Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo que mostra Dilma sendo humilhada na Europa é falso

Vídeo que mostra Dilma sendo humilhada na Europa é falso

Boato – Depois de falar de Copa das Copas em encontro na União Europeia, presidente Dilma é humilhada pelo ministro das Finanças da Suíça, Hans-Rudolf Merz.

A Copa acabou, então voltamos aos boatos que envolvem as eleições. Mais uma vez, a presidente Dilma Rousseff é a protagonista da história. Circula na internet um vídeo que mostra Dilma em um encontro em que fala da Copa das Copas. Em seguida, escuta uma resposta forte do ministro das Finanças da Suíça, Hans-Rudolf Merz. De acordo com as legendas da postagem no Facebook, o homem humilha Dilma.

No vídeo, legendado para o português, Merz fala que Dilma fala absurdos quando vem na Europa. Ele cita que Lula disse que viria nadando da África se o Brasil não ficasse pronto para a Copa e que Dilma esqueceu o cérebro na privada. Tudo com muitas gargalhadas. Assista ao vídeo e Leia a transcrição dos comentários:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A senhora prometeu milhares de unidades de saúde, a senhora prometeu milhares de creches, a senhora prometeu o trem bala para a copa, agora a senhora promete a Copa das Copas. Senhora presidente, esses tipos de promessas aqui na Europa, é um absurdo (risos), alguém poderia me ajudar?

Estamos recebendo a presidenta do Brasil. Uma presidenta que faz discursos totalmente mirabolantes. Em 2014, o Brasil vai sediar a Copa do Mundo. Em 2007, o governo desta senhora prometeu ao povo não usar dinheiro público algum para a realização da Copa do Mundo no Brasil. Em 2010, o presidente Lula declarou que viria nadando da África caso o Brasil não ficasse pronto para a Copa. Lula, cuidado para não causar dor de estômago aos tubarões. Então agora… a presidente Dilma com um discurso tão confuso como uma piada contada por um bêbado, vem a Europa e diz que o Brasil vai fazer a Copa das Copas. Senhora presidente… onde esqueceu seu cérebro? Alguém poderia ir a privada buscar o cérebro desta senhora. Senhora presidente, não venha falar essas besteiras na Europa. A senhora não está falando com os bobos como faz no Brasil.

O vídeo fez grande sucesso no Facebook. Ganhou muitos compartilhamentos e comentários. Pena essas pessoas foram enganadas. Como foi adiantado, o homem que fala ao vídeo é o ministro das Finanças da Suíça, Hans-Rudolf Merz. A mulher, até o momento, não identificamos.

O vídeo em que ele tem um ataque de riso enquanto faz um discurso sequer foi na presença de Dilma. O fato ocorreu em 2010. Segundo o G1, o ataque ocorreu enquanto ele respondia uma pergunta burocrática sobre importação de carnes. Confira a matéria que fala a respeito. O vídeo da BBC falando do fato está neste link.

Já o início do Dilma é de uma reunião de Dilma no início do ano de 2014 com o presidente da União europeia, João Manuel Durão Barroso, em Bruxelas. À época, Durão Barroso chegou a falar de uma possível final lusófona na Copa.

Não é a primeira vez que o discurso do ministro engraçadinho é utilizado com tradução errada. Buscando na web, achamos este vídeo em que Lula é “criticado” por Hans-Rudolf Merz. Confira:

Não vamos entrar no mérito se a Copa foi um sucesso. Para muitos foi e, para outros tantos, não foi. Mas uma coisa é certa: o ministro das finanças da Suíça não expressou opinião nenhuma sobre isso. E nem Dilma foi humilhada na Europa.

PS: esse artigo foi uma sugestão dos leitores Kátia Linhaus e Sandro Anderson. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.