que seria o primeiro presidente da “nova democracia” do Brasil, mas morreu antes de assumir o cargo.

Mensagens dão conta que Tancredo Neves fez um desafio dias antes de morrer. Ele teria dito que nem Deus o tiraria da Presidência da República. A história circula por meio de mensagens soltas em redes sociais e, por algum motivo, se espalhou em 2022 na web. Confira algumas das mensagens que estão circulando por aí:

Versão 1: “Um senhor chamado Tancredo Neves que venceu a eleição em 1985 para Presidente da República do Brasil, porém disse, “nem Deus me impede de ser presidente”. Resultado:- Internado 12 horas antes da posse, morreu”. Versão 2: “Tancredo Neves burrão, antes de assumir a presidência disse: “Agora nem Deus impede que eu suba a rampa do planalto” Aí vai lá e o cara morre”.

Tancredo Neves disse “nem Deus me tira da Presidência” pouco antes de morrer?

Não chegamos a ter um compartilhamento agudo da mensagem em questão. Porém, volta e meia ela pipoca por aí. Por isso, cá estamos para dizer que a história que aponta que Tancredo Neves disse “nem Deus me tira da Presidência” é falsa. Trata-se de uma informação falsa que já circula há muito tempo online.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

As mensagens que circulam com a tal menção já nos deixam muito desconfiados da veracidade da história. Além de ter características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista e nenhuma citação de fontes confiáveis, a história segue o enredo do “brincou com Deus e morreu”.

De histórias similares, já desmentimos, por exemplo, a história que aponta para a jovem que “desafiou Deus e morreu em um acidente de carro” e uma falsa fala atribuída a Ricardo Boechat que cita Deus.

Já desconfiados, fomos buscar por alguma referência em fontes confiáveis sobre a tal declaração de Tancredo entre o dia que foi eleito (15 de janeiro de 1985) e o dia da sua morte (21 de abril de 1985) sobre a suposta declaração e nada encontramos.

Ao contrário disso, em seu discurso para a posse da Presidência da República, Tancredo Neves escreveu de um jeito bastante devoto a Deus. Na oportunidade, ele afirmou que Deus é o responsável pelo Brasil nunca ter entrado em guerra com outros países.

Além disso, Tancredo Neves também suplicou a Deus para consagrar a aliança entre seu governo e a nação brasileira. E por fim, ainda acrescentou que Deus estaria olhando com boa vontade a todos os brasileiros.

Entretanto, o discurso sequer foi proferido. Na véspera da posse de Tancredo Neves, o então presidente eleito sentiu fortes dores abdominais e precisou ser encaminhado ao hospital. Após 38 dias internado, sete cirurgias e uma traqueostomia para tentar reverter um quadro de apendicite aguda, Tancredo Neves faleceu no dia 21 de abril de 1985. Como é possível observar, o ex-presidente brasileiro sequer teve a oportunidade de dizer qualquer coisa antes de morrer.

Em resumo: a história que diz que Tancredo Neves teria dito que “nem Deus me tira da Presidência” pouco antes de morrer é falsa! Ao contrário do que aponta a mensagem, Tancredo Neves se mostrava devoto e bastante respeitoso a Deus em todos os seus discursos. Além disso, Tancredo Neves sequer teve a chance de falar algo antes de morrer. O ex-presidente do Brasil permaneceu quase 40 dias internado e passou por sete cirurgias, além de uma traqueostomia antes de falecer, não tendo chance alguma de falar qualquer coisa. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: