Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Avatar do Facebook é um culto ao demônio do hinduísmo #boato

Avatar do Facebook é um culto ao demônio do hinduísmo #boato

Avatar do Facebook é um culto ao demônio do hinduísmo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O novo avatar do Facebook é um culto ao demônio do hinduísmo. Nessa crença, “avatar” significa a encarnação de um ser imortal ou um deus, neste caso, o Vishnu. Muitos cristãos estão criando o seu sem saber disso.

Vira e mexe, o Facebook libera novos recursos para melhorar a experiência e interação dos usuários na rede social. Desta vez, a novidade é uma figurinha personalizada com a cara de cada um, uma espécie de caricatura, que pode ser usada tanto como foto do perfil quanto em comentários, publicações, mensagens no Messenger e stories. O recurso, batizado de “Avatar”, não demorou muito para cair no gosto dos internautas e, é claro, como tudo que faz sucesso na internet, para virar alvo de teorias da conspiração sobre a sua origem e significado.

Uma publicação que começou a circular em várias versões pelas redes sociais, inclusive, no próprio Facebook, dá conta de que o avatar do Facebook seria um culto ao demônio do hinduísmo. De acordo com a informação que está sendo compartilhada principalmente por perfis cristãos, a palavra “avatar” teria o significado de “manifestação corporal de um ser imortal ou deus”, neste caso, o deus Vishnu, que teria encarnado na Terra por meio de vários avatares (corpos terrestres), como Krishna e Buddha.

A teoria ganhou explicação até em vídeo e a preocupação é a de que muitos cristãos estariam criando a sua figurinha customizada sem saber que é uma “adoração ao demônio do hindu”. Confira, a seguir, as versões das publicações que estão compartilhando a história:

Confira o desmentido em vídeo

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: Só observo os meus irmãos em Cristo fazendo esse AVATAR e não sabem que “AVATAR” É a crença da RELIGIÃO HINDUÍSMO ! #AVATAR é a manifestação corporal de um ser imortal ou ” um deus ” O Hindus acredita que é a ENCARNAÇÃO do deus #KRISHNA . Resumindo AVATAR É A MANIFESTAÇÃO ENCARNADA DE UM DEMÔNIO OU EM FORMA DE GENTE OU ANIMAL ! #FICADIKA#APOLOGÉTICA#DEFESADAFÉ OBS: Não estou CRITICANDO NINGUÉM . OBS: O fato do FACEBOOK dizer que é apenas um Adesivo ou desenho ISSO NAO MUDA O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NOME AVATAR! O SIGNIFICADO TA ” SENDO ” MUDADO PELO FACE , MAS O PRINCIPIO É AINDA O MESMO! Você pode não gostar, não precisa comentar se não concorda…

Versão 2: Olha os crente tudo fazendo os avatar ..e não sabe o real motivo o que significa avatar toma cuidado ..assim vc vai aceitar a besta fácil ela vai ser bonita bom é não tem nada a ver com demônio mais quando vc aceitar estará dando a vida pro diabo vigia …

Avatar do Facebook é um culto ao demônio do hinduísmo?

A informação viralizou rapidamente em páginas cristãs no próprio Facebook e chamou a atenção dos internautas. Mas, obviamente, não passa de uma teoria preconceituosa, sem pé nem cabeça, para ludibriar os mais desinformados.

Para começar, a mensagem das publicações que estão compartilhando o conteúdo carrega todas as características de fake news: é vaga (não fornece informações concretas que comprovem qualquer associação do conceito de avatar no hindu à figurinha do Facebook), alarmista (tem o intuito de assustar os internautas cristãos), possui erros de português e não cita fontes confiáveis que confirmem a informação.

Em segundo lugar, boatos com a temática “tal coisa é do demônio” existem aos montes na internet. Aqui mesmo, no Boatos.org, nós já desmentimos vários deles, como, por exemplo, o que dizia que o boneco Furby seria do diabo e ligado ao suicídio; outro que apontava que o desenho infantil Galinha Pintadinha também seria do demônio e traria mensagens subliminares às crianças; e outro sobre o Dele Alli challenge (brincadeira de sucesso nas redes sociais em 2018) ter ligação com os Illuminati e o demônio.

Assim como nestes casos, a tese de hoje não tem nenhum sentido e, pior ainda, se baseia em intolerância religiosa. O primeiro erro da postagem é divulgar que o hinduísmo é algo do demônio. O hindu, na verdade, é uma religião originária da Índia, baseada no conceito de “Alma Universal” (Bramanismo), que determina não só a cultura religiosa, mas também cultural, da sociedade indiana, ordenando-a por castas (classes sociais).

Os hinduístas acreditam em Brâman, um espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas, representado por divindades individuais (como Vishnu, Krishna, etc.), e que significa o “Absoluto”, o “Espírito Divino e Infinito” (o mesmo que “Deus” em outras religiões). Ou seja, nada a ver com adoração ao demônio.

Além disso, o conceito de avatar no Facebook não tem nenhuma ligação com religião, seja com o hinduísmo ou qualquer outra. Em informática, avatar significa “um cibercorpo inteiramente digital, uma figura gráfica […] que empresta sua vida simulada para o transporte identificatório de cibernautas para dentro […] do ciberespaço”. Em outras palavras, uma representação digital de alguém na internet. Daí, o nome da figurinha customizada dos usuários na rede social.

E, para finalizar, a prova de que essa teoria da conspiração é bizarra e sem sentido é que ela não convenceu nem mesmo líderes religiosos. Padres e pastores alertaram os seus fieis nas redes sociais, apontando que a história não passa de bobagem.

Resumindo: A publicação que dá conta de que o avatar do Facebook é um culto ao demônio do hinduísmo não é verdadeira. Para começar, a informação se baseia em intolerância religiosa, já que, no hindu, não há adoração ao demônio, mas sim a uma divindade chamada Brâman. Além disso, avatar em termos tecnológicos significa “representação digital de alguém”, o que explica a figurinha customizada de cada usuário na rede social.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK