Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Edir Macedo pediu para Bolsonaro trocar imagem da padroeira do Brasil #boato

Edir Macedo pediu para Bolsonaro trocar imagem da padroeira do Brasil #boato

Boato – Matéria da Folha mostra que encontro entre Edir Macedo e Bolsonaro gerou polêmica. Bispo da Universal pediu que candidato do PSL faça com que Nossa Senhora Aparecida deixe de ser padroeira do Brasil.

Com o segundo turno das eleições se aproximando e os eleitores se definindo, os candidatos à Presidência da República “brigam” cada vez mais pela chamada “reversão de votos”. Infelizmente, um dos mecanismos mais utilizados nos últimos dias para isso são apelos que envolvem religião. Para piorar, eles são, além de apelativos, nem sempre verdadeiros.

A última história que circula na internet é uma tese que aponta que Edir Macedo, que está apoiando publicamente o candidato Jair Bolsonaro (PSL), teria feito uma condição ao presidenciável. Em troca do apoio, Bolsonaro teria que, quando eleito, trocar a padroeira do Brasil. Ou seja, Bolsonaro teria que fazer com que Nossa Senhora Aparecida deixe de ocupar o posto.

A tese é reforçada por duas “provas”. Uma delas é um print do site do jornal Folha de S.Paulo que relataria o encontro entre Edir Macedo e Bolsonaro. A outra prova seria um projeto de lei do deputado Victório Galli (PSL/MT) que pede que Nossa Senhora Aparecida ocupe apenas o posto de “padroeira dos católicos”. Leia as duas versões da história que circula online:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: Meu Deus!!! Onde isso vai parar??? Até a fé é moeda de troca!!! NOSSA SENHORA APARECIDA PODE DEIXAR DE SER A PADROEIRA DO BRASIL. Projeto de Lei 2623/07 da Câmara dos Deputados pede a retirada do título de “Padroeira do Brasil”. O projeto é do deputado Victorio Galli e foi assinado também pelo Deputado Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo Bolsonaro. O bispo da igreja universal Edir Macedo fez um pedido para que Bolsonaro sancione este projeto já em 2019, como moeda de troca para oferecer apoio à Bolsonaro. O Bispo Macedo, dono da Record, quer implantar também o ensino evangélico a todas as crianças, a partir da creche, em janeiro de 2020. Link oficial e integra do projeto diretamente no site da Câmara dos Deputados abaixo: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/118715-PROJETO-TORNA-NOSSA-SENHORA-PADROEIRA-APENAS-DOS-CATOLICOS.html

Versão 2: Encontro de Bolsonaro com o Bispo Edir Macedo gera polêmica, ao sugerir troca da imagem da Padroeira do Brasil. A discussão da proposta de substituição da imagem de Nossa Senhora Aparecida gerou inquietação entre os eleitores de Bolsonaro. Agora passou do limite, diz eleitor de Bolsonaro. A crítica Renata Leal, ressalta: “acredito que Jair tomará essa postura, não somente pelo tom de pele da padroeira, e sim para fazer mudança em todos os cenários”. Edir Macedo por sua vez, sugere a substituição alegando que a Padroeira foi descoberta no fundo do rio, devido ao Vale do Paraíba ser o berço do Candomblé no Brasil

Edir Macedo pediu para Bolsonaro trocar imagem da padroeira do Brasil durante encontro?

As duas versões estão se espalhando na internet e fazendo alguns católicos ficarem possessos com o candidato do PSL. Mas será mesmo real este relato de “acordão” entre Edir Macedo e Bolsonaro. A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Ao bater o olho na mensagem, já ficamos desconfiados. Além de ela ter algumas características de fake news, o print da Folha é visivelmente uma montagem. Além de o texto estar com diversos erros (como vírgula separando sujeito e verbo e palavras como bispo e padroeira em caixa alta), o design da página está totalmente desalinhado. Olhe as letras com atenção.

Só com isso, já dá para saber que o print da Folha é falso, mas só para ter certeza procuramos pela história no site do jornal. Como era de se esperar, nada encontramos. Aliás, não encontramos nenhum relato em fontes confiáveis sobre qualquer movimento de Bolsonaro e Edir Macedo para “exonerar” a Nossa Senhora Aparecida (pelo menos por enquanto).

Uma parte está solucionada, agora vamos a outra. A tese que fala sobre o projeto do deputado Victório Galli também não se sustenta por um detalhe. A proposta foi arquivada em 2008. Ela até poderia ser desarquivada pelo autor dela, mas Victório Galli não será deputado a partir do ano que vem. Ele não foi reeleito em Mato Grosso. Além disso, Galli ocupou o cargo por muitos anos. Se ele tivesse vontade de desarquivar o projeto, já teria feito isso.

Resumindo: a história que aponta que Edir Macedo combinou com Bolsonaro que Nossa Senhora Aparecida não será mais padroeira do Brasil é falsa. A notícia da Folha é uma montagem e o projeto de lei citado já está arquivado.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.