Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Padre Cléber (Kléber Oliveira) da TV Aparecida faz vídeo de apoio às manifestações de 15 de março #boato

Padre Cléber (Kléber Oliveira) da TV Aparecida faz vídeo de apoio às manifestações de 15 de março #boato

Padre Cléber (Kléber Oliveira) da TV Aparecida fez vídeo de apoio às manifestações de 15 de março, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Padre Cléber (Kléber Oliveira), da TV Aparecida, fez um vídeo de apoio às manifestações de 15 de março. Em vídeo, o apresentador criticou a postura “mandatária” do Congresso Nacional e do STF sobre o país e questionou: “Como pode achar que o povo está errado em ir para as ruas protestar?”.

A pouco mais de uma semana para as manifestações de 15 de março, mobilizada fortemente nas redes sociais por grupos e eleitores pró-governo com o intuito de protestar contra o Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), que estariam “tomando as rédeas” do país, os boatos sobre o ato não param de circular.

Desta vez, uma publicação que está sendo compartilhada principalmente no Facebook mostra um vídeo supostamente do padre Cléber (Kléber Oliveira), apresentador da TV Aparecida, falando em apoio às manifestações de 15 de março.

Nas imagens, ele aparece criticando a postura “mandatária” do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o Brasil, com o bloqueio de recursos federais e desejo de “comando” por parte dos presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo, que, nas palavras dele, teriam “se colado em situação de controle do país”, quando isso deveria ser feito apenas pelo presidente Bolsonaro, uma vez que vivemos em um regime presidencialista.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Mais que isso, o suposto padre que aparece no vídeo falou sobre as investigações e condenações da Lava Jato (inclusive, do ex-presidente Lula) e fez ataques aos parlamentares citados (Rodrigo Maia, Davi Alcolumbre e o ministro Dias Toffoli), além de criticar a gestão do governo do PT nos últimos anos.

“Então, quem escuta essas coisas, como pode achar que o povo está errado em ir para as ruas protestar e não querer esse tipo de coisa?”, questionou. Confira abaixo o texto original da publicação e o vídeo do suposto padre Cléber que está rodando online:

Esse Padre me representa, faço das palavras dele as minhas. Ouça a narrativa do apresentador padre Cléber do Programa da TV Aparecida, e tire a sua conclusão. Se achar que vale a pena, divulgue para mais gente ouvir.

Padre Cléber (Kléber Oliveira) da TV Aparecida fez vídeo de apoio às manifestações de 15 de março?

O vídeo ganhou bastante repercussão, principalmente entre internautas pró-governo, viralizando rapidamente. Mas será mesmo que o padre Cléber (Kléber Oliveira), da TV Aparecida, fez o tal vídeo de apoio às manifestações de 15 de março? A resposta é não! E o porquê você vai entender melhor a seguir.

Para começar, a mensagem das publicações que estão compartilhando o vídeo carrega todas as características de fake news: é vaga (não diz quando o apresentador teria gravado o vídeo e onde foi postado), alarmista, possui erros de português e, ainda, não cita fontes confiáveis que possam confirmar o que está sendo dito.

Além disso, após a mobilização para as manifestações que acontecerão em poucos dias, começaram a surgir vários boatos relacionados aos atos do dia 15 de março e suposto apoio de figuras conhecidas na mídia. Alguns deles, inclusive, nós já desmentimos aqui no Boatos.org, como o suposto vídeo que mostrava o padre Luis Fernando convocando cristãos para as manifestações de 15 de março e uma série de vídeos que teria mostrado artistas da Globo convocando o povo para o ato.

Além disso, ao buscarmos na TV Aparecida sobre o tal “padre Cléber”, nada encontramos. O máximo que conseguimos achar foi um padre chamado Kléber Oliveira, apresentador de um programa sertanejo chamado Terra da Padroeira, que vai ao ar todas as manhãs de domingo na emissora, dedicado ao público que gosta de moda de viola e cultura caipira.

Como é possível perceber, o padre é completamente diferente do sujeito que aparece no vídeo de apoio aos atos de 15 de março:

Por fim, ao buscarmos também pelo vídeo do nosso desmentido de hoje, descobrimos que, assim como os outros casos, ele começou a circular na internet como “anônimo”, mais u menos no final de fevereiro. Foi apenas por volta de 4 de março que a autoria da publicação mudou.

Resumindo: O vídeo do padre Cléber (Kléber Oliveira), da TV Aparecida, em apoio às manifestações de 15 de março que está sendo compartilhado nas redes sociais não é verdadeiro. O homem que aparece no vídeo nem mesmo se parece com o apresentador, além de ter sido postado sem autoria assim que foi postado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39geJ2p