Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Repórter da TV Aparecida denuncia que papa Francisco está dando um golpe na Amazônia #boato

Repórter da TV Aparecida denuncia que papa Francisco está dando um golpe na Amazônia #boato

Repórter da TV Aparecida denuncia que papa Francisco está dando um golpe na Amazônia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A TV Aparecida resolveu se posicionar contra o papa Francisco e o Sínodo da Amazônia. Em vídeo, repórter denuncia golpe do papa.

Como o ritmo das notícias é frenético, assuntos que estavam nos trends até pouco tempo acabam, de certa forma, esquecidos. Um dos exemplos é a questão das queimadas na Amazônia. Com medidas do governo para controlar os incêndios e a ausência de declarações polêmicas de autoridades, o assunto esfriou.

Esfriar, porém, não significa se encerrar em termos de fake news. E a última que circula na internet envolve a TV Aparecida, o papa Francisco e a Amazônia. De acordo com um mensagem em redes sociais, a emissora se revoltou com o pontífice e denunciou o “golpe” da Amazônia. Leia:

Este repórter é da TV Aparecida, canal católico, veja o que ele fala do Papa e do que está acontecendo. Vc acha que o povo brasileiro, nas figuras de seus militares, não está atento?

Repórter da TV Aparecida denuncia que papa Francisco está dando um golpe na Amazônia?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Não vamos entrar no mérito se a fala da pessoa do vídeo é real ou não (essa tese aí a gente vê outra hora). Mas uma coisa é fato: a pessoa do vídeo não é da TV Aparecida. Vamos aos fatos.

Ao assistir ao vídeo, percebemos alguns detalhes que mostram que a autoria da declaração está errada. A primeira delas está na ausência de qualquer marca que identifique o canal católico. Estranho não?

Para além disso, não há qualquer referência nos programas da emissora sobre golpes na Amazônia. Pelo contrário, a TV Aparecida fez uma cobertura que, inclusive ajudou a divulgar o Sínodo da Amazônia.

Só para citar, a mensagem que viralizou por aí tem algumas das principais características de boatos online: é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis.

Com tudo isso e uma grande pulga atrás da orelha, resolvemos buscar pela origem do vídeo. Foi aí que descobrimos que, de fato, não tem nada de TV Aparecida na história.

O vídeo é, na realidade, de uma web TV chamada Nossa Senhora de Fátima, que pertence ao Apostolado de Evangelização Nossa Senhora de Fátima. Leia o que diz a apresentação do canal:

A TV Nossa Senhora é uma TV católica de leigos em missão. Nossa proposta é evangelizar, educar e divertir dentro de uma ótica católica de vida, levando conteúdo audiovisual de qualidade para os internautas. A web TV é uma iniciativa do Apostolado de Evangelização Nossa Senhora de Fátima: www.apenossasenhoradefatima.blogspot.com

O vídeo em questão pode ser encontrado no YouTube da web TV sob o título “O papa e o golpe na Amazônia” e corrobora com essa postagem que aponta que a TV não apoia o Sínodo da Amazônia.

Resumindo: a história que aponta que a TV Aparecida fez um vídeo criticando o papa Francisco em relação à Amazônia é falsa. O vídeo é de uma web TV e nada tem a ver com emissora.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MKuog3