Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo mostra adega de Sérgio Cabral que foi descoberta pela Polícia Federal #boato

Vídeo mostra adega de Sérgio Cabral que foi descoberta pela Polícia Federal #boato

Vídeo mostra adega de Sérgio Cabral que foi descoberta pela Polícia Federal, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra a adega particular do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Agente da Polícia Federal que fez a filmagem disse que nunca viu nada parecido.

Desde que operações como a Lava Jato ganharam a mídia e começaram a serem deflagradas, muitas imagens impressionantes foram produzidas pela Polícia Federal (um exemplo está nas malas no apartamento de Geddel Vieira Lima). E, de acordo com uma mensagem que viralizou na internet, a mais nova imagem é relacionada ao ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

De acordo com um vídeo que circula online, a Polícia Federal acabou de descobrir uma adega gigantesca pertencente a Cabral. No vídeo, um homem (que seria um agente) começa a listar os rótulos que está vendo enquanto caminha pela adega. Ele também fala que nunca tinha visto nada igual. Leia algumas mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Saiba como checar a origem de um vídeo do YouTube

Versão 1: A adega do Sergio Cabral na hora de começar a ser desmontada. A Polícia Federal nunca tinha visto nada parecido. Versão 2: Adega do Sérgio Cabral!! Que isso ! Ele nunca conseguiria beber tudo isso … nem dando jantares diariamente durante 10 ou 20 anos para trinta pessoas…ou mais . Muita exibição né?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 3: Adega da casa de Sérgio Cabral antes de ser desmontada . A polícia diz que nunca tinha visto uma nada igual……..isso é ser esquerda socialista caviar no Brasil, para ELES tudo, para povo NADA, só fica no discurso a bondade que tem com o povo, só para poder se elegerer

Vídeo mostra adega de Sérgio Cabral que foi descoberta pela Polícia Federal?

As imagens, impressionantes mesmo, se espalharam com força por aí. Mas será mesmo que a tal adega retratada no vídeo é mesmo do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com o vídeo, já ficamos desconfiados. Além de a mensagem ter algumas das principais características de boatos online (ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis), não encontramos referência alguma de que a tal adega mostrada no vídeo seja mesmo do ex-governador do Rio de Janeiro.

De fato, Sérgio Cabral tinha uma adega de luxo na sua antiga mansão (ela foi confiscada pela Justiça) em Mangaratiba. De acordo com essa matéria, o ex-governador recebia vinhos de até US$ 1,2 mil. Essa outra matéria mostra que o banqueiro que subornava Cabral com vinhos caros foi preso. Só há um detalhe: a adega do vídeo não é a que estava na mansão.

Além de as fotos não baterem, o mesmo vídeo do sujeito impressionado com a adega já foi utilizado em outro boato, lá de 2017. Na ocasião, a adega foi atribuída a Joesley Batista. Como boa parte do desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Se você prestar bem atenção, o início do vídeo fala “a maior adega que já vi aqui na Itália”. E é isso mesmo. Ela fica na Itália e, por sinal, não tem nada a ver com Joesley Batista.

O local filmado é a cantina do restaurante La Ciau del Tornavento, localizada na cidade de Freiso. De acordo com o site oficial do restaurante, a cantina é o orgulho dos donos do local. Ao todo, 65 mil garrafas de 2899 marcas e de 13 países diferentes estão no local. Imagens no Trip Advisor mostram que o local é o mesmo do vídeo. O vídeo abaixo mostra o local:

Para além disso, nem sites de notícias tampouco a Polícia Federal falaram qualquer coisa sobre o descobrimento de uma adega gigantesca de Joesley Batista. Se, de fato, houvesse a descoberta, viraria notícia com certeza.

Ou seja: é só você substituir “Joesley Batista” por “Sérgio Cabral” e temos a “solução para o enigma”. O vídeo que está circulando online não é da adega do ex-governador do Rio de Janeiro. É apenas mais uma balela que se utiliza do vídeo, gravado na Itália, que se espalhou por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/367fYQ2