Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco diz que “a sua vida é a maior empresa do mundo” em homilia ontem #boato

Papa Francisco diz que “a sua vida é a maior empresa do mundo” em homilia ontem #boato

Boato – Em homilia, papa Francisco diz que “sua vida é a maior empresa do mundo” e que “só você pode impedir que ela vá em declínio”.

Nas redes sociais, muita gente adora um texto motivacional e uma “boa” frase de efeito. E quando ela vem acompanhada de um nome conhecido, o desejo de compartilhar é quase inevitável. O que nem todas essas pessoas sabem é que, quase sempre, trata-se de um boato. Esse é justamente o caso de hoje.

Mais uma vez, circula na internet um “sermão” do papa Francisco. A publicação, que viralizou no Facebook e WhatsApp, aponta para a homilia do pontífice de “ontem”. De acordo com o texto, Francisco teria dito que “você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo” e pediu aos fiéis que lembre que “ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções”. Leia trechos da publicação:

Olha só que Show que o Papa Francisco, deu na Homilia (no Sermão de Ontem)!!! É pra Ler e Reler várias vezes… Este é o Papa com maior Espiritualidade desde Pedro, Abençoado!!!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“Você pode ter Defeitos, ser Ansioso, e viver alguma vez Irritado, mas NÃO esqueça que a sua Vida é a Maior Empresa do Mundo. Só “Você” pode impedir que vá em Declínio. Muitos lhe Apreciam, lhe Admiram e o Amam! Gostaria que Lembrasse que ser Feliz NÃO é ter um Céu sem Tempestade, uma Estrada sem Acidentes, Trabalho sem Cansaço, Relações sem Decepções! Ser Feliz é Achar a Força na Simplicidade, Esperança nas Batalhas, Segurança no Palco do Medo, Amor na Discórdia!

Ser Feliz NÃO é só Apreciar o Sorriso, mas Também Refletir sobre a Tristeza. Não é só Celebrar os Sucessos, mas Aprender Lições dos Fracassos. Não é só sentir-se Feliz com os Aplausos, mas ser Feliz no Anonimato. Ser Feliz é Reconhecer que Vale a Pena Viver a Vida, apesar de todos os Desafios, Incompreensões, Períodos de Crise! […]

Papa Francisco diz que “a sua vida é a maior empresa do mundo” em homilia ontem?

Sem dúvidas, as palavras e a sabedoria do pontífice deixaram a sexta-feira de muita gente iluminada. Mas será mesmo que o papa Francisco disse que “a sua vida é a maior empresa do mundo” em homilia ontem? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vítima frequente de balelas online, o papa Francisco já teve seu nome associado a Lula, Dilma, criação de nova bíblia, interdição da quaresma, Lúcifer e bandeira gay. Não por acaso, essa história (assim como as outras) possuem o enredo clássico de boatos online: alarmista, cheio de informações vagas e pedidos de compartilhamento.

Pois bem, como você pode imaginar, buscamos pela homilia tanto em 2018 como em 2017 e não encontramos nada. Ao contrário, encontramos desmentidos. A ACI Digital, que é um portal de notícias vinculado à Igreja Católica, aponta que a informação é falsa.

De acordo com o site, a Santa Sé informou que “estes tipos de textos que circulam pela internet atribuídos ao papa Francisco geralmente não mencionam a data e a ocasião” e pediu que as mensagens sejam verificadas nos sites oficiais da Santa Sé. Por sinal, a Aleteia (site de notícias laicas e religiosas) também desmentiu a informação.

Mas não é só isso: ao procurarmos pela a origem do texto, descobrimos que ele não só não é do papa Francisco, como também não é de Fernando Pessoa (o que foi dito em outras situações). Na verdade, o texto é uma adaptação do trecho do livro “Dez leis para ser feliz”, de Augusto Cury.

O mais irônico dessa situação é que o próprio Augusto Cury chegou a acreditar que o pontífice usou suas obras em uma de suas homilias. Enfim, mais um boato que enganou muita gente por aí (inclusive, uma atriz global).

Resumindo: a homilia na qual o papa Francisco diz que “a sua vida é a maior empresa do mundo” nunca existiu. A história é falsa e você caiu em mais um #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.