Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa diz que é necessário um líder mundial para a humanidade #boato

Papa diz que é necessário um líder mundial para a humanidade #boato

Boato – Em declaração polêmica, o papa Francisco disse que a humanidade precisa de um novo líder mundial para comandar a todos em um governo único.

Não é de hoje que o líder atual da Igreja Católica ocupa os holofotes e as manchetes da imprensa por suas declarações. Desde que foi escolhido pontífice da religião cristã com mais seguidores no mundo, o papa Francisco ocupa com frequência o noticiário. Geralmente por algo que disse.

Já há alguns anos a frente da Igreja Católica, Francisco tem enfrentado oposição dentro das bases mais conservadoras da instituição e tenta se equilibrar sendo uma figura que busca abrir-se a algumas modernidades do mundo sem desrespeitar por completo os dogmas católicos.

Pois bem, parece que agora o Papa se encontra em mais uma polêmica. Segundo um texto que está sendo muito compartilhado nas redes sociais, em especial no Facebook, Francisco disse que o mundo precisa de um líder mundial para a humanidade. Um ser que vai comandar a todos. Isso mesmo, se você também encontrou certa semelhança com discursos apocalípticos de menção ao “anticristo” já pode imaginar o estardalhaço que a fala do pontífice está causando. Confira o suposto texto:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Papa Francisco diz que é necessário ter um “líder mundial” para a humanidade. Em uma carta dirigida aos bispos católicos, o Papa Francisco escreveu que acredita que um novo sistema de governo global é necessário. Para o papa, uma nova autoridade política seria responsável pela redução da poluição e pelo desenvolvimento de países e regiões pobres.

Para o Papa Francisco as mudanças climáticas são reais e perigosas, e as recentes cúpulas realizadas no mundo sobre o meio ambiente, não conseguiram atender às expectativas, pois para ele, a falta de vontade política, não alcançou acordos globais significativos.

“As recentes cúpulas do mundo sobre o meio ambiente não atenderam às expectativas, porque, devido à falta de vontade política, elas não foram capazes de alcançar acordos ambientais verdadeiramente significativos e efetivos” , escreveu o Papa Francisco em uma Encíclica. […]

O papa disse que é necessário um líder mundial para a humanidade?

Se você está se questionando (sempre se questionando, né?) “como assim o Papa, líder da Igreja Católica, está falando essas coisas com viés político e conspiratório”, calma que podemos explicar timtim por timtim. Aliás, se sentiu falta da pergunta/resposta, aqui está: é verdade que o Papa disse ser necessário um “líder mundial”? Não é. Agora sim, vamos às explicações.

Essa história toda é mais um clássico “título engana trouxa”. Basicamente, o título diz uma coisa – polêmica e sensacionalista – mas o texto em si mostra algo bem diferente. Se formos analisar a própria mensagem acima mencionada, em momento algum se fala em “líder mundial”, mas sim “um novo sistema de governo global”. O que o Papa diz ser necessário é uma “nova autoridade política” (não uma pessoa só), mas um grupo de lideranças que entendam a gravidade das mudanças climáticas.

“Ah, mas não é bem isso que está escrito…”. Na verdade é, no artigo que deu origem a essa história. Publicado em 2015 no jornal britâncio Independent, o texto mostra que é justamente sobre essa necessidade de ver as coisas diferentes (sobre as mudanças climáticas) que o Papa fala.

Depois, quando fomos buscar de onde saiu essa versão deturpada do comentário do Papa Francisco, descobrimos que o conteúdo vem de um texto em inglês publicado no site Neon Nettle. A postagem original no site já não está mais no ar e em páginas de análise gringa, o site é considerado conspiratório. Por aqui, como era de se esperar, só encontramos essa história repercutindo em sites também conspiratórios e com tradição em publicar notícias falsas. Ah, mas que surpresa!

Resumindo, não é verdade que o Papa Francisco disse que é necessário um líder mundial para a humanidade. Há anos atrás, o pontífice falou sobre a necessidade de que haja uma governança (líderes em geral) dispostos a prestar mais atenção aos problemas climáticos e de poluição do mundo. Qualquer versão deturpada é só conspiração e #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.