Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Deus mandou chuva para Austrália hoje após cristãos se ajoelharem e orarem, mostra vídeo #boato

Deus mandou chuva para Austrália hoje após cristãos se ajoelharem e orarem, mostra vídeo #boato

Deus mandou chuva para Austrália hoje após cristãos se ajoelharem e orarem, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo comovente mostra que Deus resolveu mandar chuva para apagar os incêndios da Austrália hoje após cristãos se ajoelharem e orarem.

Se no meio do ano passado, o mundo acompanhava aflito a questão dos incêndios na Amazônia, nos últimos meses a apreensão se voltou para a Austrália. Desde o final do ano passado, o país enfrenta um grande incêndio que já devastou florestas, vitimou dezenas de pessoas e atingiu milhões de animais. Em meio a isso, um vídeo tem comovido muita gente.

Com a notícia de que uma chuva forte atingiu o país e apagou alguns focos de incêndio (não suficiente para acabar com o problema no país), começou a circular um vídeo religioso e com legendas em espanhol que cria uma relação causa/consequência para a chuva no país.

O vídeo é dividido em três momentos. No primeiro, há imagens dos incêndios florestais que estão assolando o país e dados assustadores sobre o desastre. Na segunda parte, há uma espécie de “reação do povo cristão”. Neste trecho, está escrito que “milhões de cristãos se uniram para orar a Deus” e imagens de pessoas reunidas. No terceiro momento, há um vídeo de bombeiros chorando e a chuva caindo. Assista ao vídeo e leia algumas das versões da história que viralizou online:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: Glória a Deus! O povo na Austrália si postaram de joelhos e Deus enviou a chuva Deus sempre fiel Versão 2: Cristãos do mundo todo oram e Deus manda chuva na Austrália. Versão 3: Existe um Deus todo Poderoso que nunca desiste de nós ..Que nunca nos “Abandona” ..Que nunca nos deixa” Só”….Que os nossos olhos possam ver Além dos nossos Limites Através da. ” Fé “…O povo da Austrália se colocou de Joelhos pra clamar a Deus por chuvas para apagar os incêndios incontroláveis. Veja o que Deus fez.. DEUS É BOM O TEMPO TODO..JESUS CRISTO É O SENHOR

Vídeo mostra que Deus mandou chuva para Austrália hoje após cristãos se ajoelharem e orarem?

A história é muito comovente e, de fato, nos faz acreditar que a chuva caiu por causa das orações que são mostradas nas imagens (criadas por uma página evangélica em espanhol). Só há um detalhe nisso: as imagens utilizadas no vídeo foram tiradas de contexto para que a narrativa fosse criada.

Antes de falar do vídeo em si, é importante destacar que esse tipo de boato (vídeo comovente acompanhado de mensagens bombásticas) é uma constante em se tratando de boatos online. Já falamos, por exemplo, a história da mulher que “teria salvo um avião após orar e atrasar o voo”, da nuvem em formato de cruz e do louvor de funcionários da Vale no dia do desastre de Brumadinho.

Para além do histórico, há também um detalhe: as mensagens que acompanham o vídeo têm algumas das principais características de boatos online. São vagas, alarmistas, com erros de português e não citam fontes confiáveis.

Já desconfiados da veracidade da postagem, fomos buscar por mais detalhes. E aí que descobrimos duas imagens que “invalidam” a tese apresentada. Ok, você pode até acreditar que as orações cristãs mandaram a chuva de hoje para a Austrália. Mas não é isso que o vídeo mostra.

Falamos isso porque a imagem utilizada como alguns dos “milhões de cristãos que se uniram para orar a Deus” é, na realidade, de muçulmanos. Essa matéria do Daily Mail aponta que a reunião aconteceu no dia 5 de janeiro de 2020 em um parque de Adelaide. Na ocasião, um grupo de 50 muçulmanos fizeram um pedido para que chovesse no país.

A segunda imagem que invalida o vídeo é da “chuva e dos bombeiros dançando”. Como mostramos em um desmentido, também do dia 5 de janeiro, o vídeo em questão foi gravado em novembro de 2019. Essa matéria da rede Sky News mostra a comemoração dos bombeiros diante a chuva. De acordo com o Daily Mail, as imagens foram gravadas em Victoria.

Resumindo: é claro que se você tem uma fé para professar e acredita que ela pode ajudar, deve orar pela Austrália (e por tantas outras pessoas e lugares que precisam de ajuda). Porém, somos obrigados a falar que a narrativa criada no vídeo e que aponta que a chuva de hoje é obra do “povo cristão” não se sustenta. No vídeo, são muçulmanos que rezam e as imagens não são sequer de 2020.

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/30ro2Jf