Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Nuvens de Jesus Cristo e anjos são vistas em Maracaibo, na Venezuela #boato

Nuvens de Jesus Cristo e anjos são vistas em Maracaibo, na Venezuela #boato

Boato – Uma foto tirada na cidade de Maracaibo, na Venezuela, mostra Jesus e os anjos em nuvens. Essa é prova que a “profecia” está se cumprindo.

Manifestações que “comprovam” que “Jesus está voltando” são comuns na internet. Recentemente, desmentimos sete histórias relacionadas ao assunto aqui no Boatos.org. Mas, como é de se imaginar, logo apareceu uma nova história.

A última que circula no WhatsApp dá conta que nuvens em formato de Jesus e anjos apareceram nos céus para mostrar que a “profecia está se cumprindo”. Vimos a versão da história de Maracaibo (Venezuela), Medellín (Colômbia) e em Jalisco (México). Ao todo, três fotos circulam online. Leia um exemplo de texto:

Fotos tiradas em MARACAIBO, na VENEZUELA. O fenômeno tb foi visto em MEDELLIN, na COLOMBIA. Foi tirada hoje em Maracaibo Venezuela, uma nuvem em forma da imagem de Cristo e os Anjos ao seu redor. As profecias estão se cumprindo.

Nuvens de Jesus Cristo e anjos são vistas em Maracaibo, na Venezuela?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Não é preciso nem dizer que as fotos viralizaram na internet. Mas será mesmo que as nuvens de Jesus e “os anjos” apareceram em tantos lugares assim? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para explicar a história, precisamos dividir o boato em duas partes. A primeira é a que mais tem um fundo de verdade. Algumas fotos (as que não tem os anjos) foram, de fato, capturadas na Venezuela e viraram até notícia nos “maravilhosos” tabloides britânicos. Agora, olhe a ironia: em algumas versões, foi dito que era a imagem da Virgem Maria nas nuvens. Em outras, a imagem era de Jesus.

Sabe o que isso significa? Isto é um fenômeno chamado pareidolia. Uma nuvem “humanoide” se formou e as pessoas começaram a ver o que queriam. Católicos enxergaram Virgem Maria. Evangélicos viram Jesus Cristo. Agora se você olhar “de forma neutra” pode perceber que a nuvem nem se parece com a imagem de Jesus nem com a de Maria.

Agora vamos à parte que é “mais boato ainda”. Em uma das nuvens, conseguimos ver não só Jesus como também “anjos” o acompanhando. Seria também pareidolia? Não. Neste caso, é Photoshop mesmo. Essa imagem está sendo vendida na internet e na descrição, é dita que é uma ilustração. Ou seja, uma concepção artística.

Resumindo: a história que aponta que Jesus está voltando e foi visto em nuvens na Venezuela (ou Colômbia ou México) é falsa. Metade da história está relacionada à pareidolia e a outra metade está à mais pura edição de imagens. Balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Plnascimento, Eliana Pedroso Merlone e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.