Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Muçulmanos que chegaram ao Brasil quebram igreja no Maranhão #boato

Muçulmanos que chegaram ao Brasil quebram igreja no Maranhão #boato

Boato – Vídeo mostra momento em que grupo de muçulmanos que chegou ao Brasil quebra igreja no Maranhão.

Nas últimas semanas, o tema muçulmanos tomou conta do debate na internet brasileira. Três fatos fizeram com que muita gente começasse a falar em terrorismo por aqui: a aprovação da nova lei de imigração, atentados frequentes na Europa e a chegada de um grupo de turistas muçulmanos no Brasil.

A última história que circula online dá conta que o tal grupo de muçulmanos que chegou ao país já começou a “botar” as manguinhas de fora. Um vídeo teria flagrado os homens quebrando uma igreja. Algumas versões apontam que a igreja é na Bahia, mas a maioria fala que o ato foi praticado em Maranhão. Leia o texto que circula online e confira vídeo:

Muçulmanos supostamente chegaram com força no Maranhão, ja se instalando e fazendo o islã conhecido…sem nenhuma pressão ou questionamento, estão não apenas espiando a terra mas prontos para conquista-la.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Muçulmanos que chegaram ao Brasil quebraram igreja no Maranhão?

Não precisou muito para a mensagem se espalhar pela internet. Uma das postagens teve mais de 50 mil compartilhamentos em três dias. Mas será mesmo que é verdade que muçulmanos quebraram a igreja no Brasil? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Na história, há duas grandes falácias. A primeira é a que aponta que os homens chegaram “se instalando” no Maranhão. O Boatos.org já falou sobre o assunto neste link. Não só eles não se instalaram no Maranhão como também eles já saíram de lá.

O segundo ponto (e principal) da história é o vídeo que aponta que o quebra-quebra é no Brasil. Não só não foi o grupo de muçulmanos que promoveu o quebra-quebra como também o caso não aconteceu por aqui.

O caso aconteceu em junho deste ano nas Filipinas. De acordo com esta matéria (checada) do Daily Mail, a ação foi de militantes do Estado Islâmico em invasão à cidade de Marawi, no sul das Filipinas.

O New York Times fez uma matéria sobre o assunto e aponta que o ataque foi liderado por dois subgrupos do Estado Islâmico. A reportagem também aponta que o governo de Rodrigo Duterte (conhecido como ser “linha-dura”) enviou tropas para combater a invasão.

Ok, você viu que a história não tem nada a ver com os muçulmanos que vieram ao Brasil. Mas tem mais uma coisa que precisamos explicar para quem acha o que aconteceu nas Filipinas vai acontecer no Brasil. 1) A situação na Ásia é completamente diferente (até geograficamente) da brasileira. 2) Nem todo muçulmano é terrorista (e nem todo terrorista é muçulmano). Explicamos as diferenças neste texto.

Resumindo: a história que aponta que muçulmanos já chegaram ao Brasil e destruíram igreja no Maranhão é falsa. O vídeo não tem nada a ver com o grupo que veio para cá e que nem está mais no Maranhão.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Daniel Prado e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.