Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Significado de Ratimbum é ‘eu amaldiçoo você’ #boato

Significado de Ratimbum é ‘eu amaldiçoo você’ #boato

Boato – Palavra dita na música de parabéns é uma maldição utilizada em rituais satânicos da Idade Média.

Em tempos de redes sociais e mensagens instantâneas, o telefone tem sido subutilizado. Estamos usando a internet para cada vez mais coisas, inclusive para parabenizar pessoas. Para quê dar um abraço ou um presentinho se uma foto com uma declaração no Facebook resolve, certo?

Pois apesar da internet ter modificado várias coisas, inclusive as formas de parabéns, algo não saiu de moda: a musiquinha de aniversário, clássica nas festas (a até nos cumprimentos online) é a mesma desde sabe-se lá quando. O problema é que parte dela é um ritual satânico e as pessoas nem desconfiam. Confira no texto:

‘SIGNIFICADO DE RATIMBUM!! RATIMBUM É uma palavra mágica usada pelos magos persas na Idade Média. Em rituais satânicos, elas eram pronunciadas assim e ao contrário fazendo o mestres dos magos surgir das cinzas e realizar os desejos de quem os proclamou.  Por muito tempo cantamos inocentemente um”parabéns” pra alguém que está aniversariando.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Mas até aqui tudo bem. O que muitos não sabem é que depois damúsica vem um tal de “ra tim bum” (isso significa: eu amaldiçôo você) muitos não sabem, mas os demônios se divertem em muitas festas até cristãs. Esse ratimbum é pronunciado até para os pastores e devemos tomar cuidado porque é essa mesma a finalidade do maligno. Muitos não sabem porque acontecem tantas coisas misteriosas depois de uma simples festa de aniversário.

Deixo aqui o meu alerta a todos os que lêem essa mensagem porque a obra do maligno é essa: festejar a ruína do homem. Existiu até certo tempo um programa infantil numa determinada emissora de TV “Tv Cultura-SP (Castelo Ratimbum) que significa “castelo da  maldição”. Reflitam: Como podemos cantar felicitando uma pessoa e depois amaldiçoa-la? Agora que VOCÊ já sabe…tome muito cuidado. Passem isso adiante. Que Deus nos guarde! Detalhe que depois de dizer ratimbum, se pronucia o nome do aniversariante várias vezes… Vamos nos atentar para isso.

CERTAMENTE VOCÊ JA CANTOU ISTO PRA ALGUEM???… ” É BIG É BIG É HORA É HORA RA-TIM-BUM FULANO … FULANO” VOCÊ SIMPLESMENTE FALOU…. ” É GRANDE (a palavra ) É GRANDE, É HORA ( nessa hora, nesse momento ) É HORA, EU AMALDIÇÔO VOCÊ!!! FULANO, FULANO” EVIDENTEMENTE VOCÊ NÃO SABIA O SIGNIFICADO… Agora que já sabe…’

Significado de Ratimbum é ‘eu amaldiçoo você’?

Essa mensagem circulou por muitos e-mails. Muitos mesmo, só que isso aconteceu há pelo menos seis anos. Encontramos o alerta dos parabéns em postagens de 2009, de 2011, 2012 e agora novamente.

Com um enorme apelo religioso e zero noção de ridículo, a mensagem acima é uma junção de baboseiras. Não faz sentido, não aponta fatos, nem fontes e sequer se dá ao trabalho de explicar de onde essa versão amaldiçoada dos parabéns saiu. Dos persas? Quem disse?

O que sim sabemos é que há duas versões explicativas para o ‘ratimbum’ na música de aniversário, e nenhuma delas tem relação com o Diabo ou maldições.

Segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, a palavra é uma onomatopeia, ou seja, trata-se da imitação de um som. As sílabas remetem à caixa, aos pratos e ao bumbo tocados em apresentações finais de circo.

conforme uma pesquisa publicada na Revista Fapesp a frase ‘é pique, é pique, é hora, é hora, ratimbum’ foi tirada de um bordão utilizado por estudantes dos anos 1930. Segundo a revista, ‘pic-pic’ era o apelido de um aluno e ‘é hora’ fazia referência à empolgação dos estudantes no momento de tomar cerveja.

Por fim, ‘Ratimbum’ é uma modificação do nome de um rajá indiano – Tim Bum – que cativou o pessoal da universidade. Dessa forma ‘pic-pic, é hora, é hora, rajá Tim Bum’ se transformou na frase aparentemente desconexa dos parabéns.

E relembrando, é muito comum que os idiomas se transformem com o tempo. A simples palavra ‘você’, por exemplo, um dia foi ‘vossa mercê’, nem por isso dizemos que é um termo maldito.

Ignorância, em seu sentido correto, é falta de conhecimento. Sejamos ignorantes sobre os parabéns da maneira certa, afinal ninguém é obrigado a saber de onde veio o ‘Ratimbum’. Só não vale acreditar em mensagem sem sentido, porque aí não é ignorância, é estupidez.