Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo mostra curso que ensina professores do DF a enfrentarem Bolsonaro #boato

Vídeo mostra curso que ensina professores do DF a enfrentarem Bolsonaro #boato

Boato – No DF, professores fazem curso para “aprender a atrapalhar o governo Bolsonaro” e implementar o socialismo, mostra vídeo

Os recentes anúncios na área da educação brasileira, como o corte de 30% das verbas para todas as universidades federais, têm causado grande revolta entre professores e pesquisadores de instituições públicas de ensino superior. Entidades e educadores têm se organizado para pressionar o governo contra essas ações.

E, no meio dessa situação, uma história anda circulando nas redes sociais. De acordo com as publicações que viralizaram na internet, professores do Distrito Federal estariam passando por um curso para “aprender a atrapalhar o governo Bolsonaro”. Confira:

*MUITO GRAVE, GRAVÍSSIMO!* Recebi de outro grupo: *Pessoal, leia isso:* conheço uma pessoa na Secretaria de Educação do DF. Esses dias teve um *curso obrigatório* para todos os professores. Não tiveram aulas para as crianças, porque os professores estariam em *Curso de Formação.* Chegando lá, não foi permitida a entrada com celular. Passaram o dia inteirinho, do curso, ensinando como *atrapalhar ao máximo o Governo Bolsonaro*.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Diziam que é para *doutrinar todas as crianças e adolescentes* contra o governo, fazer greve ao máximo que puder e *provocar a ira do presidente*. Quando o presidente reagir com policiamento, *é pra todos o acusarem de ditador e tentar o impeachment*. Está sendo feito um esquema de guerra contra o governo. Vão começar pelas escolas e universidades, *e depois em todos os órgãos públicos*. Tem uma prima de Goiânia que disse que lá está tendo a mesma articulação.  *Vamos repassar até chegar ao Presidente Bolsonaro!* ASSISTA AO VÍDEO

Vídeo mostrou curso para professores do DF enfrentarem Bolsonaro?

As imagens viralizaram na internet e estão causando polêmica. Mas será que o vídeo realmente mostra um curso de “como atrapalhar o governo Bolsonaro”? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir!

A informação nos fez lembrar de um desmentido feito pela equipe do Boatos.org, no final de 2018. Na época, a história dava conta de que os professores do DF estariam fazendo um curso obrigatório para atrapalhar o governo Bolsonaro (o texto é idêntico a esse, por sinal). A grande diferença estava na presença do vídeo que, naquela época, não existia na versão da história.

Falamos, na época, que a própria estrutura da mensagem já nos ajuda a desvendar a farsa. Ela segue aquele velho roteiro de fake news na internet: é vaga (não cita o local e nem quando o curso teria sido realizado), alarmista (afinal de contas, seria uma super organização da secretaria de educação do Distrito Federal para realizar o curso, reunindo centenas de professores e monitorando para que tudo permanecesse em sigilo), possui alguns erros de português e não cita fontes confiáveis. Mas ao procurar pelo assunto na internet (que com certeza estamparia manchetes nos veículos de comunicação), nada encontramos.

Resolvemos, então, ir atrás da origem do vídeo e descobrimos que as imagens não têm nada a ver com o tal curso para “professores do DF”. As imagens foram compartilhadas pelo próprio presidente Jair Bolsonaro no dia 5 de abril de 2019 e mostram uma palestra na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Assista ao vídeo:

Por fim, a história já foi desmentida por outros sites de fact-checking. Ao Estadão Verifica, a Unicap aponta que o homem que aparece nas imagens discursava em uma palestra contra a ditadura na instituição. O evento foi organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), movimentos sociais e estudantis e a universidade apenas cedeu o auditório.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra que professores do DF estão fazendo um curso para aprender a atrapalhar o governo Bolsonaro é falsa! A história é uma nova versão, com vídeo, de um boato já desmentido pela equipe do Boatos.org, em 2018. O curso citado nunca existiu e o vídeo é de Pernambuco. A história é apenas balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.