Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco cancela a Bíblia e propõe a criação de um novo livro #boato

Papa Francisco cancela a Bíblia e propõe a criação de um novo livro #boato

Leia a versão 2020 da história sobre o papa Francisco cancelar a Bíblia neste link

Boato – O papa Francisco surpreendeu o mundo ao anunciar o cancelamento da Bíblia e o lançamento de um novo livro sagrado para os cristãos. O novo livro terá códigos mais liberais.

Em seus cinco anos de papado, Francisco tem se mostrado um dos papas mais liberais de toda a história da Igreja Católica. Periodicamente, ele surpreende o mundo com declarações que valorizam mais as ações dos homens do que os dogmas religiosos. Em uma declaração recente, ele falou que os católicos dão “excessiva importância” a algumas regras da igreja (como o aborto) em detrimento a outras.

Em meio a tudo isso, uma notícia deixou algumas pessoas animadas e tantas outras preocupadas com o futuro do catolicismo. De acordo com uma mensagem que começou a circular no WhatsApp, Francisco sugeriu o cancelamento da Bíblia para a criação de um livro sagrado com novas regras. Leia o texto que circula online:

Confira o desmentido em vídeo

Papa Francisco cancela a Bíblia e propõe criar um novo livro: Papa Francisco surpreendeu o mundo hoje ao anunciar que a Bíblia está totalmente desatualizada e precisa de uma mudança radical, por isso a Bíblia é oficialmente cancelada e é anunciada uma reunião entre as personalidades mais altas da igreja onde será decidido o livro que a substituirá. seu nomee seu conteúdo.alguns nomes já estão sendo considerados e o que tem mais força é o “Biblia 2000”.
Não podemos continuar tentando falar com nosso público em um mundo totalmente novo com um livro que tem milhares de anos. estamos perdendo seguidores e temos que dar um passo adiante na busca pela modernização da igreja. reescrever a palavra de Deus, mesmo que seja apenas o Antigo Testamento, em que há certas passagens que é melhor não repetir. “a notícia caiu como uma bomba entre os mais conservadores, que consideram isso Papa Francisco cancela a Bíblia e propõe criar um novo livro http://thereisnews.com/pope-francis-cancels-bible/

Papa Francisco cancelou a Bíblia e propôs a criação de um novo livro?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Como dito antes, muita gente (principalmente no WhatsApp e Facebook) ficou muito preocupada com a informação. Mas será mesmo que a história é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Para começar, vamos ao mais básico. O texto carrega as principais características de um boato online: é vago, alarmista, tem erros de português e não é balizado em fontes confiáveis. Só faltou pedir o compartilhamento. Só esse detalhe já seria um motivo para ele não ser compartilhado sem uma mínima checagem prévia.

Resolvemos fazer a checagem e, como era de se esperar, a tal declaração do papa não foi encontrada em fontes confiáveis. Ao buscar pelo link de referência da história, do site There Is News, descobrimos que a página só publica notícias falsas (é tipo um Sensacionalista, Diário Pernambucano ou Joselito Muller). Olha o que diz a descrição do site:
O site “There Is News” (http://thereisnews.com) (doravante referido como TIN) é um site de humor cuja finalidade é entretenimento. O conteúdo do TIN é ficção e não corresponde à realidade. Todas as referências, nomes, marcas ou instituições que aparecem no site são usados como elementos contextuais, como em qualquer conta de romance ou ficção.

Mistério resolvido: a história que aponta que o papa Francisco quer cancelar a Bíblia é falsa. Foi criada em um site de humor e notícias falsas em inglês e compartilhado em português (e outros idiomas) sem a devida checagem. É só mais um boato sobre o pontífice que circula na web.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.