Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco cancela a Bíblia e se propõe a criar um novo livro #boato

Papa Francisco cancela a Bíblia e se propõe a criar um novo livro #boato

Papa Francisco cancela a Bíblia e propõe criação de novo livro sagrado, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O papa Francisco anunciou que a Bíblia será oficialmente cancelada e um novo livro sagrado (que pode ser Bíblia 2000) será criado.

Em outubro de 2021, o papa Francisco abriu o que é considerada a maior consulta democrática da história da Igreja Católica. Nela, fieis poderão opinar por temas considerados tabus no Vaticano (como a participação feminina nas decisões da Igreja e acolhimento de grupos marginalizados). Bastou a ação ser divulgada, para uma velha história falsa voltar a circular.

De acordo com uma textão que voltou a circular em redes sociais, o papa Francisco teria optado por “cancelar” a Bíblia (livro sagrado do catolicismo) e proposto um novo livro (que seria algo como Bíblia 2000). No texto, é dito que trechos do livro poderão ser modificados e há comentários sobre absurdos (falsos, claro) que estão ocorrendo no mundo (que, por enquanto, vamos suprimir aqui). Leia:

Confira o desmentido em vídeo

*ESTAMOS NO FINAL DOS TEMPOS!* O Papa Francisco cancela a Bíblia e se propõe a criar um novo livro. O Papa Francisco surpreendeu o mundo hoje ao anunciar que a Bíblia está totalmente desatualizada e precisa de uma mudança radical; assim, a Bíblia é oficialmente cancelada e é anunciado pela igreja uma reunião com grandes personalidades onde será decidido o livro que a substituirá, bem como o nome e o conteúdo, e o conteúdo. Alguns nomes já estão em estudo e o mais plausível é “Biblia 2000”.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

«Não podemos continuar a tentar falar com o nosso público num mundo completamente novo com um livro antigo de vários milhares de anos. Estamos perdendo discípulos e temos que buscar modernizar a igreja, reescrever a Palavra de Deus, mesmo que seja apenas o Antigo Testamento, no qual há certas passagens que é melhor não se repetir. «. A notícia caiu como uma bomba entre os mais conservadores, que consideram como o Papa Francisco cancela a Bíblia e se propõe a criar um novo livro. thereisnews.com/pope-francis-cancels-bible/. […]

Você vai enviar esta mensagem para seus amigos ou irá ignorá-la? Jesus disse: _ “Se me negares perante os teus amigos, eu te negarei perante meu Pai.” _ *Se você ama Jesus, envie esta mensagem aos seus amigos e a todos, se possível. Faça isso pelo Reino de Deus. Deus te abençoê. Amém!!!* Bom Dia

Papa Francisco cancelou a Bíblia e se propôs a criar um novo livro?

Não demorou muito para a história se espalhar com toda força na internet em outubro de 2021. Só que a história não só é falsa como também já foi desmentida em algumas oportunidades (em 2018 e 2020). Como os desmentidos de outrora vale para hoje, relembre o que já escrevemos a respeito do assunto:

Na realidade, não precisamos explicar tanto assim. Isso porque a mesma história já circulou na internet e foi desmentida pelo Boatos.org lá por 2018. Na ocasião, matamos a charada com um “detalhe” muito simples: a fonte da informação era um site de fake news. Relembre o que foi escrito na época:

Para começar, vamos ao mais básico. O texto carrega as principais características de um boato online: é vago, alarmista, tem erros de português e não é balizado em fontes confiáveis. Só faltou pedir o compartilhamento. Só esse detalhe já seria um motivo para ele não ser compartilhado sem uma mínima checagem prévia.

Resolvemos fazer a checagem e, como era de se esperar, a tal declaração do papa não foi encontrada em fontes confiáveis. Ao buscar pelo link de referência da história, do site There Is News, descobrimos que a página só publica notícias falsas (é tipo um Sensacionalista, Diário Pernambucano ou Joselito Muller). Olha o que diz a descrição do site:

O site “There Is News” (http://thereisnews.com) (doravante referido como TIN) é um site de humor cuja finalidade é entretenimento. O conteúdo do TIN é ficção e não corresponde à realidade. Todas as referências, nomes, marcas ou instituições que aparecem no site são usados como elementos contextuais, como em qualquer conta de romance ou ficção.

Mistério resolvido: a história que aponta que o papa Francisco quer cancelar a Bíblia é falsa. Foi criada em um site de humor e notícias falsas em inglês e compartilhado em português (e outros idiomas) sem a devida checagem. É só mais um boato sobre o pontífice que circula na web.

Só para ter certeza de que a história “continuava falsa” em 2020, resolvemos verificar novamente se o papa resolveu criar uma “nova Bíblia”. Como era de se imaginar, não encontramos nada a respeito do assunto. Mais do que isso: vimos exemplos, como a decisão contrária em relação a homens casados em regiões ermas serem ordenados como padres, que Francisco ainda pensa em “manter as coisas como está”.

Vale citar que, além de o texto em questão ser antigo e vir de um site de fake news, a nova proposta de Francisco de outubro de 2021 não prevê a criação de um livro substituto à Bíblia. Com inclusão ou não, a Bíblia continuará sendo o livro sagrado do Catolicismo.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o papa Francisco resolveu cancelar a Bíblia e criar um livro substituto. Trata-se de uma notícia falsa já desmentida no Boatos.org (e em outros sites) e que voltou à tona em outubro de 2021.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso