Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Volvo fez propaganda com Bolsonaro entre dois caminhões #boato

Volvo fez propaganda com Bolsonaro entre dois caminhões #boato

Volvo fez propaganda com Bolsonaro entre dois caminhões, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Volvo fez propaganda ufanista com presidente Jair Bolsonaro se equilibrando entre dois caminhões.

Em 2018 e 2019, um dos tipos de boatos mais recorrentes na web era o que falava de “grandes feitos” atribuídos ao presidente Jair Bolsonaro. Desmentimos de “homenagem da Fox News e do Facebook” até música de André Rieu. Em 2020 (com pandemia e “outras prioridades” para espalhadores de fake news), esse tipo de fake diminuiu. Diminuiu, mas não acabou.

Uma das últimas histórias que circulam na internet dão conta de que a Volvo (empresa do ramo automobilístico) resolveu fazer uma propaganda com Bolsonaro. No vídeo, Bolsonaro estaria se equilibrando entre dois caminhões enquanto um narrador fala, em inglês, supostas frases ufanistas coroadas com “Deus e o povo mantêm Bolsonaro sempre em pé”. Leia o que está na legenda do vídeo e assista a ele:

Confira o desmentido em vídeo:

A Volvo arrebentou na propaganda Quase 30 anos no meio de ladrões sem nunca se corromper falando a verdade os venceu Até que um dia quase morreu por isso Não esqueça que foi por você também. Ele não desiste da nossa pátria. E todos os esquerdistas sedentos de ódio perguntam: O que mantém o presidente Bolsonaro sempre em pé? Vão descobrir… Deus e o povo

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Volvo fez propaganda com Bolsonaro em cima de caminhões?

O vídeo se espalhou muito entre os simpatizantes de Bolsonaro. Porém (e claro que), a Volvo não fez o tal comercial em homenagem ao presidente tampouco falou as frases (um tanto quanto piegas, por sinal) em seu comercial.

O histórico (como vocês viram no início do texto) e as características da mensagem nos deixaram desconfiados de que seria um fake. Desconfianças que aumentaram com um pouco de reflexão. Afinal, por que a Volvo faria uma propaganda tão favorável a um político. Sabe aquela história do “não boto a mão no fogo por ninguém”? As empresas sabem muito bem como podem se queimar com isso.

As desconfianças viraram certeza com mais dois fatores. O primeiro é que a legenda em português nada tem a ver com o que a pessoa do vídeo está falando. O segundo é que o vídeo é uma montagem (bem tosca) de uma propaganda estrelada pelo ator belga Jean-Claude Van Damme em 2013. Assista ao vídeo original e leia a tradução do que ele realmente diz:

Já tive bons e maus momentos – a minha quota-parte de solavancos e ventos fortes. Foi isso que fez de mim o que sou hoje. Agora, aqui estou eu. O que podem ver é um corpo perfeito, um par de pernas que desafiam as leis da física … e uma mentalidade para dominar a mais épica das espargatas. Este teste foi pensado para demonstrar a estabilidade e a precisão da Direcção Dinâmica Volvo. Foi realizado por profissionais numa área encerrada ao público

Antes de terminar, vale dizer duas coisas a mais. A primeira é que, como o e-Farsas e o Mashable apontaram em 2013, o vídeo é real (e é Van Damme nele). Porém, foram feitos com alguns truques. A segunda é que, antes que atirem pedras nos “fãs de Bolsonaro”, saiba que “fãs de Lula” também fizeram uma montagem tosca com a propaganda. A única diferença é que ninguém saiu falando que era um comercial real da Volvo.

Resumindo: a história que aponta que a Volvo fez um comercial sobre Bolsonaro com um discurso para lá de ufanista é falsa. O vídeo em questão é uma montagem feita em cima de um comercial da Volvo de 2013 com Jean-Claude Van Damme.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK