Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Governo da Bolívia decreta o fim das religiões cristãs e da evangelização no país #boato

Governo da Bolívia decreta o fim das religiões cristãs e da evangelização no país #boato

Bolívia proíbe que pessoas falem em nome de Jesus no país, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governo de esquerda da Bolívia acabou de decretar o fim das religiões cristãs e da evangelização. Agora é proibido falar o nome de Jesus no país.

As eleições de 2022 no Brasil estão suscitando um tipo de fake news: as que apontam como o “esquerdismo” colocou tudo a perder em países da América Latina. Entre histórias novas (principalmente sobre o Chile) e antigas, começou a se espalhar uma sobre a Bolívia.

De acordo com publicações aqui no Brasil, a Bolívia teria acabado de decretar o fim das religiões cristãs no país. A evangelização também seria criminalizada. A prova é uma reportagem de um canal de televisão cristão. Leia alguns textos que circulam online e assista ao vídeo:

Este é o resultado quando os cristãos ficam em casa, omissos, achando que Deus vai fazer a obrigação deles. Agora perderam sua liberdade na Bolívia e será difícil recuperá-la. Você, que é cristão, mas vota em candidatos comunistas, anti cristãos, (99% deles) veja o resultado de sua inconsequência. Existem igrejas apoiando candidatos de esquerda. Fica ligado! Pra tirar a dúvida, observe quem o seu candidato apoia ou quem apoia ele. Governo da Bolívia decreta o fim das religiões cristãs no país

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Governo da Bolívia decreta o fim das religiões cristãs e da evangelização no país?

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet. Porém a informação que circula em 2022 é falsa. O vídeo é antigo e aponta para um projeto do então presidente do país, Evo Morales, que não foi para frente. Em 2020, o Boatos.org desmentiu o mesmo boato. Como quase tudo que foi dito na época vale para hoje, relembre o que foi escrito:

Uma rápida leitura na publicação é o suficiente para identificarmos diversas características de fake news. Ela é vaga, bastante alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis.

Antes de entrarmos no desmentido, precisamos entender o contexto que permitiu que essa fake news circulasse no Brasil. A Bolívia é um país com uma quantidade enorme de povos nativos (indígenas). A relação da cultura indígena com a população boliviana é bastante estreita. A maior parte dos bolivianos se identifica com alguma cultura nativa do país.

Nos últimos anos, alguns municípios conquistaram a autonomia indígena na Bolívia, onde passaram a ser governados pelos povos nativos daquela região. Antes disso, em 2005, Evo Morales foi o primeiro presidente de origem indígena eleito no país por meio do voto popular. A eleição de Evo Morales abriu portas para a reafirmação dos povos nativos da Bolívia. Foi aí que, em 2009, a Bolívia votou sua nova Constituição e se transformou em um Estado Plurinacional, isto é, um Estado que reconhece a diversidade étnica, cultural, a autonomia dos povos indígenas e seu direito à terra.

Dito isso, é fácil de perceber uma relação bastante estreita com os povos nativos e, consequentemente, um certo afastamento daquilo que vem de fora. Ao buscar pela história citada no texto, descobrimos que ela é real. Porém, se trata de uma ameaça que não existe mais e de uma lei que sequer foi aprovada.

Toda essa história começou no final de 2017, quando o ex-presidente Evo Morales propôs um novo código para o Sistema Criminal da Bolívia. A proposta previa uma série de mudanças na legislação do país e causou revolta por parte dos bolivianos.

Em outros países, a decisão gerou inúmeras fake news. Aqui no Brasil, a equipe do Boatos.org desmentiu duas delas. A primeira indicava que, baseada no novo código penal, a polícia da Bolívia teria invadido a Catedral de La Paz e trancado cristãos dentro. Já a segunda apontava que, após a proposta da lei que proibiria o cristianismo, policiais teriam atacado uma igreja na Bolívia e provocado uma chacina.

Após inúmeros protestos de diversos setores da sociedade, como cristãos, médicos, jornalistas e professores, Evo Morales decidiu suspender a aplicação do novo código penal na Bolívia, revogando a lei. O anúncio foi feito no dia 21 de janeiro de 2018 em rede nacional.

Pouco antes da decisão de Evo Morales em revogar o novo código penal, uma rede cristã fez uma reportagem sobre o assunto. O vídeo é o mesmo usado na história de hoje. Como é possível observar, o vídeo foi publicado em 19 de janeiro de 2018, no canal da cantora gospel Mara Lima, e pedia orações para os bolivianos.

Por fim, vale destacar que Evo Morales sequer é o presidente da Bolívia. Após escândalos envolvendo as eleições presidenciais de 2019, Evo Morales foi pressionado pela população e por seus adversários, o que resultou na sua renúncia.

Resumindo: apesar de ter existido um projeto de lei na Bolívia que previa a criminalização da evangelização, ele não foi para frente. Hoje, sequer Evo Morales é o presidente do país e a história é mais um boato sul-americano que circula por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso