Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Água de rio em Kasese (Congo), na África, virou sangue desde ontem #boato

Água de rio em Kasese (Congo), na África, virou sangue desde ontem #boato

Boato – É um milagre! Vídeo mostra água de um rio em Kasese (República Democrática do Congo) virou sangue desde ontem.

Volta e meia, algum vídeo que seria a “prova” de que Jesus está voltando circula na internet. Nos últimos tempos já falamos das “bolas de fogo de Israel”, do “chão que se abriu em Israel” e do “som de trombetas em Israel”. Desta vez, vamos falar de mais uma história intrigante. Porém, não aconteceu em Israel e sim na África.

Circula na internet um vídeo que mostra que um rio na cidade de Kasese, República Democrática do Congo, teria se transformado em sangue. De acordo com uma das mensagens que acompanha a filmagem, trata-se de “um sinal fortíssimo que Deus tem misericórdia de nós”. Assista ao vídeo e leia o texto que circula online:

Print da notícia falsa que fala de rio em Kasese que virou sangue em Congo, na África
Print da notícia falsa que fala de rio em Kasese que virou sangue em Congo, na África

Água de um rio em Kasese (Congo) virou sangue desde ontem?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Muita gente compartilhou o vídeo no WhatsApp e espalhou a história no Facebook. Mas será mesmo que o rio em Kasese se transformou em sangue? A resposta é não. Vamos explicar tudinho agora.

Ao ler a mensagem e todas as informações vagas contidas nele, já desconfiamos que a história estava mal contada. A mensagem contém um caráter apelativo, (em alguns casos) pede compartilhamento e tem informações vagas. Ao verificar a história, não deu outra. Apesar de o vídeo ser verdadeiro (é fato que um rio ficou daquela cor), duas informações da história estão erradas.

A primeira informação errada se dá no local descrito. Apesar de a mensagem afirmar de que se trata de um rio na cidade de Kasese, no Congo, o rio que ficou vermelho é localizado em Gana. O rio em questão é Nsukwa, localizado na cidade Koforidua. Antes de você falar que água pode ser saído de um lugar e ido para outro, saiba que a distância entra países é de quase 3 mil quilômetros.

A história do “rio que virou sangue” intrigou a imprensa de Gana. O caso aconteceu em 7 de outubro de 2017. As primeiras notícias falaram que a população ficou intrigada e que pastores evangélicos falavam em milagre. Vídeos como esse foram gravados:

Tão logo o frisson inicial passou (no mesmo dia a cor da água voltou ao normal), a polícia local começou a chegar a conclusões. A primeira delas é que não se trata de sangue no rio e sim um componente químico. A segunda é que se trata de tinta vermelha, jogada no rio por pessoas que trabalham com tingimento de roupas.

Resumindo: a história que aponta que um rio virou sangue ontem na cidade de Kasese, na República Democrática do Congo, é falsa. O caso aconteceu em Gana, não foi ontem, não foi sangue e não está anunciando a volta de Jesus. Caso encerrado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.