Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Georg Ganswein afirma que Bento XVI está muito doente e não consegue mais andar #boato

Georg Ganswein afirma que Bento XVI está muito doente e não consegue mais andar #boato

Georg Ganswein afirma que Bento XVI está muito doente e não consegue mais andar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O arcebispo Georg Ganswein, secretário pessoal de Bento XVI, disse que o papa emérito não consegue mais caminhar, está muito doente e está se apagando como uma vela.

Desde o ano de 2013, a Igreja Católica tem dois papas. A renúncia de Joseph Ratzinger (mais conhecido como Bento XVI) surpreendeu muitas pessoas e deixou alguns grupos da igreja (principalmente os mais conservadores) tristes. Muitas dessas pessoas foram surpreendidas com uma mensagem que aponta que ele está perto do fim.

A mensagem aponta que Georg Ganswein, secretário pessoal de Bento XVI, teria dito que Bento XVI é uma “vela que está se apagando”. Ele teria dito que o papa emérito já não consegue mais caminhar e que estaria muito doente. Leia a mensagem que circula online:

“Ele (Bento XVI) está se apagando como uma velinha; já não anda e está à espera da face de Deus. Rezem por ele!” Palavras de D. Georg Ganswein, secretário pessoal de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, acerca do seu estado de saúde.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Sua Eminência, o Arcebispo Georg Ganswein, prefeito da casa papal e secretário pessoal do Papa Emérito Bento XVI, pede ao mundo que ore pelo Santo Padre. Sua Eminência declara que o papa Emérito Bento XVI é como uma vela que desvanece lentamente e serenamente, Ele está em paz com Deus, com sigo mesmo e com o mundo, é incapaz de andar sem ajuda e não pode mais celebrar a missa.

Ofereçamos orações pelo Santo Padre enquanto continua no caminho da vida com Cristo, que ama e serviu com tanto amor e entrega, e com quem almeja por se encontrar cara a cara para continuar servindo. Vamos orar pelo Papa Emérito Bento XVI

Georg Ganswein afirma que Bento XVI está muito doente e não consegue mais andar?

É claro que orações são sempre bem-vindas e que Bento XVI não é mais nenhum garotinho. Apesar disso, não é verdade que o papa emérito está doente como aponta a mensagem e que Georg Ganswein deu o tal recado.

Quando nos deparamos com a informação, fizemos o básico. Primeiro, buscamos por qualquer declaração de Georg Ganswein relacionada ao assunto. Nada encontramos. O último registro que temos do secretário pessoal de Bento XVI estava, inclusive, relacionada à sua própria saúde.

Em setembro de 2020, notícias davam conta que Georg Ganswein havia sido internado em estado grave em Roma. Ele teria graves problemas renais. Dias depois, notícias apontaram que ele havia se recuperado dos problemas. Não achamos nenhuma declaração dele apontando que Bento XVI estaria muito doente ou que não conseguiria mais andar.

Mas como é o estado de saúde do papa emérito? De acordo com a própria Igreja Católica, o estado de saúde dele não é “preocupante”. (Outros) Boatos de que Bento XVI estaria muito doente surgiram após publicações de um jornal alemão em agosto de 2020. Na época, a Santa Sé esclareceu que o papa emérito se recuperava de uma herpes zóster e que estava bem.

Resumindo: a história que aponta que o secretário de Bento XVI disse que o papa é uma “vela que está se apagando”, que está muito doente e não consegue mais caminhar é falsa. Não há notícias de grandes preocupações com o estado de saúde do papa emérito (além da questão da idade e pandemia) e a declaração só está no mesmo texto em redes sociais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK