Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Cidade Alerta Sergipe denuncia áudio de membro do PT contra igrejas #boato

Cidade Alerta Sergipe denuncia áudio de membro do PT contra igrejas #boato

Cidade Alerta Sergipe denuncia áudio de membro do PT contra igrejas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um dirigente do PT gravou um áudio pedindo para que membros do partido ataquem templos de igrejas. Denúncia foi feita pelo programa Cidade Alerta Sergipe.

Houve um tempo em que os boatos da “categoria” Religião eram os mais frequentes na internet. Com a polarização e a politização de alguns líderes religiosos, esses fake “migraram” para a “categoria” Política. Um exemplo bem claro é a história de hoje.

De acordo com um vídeo que circulou em redes sociais, o programa Cidade Alerta Sergipe havia denunciado que um dirigente do PT havia gravado um áudio pedindo para que militantes ataquem templos de igrejas evangélicas. No vídeo, há uma foto que seria de um suposto dirigente do partido.

Uma das mensagens que circula junto com o vídeo diz “Olha o plano que o PT tem para os templos das Igrejas cultuar, Isso é para que os cristãos de verdade saiba a verdade”. Leia a transcrição do vídeo e o assista:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Olha presta bem atenção nesse áudio. Nós temos que atacar esse povo aí entendeu? Apoiar o nosso presidente Lula fazer o que ele faz aí é. Porque o Lula sabe que esses bando de covarde de igreja aí apronta com ele que você entendeu? Fechou tudo que o bolsonaro então nós que somos de esquerda temos que fazer isso. Nós que somos de esquerda, nós temos que atacar as igrejas e botar para cima. Vamos botar para cima não pode deixar Abrir igreja se ver uma igreja aberta correr lá e denunciar. Isso que nós temos que fazer não podemos não podemos esses a raça de crente de pessoas de igreja de religião aí Adventista, Deus é Amor, Assembleia de Deus, Batista, tudo que for. Não podemos a força do presidente é esse povo aí. Então nós que somos de esquerda nós vamos ter que acelerar não vamos perdoar não.

Cidade Alerta Sergipe denunciou áudio de membro do PT contra igrejas?

A história não demorou muito para se espalhar na internet. Porém, o que não falta na mensagem é informação falsa. Nem o Cidade Alerta Sergipe fez a tal denúncia tampouco o dirigente do PT mostrado na imagem gravou o tal áudio.

A mensagem, por si só, já nos deixa muito desconfiados. Além de ser um tipo de fake news muito manjada (do áudio gravado por qualquer pessoa e atribuído a outra), a mensagem (inclusive a contida no arquivo) tem características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis.

Como vocês viram, a mensagem tinha tudo para ser boato. E é. A primeira coisa que resolvemos fazer foi buscar pela tal edição do Cidade Alerta Sergipe que teria a tal denúncia. De cara, achamos algo estranho: o cenário mostrado na mensagem que viralizou é antigo (mais ou menos de 2016). Ou seja: de antes da pandemia e de antes de Bolsonaro ser presidente (algo que é citado no áudio).

Mais algumas buscas e encontramos o vídeo original do Cidade Alerta Sergipe que foi utilizado na edição. O vídeo foi publicado no YouTube da TV Atalaia (filial da Record em Sergipe) em 21 de setembro de 2016. O áudio original da matéria (como vocês podem ver abaixo) seria de um policial fazendo uma advertência aos militares. Assista:

Sobre a foto do “petista da imagem”. Ela é do ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira. Essa matéria do Estadão sobre ele (que foi condenado na Lava Jato e teve a condenação anulada) tem a imagem em questão. Já essa matéria da TV Câmara tem uma fala dele. E a voz de Paulo Ferreira é completamente diferente da voz do sujeito do áudio.

O próprio Núcleo de Evangélicos e Evangélicas do PT também desmentiu a informação. Em publicação no Facebook, eles apontaram que o áudio não foi gravado por um dirigente do partido e apontam que o partido é apoiado por membros de igrejas evangélicas.

Resumindo: a história que aponta que o Cidade Alerta Sergipe denunciou que um dirigente do PT gravou um áudio pedindo ataque a templos evangélicos é falsa. Nem o programa exibiu o vídeo, nem o sujeito da imagem apresentada gravou o áudio.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
Marcações: