Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Foto mostra rosto de Jesus em nuvem e deve ser compartilhada em todos os grupos #boato

Foto mostra rosto de Jesus em nuvem e deve ser compartilhada em todos os grupos #boato

Foto mostra rosto de Jesus em nuvem e deve ser compartilhada em todos os grupos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra foto de Jesus Cristo no meio de nuvens. Ela é acompanhada de um pedido para que a pessoa jure que vai compartilhar a foto em todos os grupos.

Em tempos difíceis, a religiosidade é uma arma importante para mantermos a saúde (física e mental) em dia. O grande problema é que, em alguns casos, a religiosidade acaba sendo explorada. Mais do que isso: ajuda a difundir informações falsas.

A última história “daquelas” que surgiu em redes sociais dá conta de que o rosto de Jesus Cristo apareceu entre nuvens e foi fotografada. A foto, que pode ser vista abaixo, é acompanhada da seguinte mensagem: “Juro que vou compartilhar em todos os grupos essa imagem merece todo nosso amor”. Veja a imagem, que em uma versão tem mais de mil compartilhamentos:

Foto mostra rosto de Jesus em nuvem e deve ser compartilhada em todos os grupos?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Como vocês conseguiram perceber, a mensagem em questão fez sucesso em redes sociais. Mas será mesmo que a imagem mostra o rosto de Jesus em uma nuvem e devemos compartilhar a foto? A resposta é não.

A mensagem e o histórico já nos deixou muito desconfiados. Isso porque ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e falta de citação de fontes confiáveis. Para além disso, já desmentimos algumas histórias falsas de “rosto de Jesus nas nuvens”. Em um dos casos, o desmentido era relacionado a uma suposta imagem no Brasil. Em outro, a aparição teria ocorrido na Venezuela.

Assim como nos casos citados, é possível ver que não há nenhum milagre na imagem. É possível ver (ao percebermos que há uma nuvem que se sobrepõe a outra sem estar nem um pouco translúcida e que ela parece deslocada da imagem) que se trata de uma foto editada. Alguém simplesmente colocou uma máscara e mesclou duas imagens.

A prova disso está ao buscarmos a tal imagem de Jesus Cristo nas nuvens. Para começar, não achamos nenhuma foto da aparição em outro ângulo. Vamos racionar: se Jesus aparecesse nas nuvens, será que apenas uma pessoa veria e fotografaria? Além disso, não há sequer um relato em fonte confiável da pessoa que teria feito a foto. Por muito menos, pessoas ganharam 15 minutos de fama.

Resumindo: a história que aponta que a imagem de Jesus Cristo apareceu nas nuvens é falsa. Além de a mensagem que acompanha a foto ser um tanto quanto apelativa, a imagem em questão é claramente fruto de edição em computador (edição malfeita, por sinal).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK