Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Motoqueiros iriam invadir igreja na Índia, mas Deus mandou raio e matou todos #boato

Motoqueiros iriam invadir igreja na Índia, mas Deus mandou raio e matou todos #boato

Motoqueiros iriam invadir igreja na Índia, mas Deus mandou raio e matou todos, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Motoqueiros armados iriam invadir uma igreja chamada “Igreja Cristã do Brasil” na Índia. Só que Deus mandou um raio que matou todos eles.

É incrível como que, para algumas pessoas, Deus pode ser considerado maravilhoso por ações como “causar a morte das pessoas em massa”. É justamente isso que estamos vendo em um vídeo que está circulando em redes sociais.

Nas imagens (que não serão exibidas aqui), há diversos corpos de pessoas queimadas e motocicletas destruídas. O vídeo vem com um áudio no qual o narrador aponta se tratar de “motoqueiros que iriam invadir uma igreja cristã na Índia”. De acordo com o homem, na hora em que os meliantes armados iriam invadir a Igreja do Brasil (era esse o nome da igreja), Deus mandou um raio e matou todos. Confira a transcrição do artigo:

Confira o desmentido em vídeo:

Os Motoqueiros chegaram na igreja na Índia na perto da África entendeu, na Igreja Cristã do Brasil, rapaz. E os irmãos estava orando, motoqueiro chegaram para tocar fogo na igreja todo cheio de armado para acabar com a igreja.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Quando eles pisaram o pé no portão da igreja Deus mandou um raio, glória a Deus, mandou um raio de luz do céu acabou com os Motoqueiros, não atingiu nenhum dos irmãos entendeu? Não atingiu nenhum dos irmãos. Isso que é Deus que nós segue. Aumentar nossa fé na terra que nós não estamos sozinhos glória a Deus nós não estamos sozinho.

Motoqueiros iriam invadir igreja na Índia, mas Deus mandou raio e matou todos?

Não demorou para a mensagem se espalhar com tudo na internet, principalmente em grupos ditos cristãos (não sabemos que tipo de cristão é esse, mas tudo bem). Só que a história em questão não só é falsa como o vídeo ilustrativo já foi utilizado em diversos boatos desmentidos por aqui.

Antes de relembrar o que já escrevemos sobre o assunto, vale apontar que o áudio tem, de cara, três absurdos. O primeiro é geográfico. A Índia não fica “perto da África”. Na realidade, a distância da Índia para a Somália (que seria o país mais próximo) é de quase 4 mil quilômetros. Seria, mais ou menos, um “Brasil” (de norte a sul) de distância.

O segundo e o terceiro são religiosos. Além de não existir nenhuma igreja chamada Igreja Cristã do Brasil na Índia (exatamente com este nome, achamos poucas até no Brasil), o conceito do Deus maravilhoso “que mata as pessoas com raios” é completamente equivocado. Não vamos explicar os porquês, mas está na cara que o “Deus que mata” não é o “Deus” pregado por religiões que não são nocivas.

Dito isso, vamos ao vídeo em questão. Outro dia mesmo ele apareceu em uma fake news que apontava que os “mortos por Deus” seriam terroristas do Boko Haram que tentavam invadir uma igreja na Nigéria. Na ocasião, explicamos de onde vem o vídeo e frisamos que aquela não era a primeira vez que uma fake news utilizando o vídeo se espalhava. Relembre o que escrevemos:

A mensagem e o histórico deste tipo de boato já nos chama muito a atenção. O texto em questão tem características de boatos online como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que, de fato, apontem para o tal ocorrido.

Não bastasse isso, nada encontramos sobre o tal ocorrido. É óbvio que o acontecimento em questão, se fosse real, viraria notícia em tudo que é lugar por aí. Mas a coisa se esclarece para valer quando a gente vai buscar pela imagem em questão.

Na realidade, a mesma foto já foi utilizada em outro boato que envolve cristãos na Nigéria e o grupo terrorista Boko Haram. Em 2013, circulou uma mensagem com a mensagem foto apontando que seria de cristãos queimados por terroristas muçulmanos.

Na época, o Boatos.org fez um desmentido e apontou para uma notícia real que contava a triste história da foto. As imagens são de uma explosão ocorrida na República Democrática do Congo em 2010. Na ocasião, 230 pessoas morreram por causa da explosão de um caminhão-tanque na cidade de Sange.

Vale apontar que em 2018 outro boato circulou com a mesma foto. Na ocasião, o boato apontava que cristãos haviam sido mortos por muçulmanos em Moçambique.

Atualização: graças à ajuda do leitor Luís Jesus (muito obrigado Luís), vimos que o vídeo (ao contrário de outros casos de boatos) não é do Congo de 2010. O vídeo é da Tanzânia de 2019. Colamos aqui o comentário e atualizamos no site. De qualquer forma, a informação sobre “o raio de Deus” continua falsa e mantemos o vídeo:

Caro Edgard, parabéns pelo ótimo trabalho (que considero útil para a sociedade). Apenas uma observação: examine com mais cuidado e compare as imagens do vídeo que está circulando (não sei se o vídeo que você viu é o mesmo que vi circulando em grupos de whatsapp, mas a narrativa do áudio confere com a descrição que você fez) que as fotos de diversas reportagens de outros países e também de sites de notícia brasileiros, indicam que o vídeo não é referente ao do acidente de 2010 no Congo, mas de um acidente que aconteceu em 10 de agosto de 2019 em Morogoro, na Tanzânia (que é relativamente próxima ao Congo).

Eu fiz uma simples pesquisa sobre isso e estou convencido de que foi este o caso, mas é bom que outros façam a mesma pesquisa. Independente disso algo fica claro: não foi nenhum raio, o que aconteceu foi um acidente, uma explosão, um evento triste que causou dor e sofrimento para muitas famílias. Fora isso, parabéns pelo trabalho! Sou cristão evangélico e compreendo pela Palavra de Deus que não precisamos usar mentiras e falsos testemunhos para mostrar que o nosso Senhor Deus é Todo-Poderoso. Ele é Todo-Poderoso! A Palavra de Deus afirma isto! E basta! Ele é soberano e governa todo o universo! Glória ao Deus Eterno!

1– https://www.npr.org/2019/08/10/750158144/at-least-62-dead-after-fuel-tanker-explodes-in-tanzania

2- https://apnews.com/article/accidents-police-dar-es-salaam-international-news-fires-d0182f600ba843c2ad5ae364a6b901ae

3- https://www.thecitizen.co.tz/news/President-John-Magufuli-mourns-Moro-tanker-fire-victims/1840340-5230550-i9b70iz/index.html

4- https://www.wptv.com/news/world/at-least-61-people-killed-in-a-fuel-tanker-explosion-in-tanzania

5- https://nation.com.pk/11-Aug-2019/tanzania-tanker-blast-kills-dozens-as-crowd-siphons-fuel

6- https://edition.cnn.com/videos/world/2019/08/11/tanzania-oil-tanker-explosion-sevenzo-sot-vpx.cnn (Antes da explosão pessoas e motociclistas estavam pegando combustível do caminhão)

7- http://chinaplus.cri.cn/news/world/10/20190811/330006.html

8- https://www.nytimes.com/2019/08/10/world/africa/tanzania-fuel-tank-explosion.html (The New York Times)

9- https://www.capitalfm.co.ke/news/2019/08/death-toll-rises-to-60-in-tanzania-fuel-tanker-blast/

10- https://www.aljazeera.com/news/2019/8/10/scores-killed-in-tanzania-fuel-tanker-explosion (Aljazeera)

11- https://www.africanews.com/2019/08/10/fuel-tanker-blast-kills-57-in-tanzania/

12- Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=dgjAEPAALlk

13- https://en.wikipedia.org/wiki/Morogoro_tanker_explosion (Wikipedia)

14- https://www.euronews.com/2019/08/10/at-least-60-dead-in-tanzania-fuel-tanker-explosion

15- https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/mundo/explos%C3%A3o-de-caminh%C3%A3o-tanque-deixa-mais-de-60-mortos-na-tanz%C3%A2nia-1.357782 Para quem quiser conferir, acima há vários links.

Resumindo: não é verdade que o vídeo que está circulando em redes sociais é de motoqueiros que iriam invadir uma igreja na Índia e foram mortos por um “raio de Deus”. O vídeo que circula online é antigo e a situação não merece ser comemorada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso