Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Pena por ler Bíblia na Arábia Saudita é ter mãos cortadas #boato

Pena por ler Bíblia na Arábia Saudita é ter mãos cortadas #boato

Boato – Árabes mutilam mãos de cristãos quando os surpreendem lendo a Bíblia. Castigo é praticado na Arábia Saudita contra não islâmicos.

A intolerância religiosa existe mesmo, isso não é boato. Crenças e religiões tentam se impor umas às outras desde sempre em uma disputa muitas vezes sangrenta e impiedosa. Em nome de Deus, de Jeová, de Alá, de Jesus Cristo, do Criador enfim, guerras são travadas, pessoas são mortas, homens se tornam bombas e daí para pior.

Triste exemplo atual é o Estado Islâmico, organização de extremismo religioso que quer impor a todo o Oriente Médio o Islamismo. Tudo em nome dele, dizem. Bom, pondo fim aos devaneios, quando religião entra na história as coisas ficam mais sérias, isso fato, mas não necessariamente tudo de ruim que acontece tem a ver com conflitos religiosos.

Como se o mundo já não tivesse feiura suficiente, tem gente que insiste em incitar a intolerância e o preconceito até mesmo em acidentes. Do que estamos falando? Da imagem de uma mão toda mutilada que está rondando a web e que já rendeu mais de 10 mil curtidas e superou 118 mil compartilhamentos. Junto da foto, em letras garrafais a seguinte frase:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

‘SEI QUE É FORTE. Essa é pena para quem é pego lendo a Bíblia na Arábia Saudita. JÁ LEU SUA BÍBLIA HOJE?’

Sim, a intolerância existe, infelizmente. Não, a foto não tem nada a ver com mutilação contra cristãos na Arábia Saudita. A imagem realmente forte de uma mão toda cortada, com os dedos divididos quase que em rodelas é real, mas não é uma ilustração da guerra histórica de cristãos contra islâmicos.

Trata-se na verdade de um acidente com uma máquina de triturar papel, sim, essas que são muito comuns em escritórios e filmes norte-americanos em que agências de espionagem picotam tudo para não deixar vestígios.

Essas máquinas são no mínimo perigosas e exigem muita cautela ao serem utilizadas. O site Snopes tem uma postagem inteira sobre vários acidentes envolvendo o aparelho que tem fama de traiçoeiro. O texto traz dados sobre casos envolvendo o triturador de papel, a maioria, infelizmente, com crianças.

E para terminar de vez com qualquer dúvida o site Liveleak mostra a mesma imagem (só que inteira e bem mais nítida) explicando que se trata de um acidente com uma máquina de triturar papel e alertando para o perigo da coisa.

Enquanto o mundo não se torna perfeito, um lugar em que as pessoas não se odeiem e machuquem uns aos outros por crenças e religião, vamos tentando colaborar da melhor forma possível. Nem precisa muito esforço, já ajuda não compartilhar e/ou acreditar em qualquer boato por aí.