Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Irmão Lázaro está vivo: homem revela, em vídeo, que ele não morreu #boato

Irmão Lázaro está vivo: homem revela, em vídeo, que ele não morreu #boato

Irmão Lázaro está vivo homem revela, em vídeo, que ele não morreu, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Em um vídeo, um homem com o uniforme do Flamego revela que o Irmão Lázaro não morreu. Na realidade, ele está vivo e tudo que circulou na internet é boato.

Um dos tipos de boatos mais complicados de se desmentir é o “boato de morte”. Um dos principais riscos desse tipo de fake news é, depois de um tempo, a fake news, infelizmente, virar verdade. Já aconteceu na história do Boatos.org de um desmentido de uma morte “perder a validade” em casos como de Roberto Bolaños, Gugu Liberato e Genival Lacerda. É por causa de uma “confusão” similar que mais um boato sobre o Irmão Lázaro começou a circular na internet.

Um vídeo de um homem desmentindo a morte do cantor começou a se espalhar na internet nos últimos dias junto com mensagens que apontam “Irmão Lázaro não morreu!! continuem orando….” e “IRMÃO LÁZARO ESTÁ VIVO”. Leia a transcrição do vídeo (o vídeo em si você vê na segunda parte da checagem):

Oi pessoal tô passando aqui para poder alertar vocês. Eu fui impactado como milhares de pessoas no Brasil com a notícia do falecimento do Irmão Lázaro. Na verdade, o irmão Lázaro não faleceu. Ele está internado com Covid, mas tá reagindo bem, tá indo bem, e alguém inescrupuloso printou a foto do irmão Lázaro, mas na verdade era a morte de um o locutor, sei lá o quê de algum lugar, e o sujeito botou as fotos do Irmão Lázaro na intenção de que as pessoas entrem chocadas com a notícia na intenção de ganhar seguidores ou ganhar seja lá o que

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

É um comportamento repugnante e vil. Então para informar vocês estão orando pelo irmão Lázaro continue orando acabei de falar com o Nau, com assessoria a dele e os advogados enrolado estão tomando providência porque isso é um absurdo. Ele continua vivo e vai sair daí para cantar para gente “A minha vida é do meu mestre meu coração é do meu mestre”. Levanta aí irmão Lázaro. Saúde.

Homem revela que Irmão Lázaro está vivo (não morreu)?

O vídeo começou a se espalhar com muita intensidade na internet, principalmente, no WhatsApp. Porém, o vídeo que “revela” que o Irmão Lázaro não morreu foi gravado após a “morte real” do cantor e político.

O “homem” com o uniforme do Flamengo que está no vídeo é o ex-senador Magno Malta. Na realidade, o vídeo havia sido gravado em fevereiro de 2021. Na época, Irmão Lázaro havia sido recém-internado para se tratar da Covid-19 e sites de notícias falsas começaram a espalhar o boato de que ele havia morrido. Temos, aqui, a publicação original (de 26 de fevereiro de 2021):

Quando o vídeo começou a circular após a morte (real) de Irmão Lázaro (que ocorreu no dia 19 de março de 2021), o próprio Magno Malta veio a público desmentir a informação falsa. Veja o que ele disse em vídeo (também) publicado no Facebook:

No vídeo, ele explicou exatamente o que falamos acima. Ele disse que, há algum tempo, soube da notícia publicada no blog em questão, falou com o assessor do cantor e publicou um vídeo para desmentir a informação. Ele apontou que o problema é que pegaram o vídeo antigo e começaram a divulgar como atual. “O Irmão Lázaro passou para o Senhor. Esse vídeo é velho”, completou.

Com isso, podemos chegar ao veredicto. A história que aponta que o Irmão Lázaro não morreu e que um homem (que, na realidade, é o ex-senador Magno Malta) revelou que ele está vivo é falsa. O vídeo do “homem com o uniforme do Flamengo” é antigo e, infelizmente, se tornou um “desmentido que perdeu a validade”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy