Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco faz texto sobre impressões digitais, identidade e felicidade #boato

Papa Francisco faz texto sobre impressões digitais, identidade e felicidade #boato

Papa Francisco faz texto sobre impressões digitais, identidade e felicidade, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em mensagem, papa Francisco disse que quando tocamos as vidas das pessoas deixamos nossa identidade e pede que o ser humano faça o bem aos outros.

Em seis anos de pontificado, papa Francisco já reuniu uma série de declarações. Algumas foram consideradas polêmicas e controversas. Outras são admiradas e compartilhas. Às vezes, as declarações são verdadeiras, às vezes falsas. No caso de hoje, temos uma falsa.

A última que circula online aponta para uma reflexão sobre “impressões digitais”, “identidade” e “felicidade”. A mensagem atribuída ao papa Francisco afirma que quando tocamos as vidas das pessoas deixamos nossa identidade e que a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por causa de você. No texto, o papa também teria pedido aos fiéis que continuem fazendo o bem aos outros. Leia o que diz a mensagem:

Ensinamentos do Papa Francisco Quando tocamos em algo, deixamos as nossas impressões digitais. Quando tocamos as vidas das pessoas, deixamos nossa identidade. A vida é boa quando você está feliz; Mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por causa de você. Seja fiel ao tocar os corações dos outros, seja uma inspiração. Nada é mais importante e digno de praticar do que ser um canal das bênçãos de Deus. Nada na natureza vive para si mesmo. Os rios não bebem sua própria água; As árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; E as flores não espalham sua fragrância para si. Jesus não se sacrificou por si mesmo, mas por nós. Viver para os outros é uma regra da natureza. Todos nós nascemos para ajudar uns aos outros. Não importa quão difícil seja a situação em que você se encontra; continue fazendo o bem aos outros. Papa Francisco

Papa Francisco faz texto sobre impressões digitais, identidade e felicidade?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Sem dúvidas, as palavras do pontífice deixaram muita gente encantada. Mas será mesmo que o papa Francisco disse que “quando tocamos as vidas das pessoas deixamos nossa identidade”? A resposta é não. Entenda os porquês.

Ao bater o olho no texto, já ficamos desconfiados. O motivo é simples: aqui, no Boatos.org, temos um histórico longo de mensagens falsamente atribuídas ao pontífice. Já surgiram textos envolvendo acidente com Papamóvel, santos de calça jeans e até Lúcifer.

Não bastasse isso, o texto não indica quando e nem onde o chefe máximo da Igreja Católica teria dito a mensagem. Ao buscar pelos discursos do papa, não encontramos nada sobre o assunto.

Mais uma googlada e chegamos à origem da mensagem. O texto circula na internet desde 2009 e boa parte das publicações possui autoria desconhecida. Também encontramos algumas referências no Google Livros, como essa e essa, mas ainda assim não há atribuição de autor.

Sendo assim, podemos concluir que tudo não de mais um texto que surgiu anônimo e que, com o passar do tempo, foi falsamente atribuída ao papa Francisco. Ou seja, #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.