Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Fotos mostram tapetes de Corpus Christi feitos com alimentos doados em Porto Ferreira em 2021 #boato

Fotos mostram tapetes de Corpus Christi feitos com alimentos doados em Porto Ferreira em 2021 #boato

Fotos mostram tapetes de Corpus Christi feitos com alimentos doados em Porto Ferreira em 2021, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Fotos mostram que moradores da cidade de Porto Ferreira (SP) resolveram fazer um tapete de alimentos doados no Corpus Christi ano de 2021.

A pandemia também tem trazido problemas econômicos para a população mais pobre no Brasil. Algumas medidas a fim de mitigar essa situação têm sido feitas. Uma delas é a doação de alimentos e arrecadação de dinheiro. E imagens mostram o que teria ocorrido na cidade de Porto Ferreira, no Corpus Christi de 2021.

De acordo com mensagens que circulam online, uma série de fotos mostrariam o que seriam fotos de tapetes de Corpus Christi feitos com alimentos doados. Uma das fotos mostra um cálice feito com garrafas plásticas de óleo de soja, outra imagem mostra uma fileira de cestas básicas, outra mostra pacotes de alimentos como bordas do tapete, ainda há decorações dentro de igrejas (um delas feita com caixas de leite). Leia a mensagem que circula online:

O Brasil inteiro poderia fazer assim Corpus Christi em Porto Ferreira, interior de São Paulo, com a igreja e ruas enfeitadas com arroz, feijão, óleo, açúcar, leite…, para as famílias necessitadas. Pão repartido

Fotos mostram tapetes de Corpus Christi feitos com alimentos doados em Porto Ferreira em 2021?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A ideia dos tapetes é ótima e as imagens são reais. Porém, não se tratam de fotos capturadas durante o Corpus Christi de Porto Ferreira em 2021. Apenas uma das fotos é comprovadamente da cidade e sequer é desse ano. A resposta está na busca pela origem das imagens.

De cara, resolvemos buscar por informações sobre como foi o Corpus Christi 2021 na cidade. Assim como em outros locais, a cerimônia pública foi cancelada e, inclusive, a entrada de excursões foi proibida e o comércio foi fechado durante o feriado. Ou seja, não haveria porque gerar uma aglomeração fazendo tapetes de alimentos doados. Vale apontar houve, sim, anúncio de doações nos últimos dias (mas não em cerimônias religiosas).

Ao buscar pelas imagens, achamos uma de Porto Ferreira. Porém, de acordo com o site que hospeda a foto (assim como outras da cidade), a imagem é da cerimônia de Corpus Christi de 2011. Ou seja: a ideia surgiu antes da pandemia.

Outras fotos que aparecem na publicação sequer são da cidade de Porto Ferreira ou deste ano. Há uma delas que não tem a identificação da cidade, mas é de, no mínimo, 2020. Essa outra é, na realidade do Corpus Christi de Vitória de Santo Antão (PE) em 2020. Outra é do ano passado também, mas de Blumenau (SC).

Resumindo: não é verdade que as imagens que circulam online mostrem tapetes de alimentos feitos no Corpus Christi deste ano em Porto Ferreira. Além de a cidade não ter cerimônias com aglomerações (como mostram algumas das imagens), as fotos são (na sua maioria) de outros locais e todas são de outros anos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1