Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Bento XVI foi exilado na Alemanha após ser expulso do Vaticano #boato

Papa Bento XVI foi exilado na Alemanha após ser expulso do Vaticano #boato

Papa Bento XVI foi exilado na Alemanha após ser expulso do Vaticano, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Papa emérito Bento XVI é exilado na Alemanha, após ser expulso do Vaticano, por não concordar com papa Francisco. 

Em 2013, Joseph Aloisius Ratzinger, o Papa Bento XVI, surpreendeu o mundo e fez história ao ser o primeiro papa a renunciar em 700 anos. Desde que renunciou ao papado, o papa emérito vive aposentado no Vaticano. Mas, de acordo com um texto que circula na internet, essa realidade mudou.

O texto diz que o papa emérito Bento XVI estaria exilado na Alemanha por estar em desacordo com seu sucessor, o papa Francisco. Outra versão aponta para um vídeo, onde um sujeito afirma que Bento XVI foi expulso do Vaticano e que o pontífice emérito está proibido de conceder entrevistas. Leia o que diz a mensagem:

O VERDADEIRO PAPA – Segundo informações, o Papa Bento XVI, considerado pela ala conservadora da Igreja Católica o verdadeiro Papa, estaria exilado na Alemanha por estar em desacordo com o atual Papa. O Papa Francisco tem o apoio da Nova Ordem Mundial, o outro, conservador, não. Bento XVI é um grande teólogo e é lamentável que tenha, talvez, sido deposto. Segundo uma profecia católica, um deles seria assassinado (Veja vídeo que compartilhei).

Papa Bento XVI foi exilado na Alemanha após ser expulso do Vaticano?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Nos comentários, não faltaram reações à suposta expulsão do pontífice emérito. Mas será mesmo que o papa Bento XVI foi exilado na Alemanha após ser expulso do Vaticano? A resposta é não. Entenda os porquês.

Ao bater o olho no texto, um detalhe chama atenção. A mensagem carrega o enredo clássico de boatos online. É vago, alarmista e não cita datas e fontes confiáveis. Ao pesquisar sobre o assunto, não encontramos nenhuma notícia sobre o exílio e a expulsão do papa.

Pois bem, de fato, o papa emérito Bento XVI foi para a Alemanha, mas, ao contrário do que se imagina, a passagem não era somente de ida. Isso mesmo! Na verdade, o papa emérito foi à Alemanha para visitar seu irmão, o cardeal Georg Ratzinger, que está doente.

Mais uma googlada e caem por terra as dúvidas sobre a tal expulsão do pontífice emérito. Isso porque Bento XVI já está retornando ao Vaticano. De acordo com o Vatican News, o papa emérito retorna da Alemanha no dia 22 de junho de 2020, o que elimina a hipótese de exílio e expulsão.

Resumo da ópera: Bento XVI não foi exilado na Alemanha e tampouco expulso do Vaticano. O pontífice emérito está na Alemanha para visitar o irmão e já tem data para o retorno. Ou seja, a história não passa de #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2CZjkqO