Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > 20 igrejas foram queimadas ontem à noite em Olisabang, na Índia #boato

20 igrejas foram queimadas ontem à noite em Olisabang, na Índia #boato

20 igrejas foram queimadas ontem à noite em Olisabang, na Índia, diz boato (Foto: Edgard Matsuki/Boatos.org)

Boato – Extremistas budistas queimaram 20 igrejas cristãs ontem à noite na província de Olisabang, na Índia. Eles prometem queimar mais 200 hoje.

Depois que os Estados Unidos realizaram um ataque no Iraque no qual Qasem Soleimani, um dos homens fortes do Irã, foi morto, notícias falsas relacionadas a ataques contra cristãos começaram a circular na internet. Em uma mesma mensagem, vimos três fake news relacionadas a “atentados contra cristãos no mundo”.

A primeira delas dá conta de que extremistas budistas estão promovendo um massacre na Índia. Mais exatamente na província de Olisabang. O texto em questão aponta que 20 igrejas foram queimadas “ontem à noite” e que 200 serão queimadas hoje. De quebra, a mensagem pede orações, cita a missionário Joyce Meyer e fala de ataques no Iraque e Afeganistão (que já desmentimos em fevereiro de 2016, em novembro de 2016 e em maio de 2019, mas talvez recuperaremos nos próximos dias). Leia a mensagem que circula online:

Noticia TRISTE Por favor, ore pedido de oração urgente. ” Ore pela igreja na Índia. 20 igrejas foram queimadas ontem à noite. E hoje à noite, querem destruir, mais de 200 igrejas na ” Província de Olisabang “. querem matar 200 missionários dentro dos próximos 24 Horas. Todos os cristãos estão se escondendo em aldeias…. Ore por eles e envie esta mensagem para todos os cristãos que você conhece em todo o mundo. Peça a Deus que tenha misericórdia dos nossos irmãos e irmãs na Índia. “Quando você receber esta mensagem, por favor, envie-a com urgência para outras pessoas.

Por favor, orem pelas 22 famílias missionárias cristãs condenadas a serem executadas por islamitas no Afeganistão. Pf passa isso o mais rápido que vc pode para que muitos vão orar!!! Agora; o grupo Islâmico (Isis) acabou de tomar conta de “Quaragosh”, a maior cidade cristã do Iraque. Há centenas de homens, mulheres e crianças que estão sendo decapitados. O povo está pedindo que as orações sejam feitas em seu nome sobre a atrocidade em curso no seu país. Por favor, leve um minuto para orar por eles. Passe a mensagem em frente a todos os seus contatos para que a cadeia de oração não seja quebrada.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Pediram essa oração especial. Por favor, certifique-se de passar pelo pedido de oração ao corpo de Cristo por orações fervorosa oferecidas em nome dos irmãos, irmãs e crianças no Iraque. Esta é uma mensagem urgente de sos por favor. Obrigada pela sua preocupação. Que o senhor abençoe você e sua família e sempre envie ajuda do seu caminho. Segundo, Joyce Meyer

20 igrejas foram queimadas ontem à noite em Olisabang, na Índia?

Muita gente está compartilhando a tal mensagem. Mas será mesmo que o tal relato sobre igrejas queimadas na Índia é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Assim como no caso das “denúncias” no Iraque e Afeganistão, a história que fala sobre Olisabang já foi fruto de um desmentido no Boatos.org. Ele foi feito, mais exatamente, no ano de 2015. Na época, a fake news já era velha.

No desmentido da época, apontamos que a balela surgiu em 2010 e foi desmentida pela Índia Gospel Leagues (entidade religiosa do país). A Liga apontou que, apesar do alarde da mensagem, não existia nenhum relato de ataque a igrejas no país. Mesmo desmentida, a história voltou a circular em 2012, 2015 e, como vocês estão vendo, em 2020.

Para além disso, é sempre bom frisar que a mensagem carrega algumas das principais características de boatos online. Ela é vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento é não cita fontes confiáveis. Também vale apontar que há um crasso erro geográfico na história. Ao contrário do que aponta o texto, a Índia não é dividida por províncias (a divisão se dá por estados e terrotórios da União). Importante, Olisabang não é um deles.

Resumindo: a história que aponta que 20 igrejas foram queimadas ontem à noite na Índia e mais 200 serão queimadas hoje é falsa. Não passa de mais um boato religioso que já foi desmentido, voltou a circular na internet e é acompanhado de duas outras fake news desmentidas por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/36oLGIe
Marcações: