Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Pastor vai se casar com menina de 12 anos a mando de Deus #boato

Pastor vai se casar com menina de 12 anos a mando de Deus #boato

Boato – Pastor mexicano de 60 anos se casa com uma adolescente de 12 anos e alega que o casamento ocorreu após uma longa conversa com Deus

Casamentos envolvendo pessoas adultas e adolescentes existem e ainda acontecem em vários lugares do mundo. Em alguns países, a cultura ainda permite que esse tipo de comunhão aconteça, deixando que meninas no meio de sua adolescência se casem com adultos, sem entenderem realmente o que isso significa. E parece que esse tipo de ato está longe de chegar ao fim, é o que diz uma notícia que está circulando na internet.

Longe de países do Oriente Médio, de religião muçulmana e da Índia, o caso teria acontecido na América Latina. De acordo com a história, o fato ocorreu na cidade de Chalco, no México. Um pastor teria se casado com uma adolescente de 12 anos e alegou que a comunhão aconteceu após uma longa conversa com Deus. Confira:

PASTOR DE 60 ANOS CASOU COM UMA MENINA DE 12 ANOS, ALEGANDO QUE FOI MANDO DE DEUS. Segundo o Pastor, a decisão veio após uma longa conversa dom Deus, a qual durou a noite inteira. O nome do Pastor (pedófolo isso sim) é JORGE VILLAREAL, o mesmo anunciou o tal compromisso em julho. Rola em sites que esse marginal que se diz Pastor já seria o quarto casamento. E faz isso quando alega uma conversa com suposto Deus.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Diz o Pastor; “ Tive que repudiar 3 mulheres que eram minhas esposas, cada uma em seu próprio tempo”. Ainda ressalta esse sem vergonha: “Veio de Deus”, porque sua mulher anterior o traiu (com quem esteve casado por 14 anos), e que hoje aprova união do Pastor com a menina de 12 anos.

Enfatiza dizendo: “Se foi revelado, é sinal que o matrimônio vai durar”. Esse pedófolo mora na cidade de Chalco, no México, a menina filha de membros da igreja do pastor. Ele diz que seria uma “injustiça diante de Deus”, caso o desobedecesse e não casasse com a menina, “é uma questão de honra, Homem de Deus merece receber o melhor em tudo”.

Pastor vai se casar com menina de 12 anos a mando de Deus?

Histórias desse tipo tendem a ser tristes, afinal de contas, uma adolescente não tem a menor noção das consequências de um casamento e, muito menos, de uma relação a longo prazo com um adulto. Porém, precisamos ressaltar que essa história de que um pastor casou com uma menina de 12 anos no México é falsa. Quer saber mais detalhes? Então, continua lendo.

Vamos lá! Uma simples averiguação de dados (ou checagem de fatos, como está na moda) disponíveis na notícia já nos ajudam a entender que a história não é bem assim como contam. Ao procurar o nome do tal pastor, não existem pastores em Chalco com esse nome.

O único pastor com esse nome no México mora na Cidade do México (capital do país) e, ao darmos uma olhada em suas redes sociais, não nos pareceu que ele se casou com uma adolescente. Muito pelo contrário, a esposa do pastor é uma mulher de meia-idade que se chama Miriam.

Dando seguimento à história, vale ressaltar que ela surgiu em um site em espanhol, no mínimo, suspeito. Depois disso, a história viralizou na rede. Além do “texto original” e das traduções, não encontramos nenhuma informação adicional sobre o assunto em nenhum site confiável.

Também vale destacar que a história começou a circular, pela primeira vez, em agosto do ano passado, em 2017. O fato é curioso, pois, nesse período, a Procuradoria Geral da República (PGR) do México iniciou uma investigação contra o cardeal mexicano Norberto Rivera. Ele foi acusado de encobrir 15 casos de abuso sexual contra crianças dentro da Arquidiocese da Cidade do México.

É importante lembrar que as leis para o casamento no México são rigorosas e, nos últimos anos, se tornaram mais rigorosas. Para se casar, é necessário que a pessoa complete 18 anos, não sendo possível casar antes disso, nem com a autorização dos pais (o que antes era permitido). Infelizmente, nos estados mais pobres, como Guerrero, Chiapas e Oaxaca, o matrimônio infantil ainda é uma realidade, por conta da própria organização do país: cada estado possui seu código civil. Nesse caso, os três estados ainda não homologaram a Lei de Meninos, Meninas e Adolescentes em seus códigos civis, o que dificulta a aplicação da lei.

Mas se a história fosse mesmo real, vale lembrar que o município de Chalco fica no Estado de México, fazendo parte uma zona metropolitana. Sendo assim, com certeza o caso não passaria em branco e, certamente, a Justiça iria agir em prol da proteção da adolescente. Afinal de contas, trata-se de um delito.

E, bom, para completar, as fotos utilizadas na tal notícia não têm nada a ver com o México. As imagens foram retiradas de uma sessão de fotos realizada no Líbano. Mas calma! Não é isso que você está pensando. A sessão de fotos foi promovida pela ONG feminista libanesa KAFA. A ideia era observar as reações das pessoas que passavam pela rua e chamar a atenção para o problema do matrimônio infantil no país, um ato ainda comum por lá.

Sendo assim, a história não passa de balela. Esse casamento nunca existiu: nem no México e nem no Líbano. A sessão de fotos, por outro lado, tinha uma intenção muito boa: alertar para o problema do matrimônio infantil no país. Porém, algumas pessoas preferiram utilizar as fotos para divulgar uma história falsa sobre um casamento infantil. Felizmente, essa história não passou de #boato. Até a próxima!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.