Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Esqueleto do gigante Golias é encontrado em Jerusalém #boato

Esqueleto do gigante Golias é encontrado em Jerusalém #boato

Boato – Avião russo teria encontrado ossada do gigante bíblico Golias em Jerusalém. Esqueletos mediam cerca de 12 metros.

Muita gente ainda acredita que altura significa vantagem em um combate. A verdade é que ser grande não faz tanta diferença assim. Exemplo disso foi o maior lutador de Muay Thai do mundo: o tailandês Saenchai mede apenas 1,66m e, com estrangeiros, lutava apenas com desafiantes 15 kg mais pesados do que ele (e, consequentemente, mais altos).

Na Bíblia, também podemos citar outro exemplo: o embate épico entre o gigante Golias e o pequenino Davi. Na história, Davi derrotou Golias. E, claro, a passagem sempre é lembrada quando queremos encorajar alguém que está descrente de suas habilidades por conta de sua altura.

E, bom, parece que a famosa história do gigante voltou à tona. É o que diz uma postagem que está circulando nas redes sociais. De acordo com a postagem, aviões russos teriam encontrado a ossada do gigante bíblico Golias. Ainda segundo ela, o esqueleto media cerca de 12 metros. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O esqueleto do gigante Golias foi encontrado em Jerusalém a palavra de Deus é verdadeira. Arquélogos descobriram recentemente o esqueleto do gigante Golias. A descoberta deixou a comunidade cientifica totalmente espantada. O esqueleto foi encontrado ao norte de Israel e será estudado por cientista. Foi comprovado que os ossos encontravam é realmente de Golias, o gigante que lutou contra Davi.

Isso é mais um fato que comprova que a bíblia é verdadeira. O que é mais curioso é que cientista ateus participavam da pesquisa dos ossos e ao descobrirem que realmente se tratava de Golias eles chorando confessaram que realmente a bíblia é verdadeira.

Esqueleto do gigante Golias é encontrado em Jerusalém?

Bom, o embate entre Davi e Golias é um clássico conhecido por muita gente. Segundo as histórias, Golias era um gigante que colocava medo em todo mundo e ninguém tinha coragem de desafiá-lo. Sua altura causava espanto, o que o tornou muito famoso. Assim como a postagem que diz que seu esqueleto foi encontrado. Mas o fato é que a postagem não passa de balela, mentira. E se você quiser mais detalhes, então continua lendo.

Vamos lá! Para começo de história, a postagem que fala sobre a descoberta do esqueleto de Golias, na verdade, é uma versão de outra mentira. O boato de que homens gigantes foram encontrados em Jerusalém já foi desmentido pela nossa equipe (mas parece que ainda sim serviu direitinho para criar mais uma balela).

Vale ressaltar que na versão desmentida no Boatos.org, os mesmos homens gigantes em Jerusalém também foram encontrados na Grécia e na Arábia Saudita.

Bom, mesmo que essa história fosse verdadeira, é importante destacar que Golias jamais foi um gigante. Ou seja, ele não mediria 12 metros de altura. No primeiro livro de Samuel, no capítulo 17, versículos do 4 ao 7, o escritor dá uma noção sobre o tamanho do “gigante”: 6 côvados e 1 palmo. Como a medida não era exata (dependia do tamanho do antebraço e da palma da mão), não podemos saber com exatidão a altura de Golias. Porém, podemos ter uma noção. O vídeo a seguir mostra que Golias, na verdade, media cerca de 3 metros. Confira:

Também é importante destacar que a Bíblia nunca tratou Golias como um “gigante”, mas como um homem de “grande estatura”. A linguagem hiperbólica (exagerada) é muito comum nos trechos da Bíblia. Ela é usada para chamar a atenção do leitor para a mensagem do texto. Sendo assim, o esqueleto encontrado não poderia ser de Golias, porque ele não era um gigante (propriamente dito).

Por fim, também descobrimos que a imagem que ilustra a história é falsa. A foto foi construída em um editor de imagens. De acordo com a National Geographic, a imagem que mostra os esqueletos gigantes, na verdade, participou do concurso ‘Anomalias Arqueológicas 2’, em um site chamado Worth 1000. O usuário IronKite conquistou o terceiro lugar da competição com a imagem das ossadas gigantes. E você pode conferir a foto no perfil do IronKite.

Em resumo: o esqueleto gigante encontrado em Jerusalém não pertence a Golias. Também não pertence a nenhum ser vivo que tenha passado pela terra. A imagem é o trabalho de um designer (conhecido na web por IronKite). Ele usou a foto para participar de uma competição de manipulação de imagem. Sendo assim, a história é só mais um #boato. Não repasse! E lembre de sempre pesquisar antes de compartilhar qualquer informação. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.