Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > André Mendonça, ministro da Justiça, canta um louvor cristão com a família, mostra vídeo #boato

André Mendonça, ministro da Justiça, canta um louvor cristão com a família, mostra vídeo #boato

André Mendonça, ministro da Justiça, canta um louvor cristão com a família, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Vídeo mostra o novo ministro da Justiça André Mendonça cantando um louvor cristão chamado “Felicidade” junto com a sua família.

Depois que Sérgio Moro saiu do Ministério da Justiça, o presidente Jair Bolsonaro optou pelo nome de André Mendonça (que estava na Advocacia-Geral da União) para o substituir. Em meio a notícia da escolha do novo ministro, um vídeo começou a circular na internet.

As imagens mostram um homem entoando um louvor evangélico junto com sua família. Junto ao vídeo, havia a informação que a pessoa era André Mendonça (que, de fato, é pastor evangélico). Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Ministro da Justiça André Mendonça canta um lindo louvou com sua família Versão 2: André Mendonça, o novo Ministro da Justiça, junto com a família cantando afinado uma música cristã Versão 3: Ministro da justiça Andre Mendonça…louvando ao Senhor com a sua familia. Deus abençoe e te de sabedoria Versão 4: O Ministro da Justiça, André Mendonça e sua família, cantando o hino, Felicidade em Jesus Cristo!!!

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Vídeo mostra André Mendonça, ministro da Justiça, cantando um louvor cristão com a família?

A informação circulou com muita força na internet e rendeu elogios ao novo ministro (tanto pela religiosidade como pela voz). Mas será mesmo que a pessoa do vídeo é o ministro André Mendonça? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a mensagem, ficamos desconfiados da veracidade. Isso porque a mensagem tem, como “bom boato na internet”, algumas das principais características de fake news como ser vaga, alarmista, com erros de português e falta de citação de fontes confiáveis. Para além disso, não são incomuns boatos que mostram vídeos de “grandes performances” creditados a pessoas ligadas à política. Temos um caso exemplar: o do vídeo atribuído à juíza Gabriela Hardt.

Foi por isso mesmo que resolvemos buscar por mais detalhes em relação à tal performance. Não demorou muito para descobrirmos que a tal música de “André Mendonça” não estava balizada por nenhuma fonte confiável. Foi aí que, por meio de comentários nas publicações, descobrimos que a pessoa do vídeo não é o novo ministro da Justiça.

A música foi, na realidade, interpretada por Juarez Marquardt Santos, sua esposa Ana Cristina Meyer e seus filhos há cerca de três anos. O vídeo foi publicado na rede social de Juarez e fez sucesso (com 468 mil visualizações). Assista ao vídeo com o crédito correto:

Com isso, não há mais o que falar: a história que aponta que o novo ministro da Justiça André Mendonça está em um vídeo cantando um louvor em família é falsa. A pessoa do vídeo não é o ministro e a filmagem já tem mais de três anos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B