Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Luto! Papa Francisco sofreu uma indisposição e está muito doente #boato

Luto! Papa Francisco sofreu uma indisposição e está muito doente #boato

Boato – Luto! Oremos pelo papa Francisco. Ele sofreu a segunda indisposição por causa de atividade vertiginosa e está muito doente.

Parece que, nos últimos dias, a criatividade de quem inventa boatos na internet está em baixa. Com exceção das histórias que envolvem Lula e Marielle, o que mais tem circulado na internet é fake news reciclada. E no caso de hoje, o personagem é o papa Francisco.

De acordo com um texto que viralizou no WhatsApp, o pontífice está muito doente. Um texto que começa com o termo “Luto – papa Francisco” e que fala dos problemas dele está viralizando no WhatsApp.

A mensagem aponta que ele teve uma “indisposição” (?) para a atividade vertiginosa (??) e termina pedindo dez milhões de orações ou, para quem não quer orar, compartilhamentos. Leia a mensagem que circula online (só alguns trechos dela):

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

LUTO – PAPA FRANCISCO Oremos pelo Papa Francisco, ele está precisando de orações! Papa Francisco sofreu uma indisposição e é a segunda em um mês. As pessoas ao seu redor dizem que é para a atividade vertiginosa. Sua citação se agravou depois que O PAPA decidiu sair vestido como simples padre, e ter saído às escondidas durante várias noites para visitar e confortar crianças órfãs e sem abrigo. O Papa Francisco tem apenas um pulmão e precisa mais do que nunca ficar melhor e se recuperar.

Pedimos, por favor, a todos os católicos e não-católicos que elevem uma oração para o Papa Francisco prosseguir suas reformas e continuar sendo o líder da humanidade ajudando os pobres e, sobretudo, para que algo mude nesta sociedade. Nossa meta é chegar a dez milhões de Ave Marias para o Papa. Esta campanha está apenas começando, compartilhe esta mensagem para fortalecermos o trabalho do Papa Francisco. […]

Lembre-se, não importa a religião, não importa a Igreja, o que importa é que trata-se de uma pessoa que faz o bem ao seu próximo e hoje precisa de você, da sua fé! SE VOCÊ NÃO PODE AJUDAR COM ORAÇÃO, AJUDE COMPARTILHANDO. Para chegar a dez milhões de Orações. […]

Papa Francisco está de luto? Ele sofreu indisposição e está muito doente?

A mensagem circulou muito no WhatsApp, tem uma foto do papa deitado na cama e está apontando um link para um site “daqueles”. Mas será mesmo que o papa Francisco está tão doente assim e a história que circula online é verdadeira? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Para começar, o texto. Não só ele não faz o mínimo sentido (que papo é esse de indisposição e atividade vertiginosa) como também segue aquele roteiro básico das fake news: é vago, alarmista, tem erros de português (não só isso, tem deslizes como pedir para católicos “orarem”) e pedido de compartilhamento. Para completar, o site que está ao final da mensagem é de fake news.

Ainda sobre o texto: ele nada mais é do que uma evolução de um boato que já havia sido desmentido no Boatos.org em 2017. Há apenas algumas diferenças entre as duas versões.

A primeira é o excessivo número de pedidos de compartilhamentos (isso não tinha na versão antiga), a segunda é o início com “luto”, a terceira é que a informação de 2017 (relacionada a uma hérnia) foi substituída pela informação que aponta que papa saiu à noite para alimentar crianças (que também é uma fake news). A quinta diferença está no link do site de fake news.

A última diferença entre o modelo 2017 e 2018 do boato também entrega a farsa. O texto é acompanhado de duas imagens. Em uma delas, o papa Francisco está de preto. Em outra, ele estaria deitado em uma cama. Só um detalhe: o homem na cama não é Francisco. A imagem é do ator Blota Júnior interpretando Silvestre na novela Carinha de Anjo do SBT. Olha aí.

Resumindo: a história que aponta que o papa Francisco está muito doente, de luto e blábláblá é um boato que se baseou em uma fake news do passado, usa uma imagem falsa como ilustração e aponta para um site que quer faturar em cima de mentiras.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.