Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Jovem da Adventista de São José do Rio Preto (SP) gravou vídeo com pregação dias antes de morrer de Covid-19 #boato

Jovem da Adventista de São José do Rio Preto (SP) gravou vídeo com pregação dias antes de morrer de Covid-19 #boato

Jovem da Adventista de São José do Rio Preto (SP) gravou vídeo com pregação dias antes de morrer de Covid-19 , diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma jovem da igreja Adventista de São José do Rio Preto (SP) gravou um vídeo com pregação dias antes de morrer de Covid-19. Com louvor de fundo, ela falou emocionada sobre a volta de Jesus e de um sonho de profecia que teve sobre a pandemia.

Estamos passando por tempos difíceis nos últimos meses por conta da pandemia de coronavírus. Por isso, é normal que cada pessoa se apegue em algo diferente para conseguir atravessar esse período bem, seja a família, os animais de estimação, os hobbies ou a fé, por exemplo.

E neste último sentido, alguns cristãos foram surpreendidos nesta quarentena com uma publicação que começou a circular na última semana no WhatsApp, muito emocionante, de uma jovem da igreja Adventista de São José do Rio Preto (SP) que teria gravado um vídeo com pregação dias antes de morrer de Covid-19. Nas imagens, a garota aparece emocionada, com um louvor ao fundo, falando sobre a volta de Jesus Cristo e de um sonho que teve com uma profecia sobre a pandemia.

“Antes disso tudo acontecer, o Senhor falou fortemente em meu coração […] Muitas vidas morrendo […] Eu vi muitos corpos no chão […]”, disse ela em vídeo. Ainda segundo a jovem, Deus teria falado que “os Dele, Ele iria guardar ou livrar” (em referência à pandemia) e que ela teria que avisar aos fiéis a mensagem, além de alertá-los para a volta de Jesus.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

“Foi necessário o Senhor permitir tudo isso. Foi necessário o Senhor permitir o mundo parar, para que você acorde, que a palavra está se cumprindo. Jesus está voltando”, falou a menina. Depois de gravar o vídeo, a jovem supostamente faleceu, vítima do novo coronavírus. Confira, a seguir, o vídeo em questão e o texto original da publicação que está o compartilhando:

Esta jovem era adventista do sétimo dia de São José do Rio Preto-SP. Há alguns dias ela gravou um vídeo muito emocionante. E, na madrugada do dia 09 de maio, ela morreu de covid 19. Deus a guardou para o dia da ressurreição. Vale a pena ouvi-la.

Jovem da Adventista de São José do Rio Preto (SP) gravou vídeo com pregação dias antes de morrer de Covid-19?

Obviamente, o vídeo emocionante viralizou, especialmente entre os internautas cristãos. Mas será mesmo que a jovem da Adventista de São José do Rio Preto (SP) gravou o vídeo com a pregação dias antes de morrer de Covid-19? A resposta é não! E o porquê você confere nos próximos parágrafos.

Para começar, a mensagem da publicação que está compartilhando o vídeo carrega todas as características de fake news: é vaga (não diz nem mesmo o nome da garota), alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam confirmar a notícia.

Em segundo lugar, esses boatos que falam sobre “pessoa que morreu” depois de algo, especialmente em teor emotivo, não são nenhuma novidade. Alguns deles, inclusive, nós já desmentimos por aqui, como o que dizia que a menina que apareceu em vídeo do MC Gui na Disney teria falecido; outro de um condenado à pena de morte teria morrido de infarto após participar de experiência com cientista; ou, ainda, uma história curiosa de que o presidente do Santander teria morrido milionário buscando algo grátis, o ar.

Além disso, ao buscarmos por notícias sobre a tal garota evangélica do vídeo que teria morrido de Covid-19, nada encontramos, o que é bem estranho, já que, por ser muito jovem e não estar, teoricamente, no grupo de risco, haveria uma chuva de matérias noticiando o caso.

E foi aí que, por meio dos comentários no vídeo, descobrimos que a informação não procede. O nome da garota é Rafaela Silva e ela não é integrante da igreja Adventista (tem ministério próprio) e tampouco é de São José do Rio Preto (SP), mas sim do Rio Grande do Sul. Mais do que isso, chegamos ao perfil dela e à página no Facebook, onde ela mesma desmente todo o boato e continua postando normalmente.

Resumindo: A publicação que dá conta de que uma jovem da Adventista de São José do Rio Preto (SP) teria gravado um vídeo com pregação dias antes de morrer de Covid-19 não é verdadeira. A garota está viva, não pertence à Adventista tampouco mora em São Paulo. Ela mesma desmentiu tudo. Portanto, não acredite em tudo o que circula na internet!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp