Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Centro Tupyara está aplicando vacina espiritual contra o novo coronavírus #boato

Centro Tupyara está aplicando vacina espiritual contra o novo coronavírus #boato

Centro Tupyara está aplicando vacina espiritual contra o novo coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Centro espírita Tupyara está distribuindo “vacinas espirituais” contra a Covid-19 e outras doenças pela internet. Durma com um esparadrapo no braço. 

Com o surto do novo coronavírus no Brasil, muita gente tem usado a religião e a espiritualidade, de forma irresponsável, para relativizar o potencial da Covid-19. Na contramão dessas pessoas, muitas igrejas já suspenderam suas celebrações, mostrando que o novo coronavírus é sim perigoso e merece atenção.

Entretanto, alguns boatos têm confundido fiéis e até usado de forma leviana o nome de instituições. Nos últimos dias, uma publicação tem afirmado que o Centro Tupyara, um centro espírita no Rio de Janeiro (RJ), estaria distribuindo “vacinas espíritas” contra à Covid-19 e outras doenças aos seus fiéis. Confira:

Confira o desmentido em vídeo

“Essa mensagem foi recebida no Centro Tupyara (Centro especializado em curas): Amanhã às 19 HS coloque um pedaço de esparadrapo no braço esquerdo na altura de aplicação de vacina. Durma com ele a 1:00 da manhã todos nós receberemos várias vacinas de doenças que já estão no planeta e outras que já estão chegando, a espiritualidade maior passou por intermédio da médium Leandra Ribeiro Gomes. Pode mandar fazer as pessoas que vc Quiser. Esparadrapo de 2/3 cm tamanho. Retirar o esparadrapo com 12 HS contando da hora da vacina 1:00”.

Centro Tupyara está aplicando vacina espiritual contra o novo coronavírus?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A história de que um centro espírita estaria aplicando “vacinas espirituais” contra o novo coronavírus gerou debate nas redes sociais, especialmente entre os críticos da ação. Mas será que essa história de que o Centro Tupyara estaria fornecendo esse tipo de vacina é real? A resposta é não.

Vamos aos detalhes! A publicação, por si só, já deixa muitas dúvidas. Isso porque ela segue aquele velho roteiro de fake news na internet. É vaga, alarmista (especialmente, no contexto do surto da doença), possui erros de português e não cita fontes confiáveis.

Além disso, a pandemia de coronavírus fez com que muitos boatos relacionados à cura do Covid-19 começassem a circular nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a história que dizia que Cuba teria desenvolvido uma vacina para a doença ou o caso que indicava que pesquisadores israelenses teriam uma vacina pronta que estaria disponível em maio. Houve até quem replicasse a história de que a Igreja Universal estaria vendendo álcool em gel ungido por R$500.

Ao buscar sobre o assunto, não encontramos nada que pudesse sustentar a suposta informação. Pelo contrário, durante a busca, achamos um desmentido sobre o assunto.

O Centro Tupyara, que é um centro de espiritualidade e segue a Doutrina Espírita Cristã, publicou em seu site oficial que não está veiculando mensagens sobre uma suposta vacina espiritual. O Templo ainda destacou que qualquer informação oficial da instituição é veiculada apenas em seu site oficial ou, presencialmente, pela Secretaria.

ATENÇÃO Não estamos veiculando nas redes sociais e aplicativos de comunicação qualquer tipo de mensagem a respeito de vacinas, medicamentos ou ações para a saúde devido ao Coronarírus. Qualquer comunicação oficial do Templo é veiculada por esta página e pela Secretaria, presencialmente. Neste momento, necessitamos manter a serenidade e fazermos orações e mentalizações diárias, às 21h, em prol da saúde dos médiuns, dos familiares, do povo brasileiro e de toda a humanidade. Junte-se a nós e aos mentores espirituais!

Em resumo: a história que diz que o Centro Tupyara está aplicando “vacinas espirituais” contra o coronavírus é falsa! Em seu site oficial, o Templo espírita ressaltou que se trata de uma fake news e a informação divulgada nas redes sociais não está sendo feita pela equipe do Centro. Ou seja, tudo não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2WpysZT