Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo de Bolsonaro convocando para manifestações de 15 de março é de 2015 #boato

Vídeo de Bolsonaro convocando para manifestações de 15 de março é de 2015 #boato

Vídeo de Bolsonaro convocando para manifestações de 15 de março é de 2015, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A esquerda está fazendo mais uma jogada suja. O vídeo que Vera Magalhães disse ser de Bolsonaro convocando a população para as manifestações de 15 de março é, na realidade, de 2015.

Apesar de o novo coronavírus estar dominando o debate público dos últimos dias, outros assuntos também têm causado “debates acalorados” por aí. Um deles, que está mobilizando o meio político, é relacionado a uma manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro marcada para o dia 15/03.

A manifestação, considerada antidemocrática por algumas pessoas, ganhou um novo patamar após a divulgação, por parte da jornalista do Estadão Vera Magalhães, de que o presidente havia compartilhado no WhatsApp um pedido de participação nos atos. A divulgação gerou ataques contra Vera Magalhães.

Em um deles, é dito que Vera Magalhães está fazendo alarde para um vídeo que não é recente. De acordo com a mensagem, o vídeo chamando para o ato de 15 de março é, na realidade, de 2015. Leia algumas das versões da história que circularam por aí:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: Não caiam na nova jogada suja da esquerda. Pegaram um vídeo antigo no YouTube do então deputado federal Bolsonaro, onde ele pede para que a população compareça as manifestações do dia 15 de março. Só que essas manifestações eram sobre o impeachment da Dilma.

O Vídeo foi publicado dia 11 de março de 2015 e a esquerda sórdida, está tentando lacrar, afirmando que o presidente Bolsonaro fez esse vídeo agora, sobre as próximas manifestações do dia 15 de março. Por coincidência, em 2015 as manifestações do impeachment da Dilma, também caíram dia 15 de março. Tirei um print onde tem a data correta da publicação do vídeo no YouTube. 11 de março de 2015.

O desespero da esquerda é tão grande, que estão apelando para tudo. Já tem parlamentar organizando reunião, para pedir o impeachment do Bolsonaro, com base num vídeo que está na internet há 5 anos! PQP! A cada dia que passa, a esquerda se supera. Vão fazer merda assim, lá na casa do c…….!!! Chega! Por isso que dia 15, vamos para as ruas apoiar o Bolsonaro!

Versão 2: *- Você viu o vídeo do Bolsonaro convocando para as manifestações de 15/março?* *Não!* *- Quem denunciou Bolsonaro foi a jornalista Vera Magalhães, mas sabe por que ela não mostra o polêmico vídeo?* *- Porque o vídeo é de 15 de março, sim, mas de 2015, numa manifestação contra a Dilma. E, em 2015, o 15 de março também caiu num domingo.* *- Como fica a mídia que atacou Bolsonaro? Se desculpam ou mantêm a farsa?*

Vídeo de Bolsonaro convocando para manifestações de 15 de março é de 2015?

A história se espalhou com muita força na internet e deixou admiradores de Bolsonaro em polvorosa. Mas será mesmo que a jornalista Vera Magalhães está usando um vídeo antigo para falar que Bolsonaro está convocando manifestantes para os atos de 15 de março de 2020? A resposta é não. Calma aí que gente explica tudo para vocês.

A mensagem, assim como tantas outras que circulam online, segue algumas das principais características de boatos online. É alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis. Além disso, esse tipo de erro da jornalista seria muito primário. Esses dois fatores nos deixaram desconfiados. Desconfianças que viraram certeza ao verificarmos qual é o vídeo de 2015 (o primeiro) e comparamos com o vídeo de 2020 (o segundo):

Vale dizer que o vídeo de 2020 compartilhado por Bolsonaro cita eventos que aconteceram depois de 2015 como, por exemplo, o ataque que ele sofreu durante a campanha presidencial de 2018. Ou seja, para o vídeo ser de 2015 só se Bolsonaro fosse vidente. Vale, ainda, dizer que Bolsonaro confirmou que enviou a mensagem no WhatsApp.

Resumindo: a história que aponta que a jornalista Vera Magalhães publicou um vídeo de 2015 como se fosse de 2020 de Bolsonaro convocando pessoas para a manifestação de 15 de março é falsa. Na realidade, o presidente fez a convocação em 2015 e a repetiu em 2020.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/37JYkkZ