Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Funcionários da Vale cantam no dia do desastre de Brumadinho, mostra vídeo #boato

Funcionários da Vale cantam no dia do desastre de Brumadinho, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra funcionários da Vale cantando um louvor evangélico no último dia de suas vidas. Filmagem foi feita na manhã do desastre de Brumadinho e foi uma despedida.

Passada uma semana do desastre de Brumadinho, a tragédia continua sendo um dos assuntos mais tratados na mídia e nas redes sociais. Depois do impacto inicial, o momento agora é de consternação. A prova disso está nos boatos que estão surgindo na internet que, de certa forma, homenageia vítimas do ocorrido.

No dia de hoje, o Boatos.org já falou de um vídeo falsamente atribuído ao dono da pousada que foi destruída pelo rompimento da barragem. Agora, uma nova filmagem aparece: de funcionários da Vale supostamente louvando a Deus no último dia de suas vídas.

A filmagem, muito emocionante, mostra três funcionários cantando um louvor enquanto fazem uma percussão nos armários de um alojamento. Ao final, dois dos funcionários se abraçam. “Veja aí alguns funcionários da Vale na manhã do último dia de suas vidas. Ha poucas horas do fim, pareciam despedir-se de tudo e de todos!!!”, diz a mensagem que acompanha o vídeo. Assista:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Vídeo mostra funcionários da Vale cantando na manhã do desastre de Brumadinho?

O vídeo, por si só, é muito forte. O contexto da história, então, deixa o “conjunto” muito emocionante. Mas será mesmo que a filmagem é de uma despedida dos funcionários da Vale na manhã do desastre de Brumadinho? A resposta é não. Vamos fatos.

De fato, os homens que aparecem no vídeo são funcionários da Vale. O homem que está em primeiro plano nas imagens é Wilson José da Silva, de 53 anos. Essa matéria do UOL aponta que ele está entre os desaparecidos do desastre. Esta outra matéria, do Portal Gospel Prime, aponta que a música é Noites Traiçoeiras.

Só há um detalhe: o vídeo, ao contrário do que aponta a mensagem (de forma bem apelativa, por sinal), não foi gravado na manhã do desastre. De acordo com relato do sobrinho de Wilson, a filmagem foi feita uma semana antes do ocorrido. Ele também falou que “aquilo” (o louvor) era diário.

Vale dizer que a filmagem viralizou na internet antes mesmo de ter informações deturpadas. Ou seja: não precisava inventar que o vídeo foi feito no dia do desastre para que ele fosse compartilhado. Criar sensacionalismo com a filmagem é o que chamamos de “desnecessário”.

Resumindo: o vídeo é, de fato, de funcionários da Vale (pelo menos um deles está desaparecido). Porém, a filmagem não foi feita no dia do rompimento da barragem de Brumadinho. As imagens são de uma semana antes do ocorrido.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.