Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Diabo aparece na porta de igreja no meio do culto, mostra foto #boato

Diabo aparece na porta de igreja no meio do culto, mostra foto #boato

Boato – Foto flagra momento em que o diabo apareceu na porta de uma igreja. Demônio surgiu enquanto estava acontecendo um culto. Dá um zoom na foto, é de arrepiar o cabelo.

Nos últimos dias, a pauta do Boatos.org tem se dividido em três assuntos centrais: a prisão de Lula, a gripe e a aparição de criaturas estranhas Brasil afora. Temos boatos sobre os três temas, mas vamos começar com “o diabo”.

Circula no WhatsApp uma imagem que seria de uma criatura de demoníaca na porta de uma igreja. Junto às imagens, há relatos de quem “recebeu” a foto de um “parente”. Tivemos acesso a duas versões da história. Confira a transcrição dos áudios e escute os arquivos. Como diz uma das pessoas, é de arrepiar o cabelo.

Olá querido. Graça e paz vos sejam multiplicadas. Estou enviando a vocês uma foto que foi tirada dentro de uma congregação. A minha cunhada de cima do altar bateu essa foto no aparelho de celular. Eu gostaria muito que você observasse ela. Puxa o zoom dessa foto e veja quem apareceu na porta. Pra você que desacredita no poder sobrenatural, no poder oculto. Para você que desacredita do reino das Trevas ou do reino Celestial, eu gostaria muito que você observasse essa coisa, podemos assim dizer, ou este ser que apareceu nesta foto que foi batida de cima de um altar. Eu gostaria deixar bem claro para você que essa foto não é fake, não é montagem é verídica tá.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

E, desde já, para aqueles que vão criticar dizer que é montagem, fica ao seu critério a forma que você quiser pensar ou quiser julgar esta foto, tá? Estou enviando essa foto para você. Observe, puxa o zoom nessa foto. Tire suas próprias conclusões. Que Deus abençoe a todos vocês e gostaria de deixar para você aqui Efésios 6 10 ok? Se quiser medite na palavra do senhor. ela garante dia após dia em vigilância em constante oração por que o inimigo meus amados ele está ao nosso redor. Maior é Deus que nos garante a vitória, mas para estão em Cristo Jesus. Que Deus abençoe fica na paz do Senhor Jesus fiquem com Deus.

Irmão. Olha essa foto aí. Dá um zoom nessa foto para tu ver que tu vai ver aí. Essa irmã mandou para mim. Diz que lá na porta da igreja está o capeta. Tá lá, analisando os crentes. Dá um zoom nessa foto para tu ver. É de arrepiar o cabelo.

Foto mostra diabo que apareceu na porta de igreja no meio do culto?

A história circulou muito no WhatsApp. Mas será mesmo que o diabo, o capeta, o coisa-ruim ou seja lá quem for apareceu na porta da igreja? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Ao ver o “conjunto da história” (imagem + áudio) já ficamos desconfiados. Como dito antes, nos últimos dias diversas “criaturas” têm aparecido (só que não) por aí (veja o caso do chupa-cabra no Nordeste e da criatura em Feira de Santana). As desconfianças aumentam quando analisamos o conteúdo dos áudios.

Por sinal, os áudios são “maravilhosos” (a parte que eu mais gosto é da mulher que fala que o diabo está “analisando os crentes”). Apesar de “ótimos”, eles contêm as principais características de boatos online: alarmistas, vagos, sem fonte, com erros de português e pedem compartilhamento.

Não bastasse isso, o nosso amigo que “se assemelha” a um pastor diz que vai citar Efésios 6.10, mas fala outra coisa no áudio. Ele teria que falar “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.”, mas diz “Se quiser, medite na palavra do senhor. Ela garante dia após dia em vigilância em constante oração por que o inimigo meus amados ele está ao nosso redor”. Não há qualquer trecho na Bíblia assim. Tampouco em Efésios.

Para além disso, há uma questão lógica. Qual seria a reação das pessoas na igreja ao ver o diabo? Obviamente, seria entrar em histeria coletiva. Mesmo o pastor ou a fotógrafa entrariam em pânico ao ver o “bicho feio” e isso viraria notícia. Porém, ao buscarmos sobre o assunto não achamos nenhum relato ou notícia em fonte confiável que falasse do assunto.

Por fim, a imagem. Se você (como mandam os áudios) der um zoom, vai perceber que a foto foi alterada digitalmente. Há alguns detalhes que até não-especialistas detectam como, por exemplo, a pixelização do “diabo” na imagem e a luz sobre a criatura, que destoa da iluminação do ambiente. Só para ter certeza, submetemos a foto ao app Fake Image Detector e o resultado foi “Imagem alterada digitalmente”. Precisa dizer mais algo?

Resumindo: a história que aponta que o diabo apareceu na porta da igreja é falsa. A imagem foi alterada digitalmente e os áudios não passam de história de pescador. Não repasse e nem conte por aí que é “de arrepiar”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.