Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vice-diretora do PT de Porto Alegre, Mara Jaqueline, é flagrada roubando celular #boato

Vice-diretora do PT de Porto Alegre, Mara Jaqueline, é flagrada roubando celular #boato

Vice-diretora do PT de Porto Alegre, Mara Jaqueline, é flagrada roubando celular, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra a vice-diretora da coordenação regional do PT de Porto Alegre, Mara Jaqueline, roubando um celular no centro da capital gaúcha.

Quem caminha pelas grandes cidades do Brasil sabe que todo o cuidado com os pertences pessoais é pouco. A prova disso está na quantidade de celulares roubados. Por ano, o Brasil realiza o bloqueio de 9,1 milhões de aparelhos. E, de acordo com uma mensagem que circula em redes sociais, uma pessoa ligada ao PT tem realizado alguns desses crimes.

A mensagem, viral no WhatsApp e Facebook, aponta que Mara Jaqueline, vice-diretora de coordenação regional do PT de Porto Alegre, foi pega em flagrante roubando telefones celulares no centro da capital gaúcha. A prova seria um vídeo da RBS (filial da Globo no estado) que mostrava o flagrante. Leia a mensagem (não vamos colocar o vídeo aqui):

Vice diretora de coordenação Regional do PT de Porto Alegre, Mara Jaqueline que trabalha no Conselho de educação. Não basta gritar Lula Livre! Tem que praticar furto, latrocínio e tudo quanto é crime. E assim o Brasil foi tomado por esses vermes.

Vice-diretora do PT de Porto Alegre, Mara Jaqueline, foi flagrada roubando celular?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

As imagens viralizaram por aí e deixaram muita gente soltando adjetivos em relação ao partido. Só há um detalhe nesta história toda: a pessoa flagrada furtando celulares em Porto Alegre não ocupa cargo algum no PT. Vamos aos fatos.

De cara, a mensagem nos causou desconfiança. Além de ser mais uma da série “vídeos retirados de contexto”, a mensagem tem algumas características de boatos como ser alarmista e ter erros de português. Por outro lado, a mensagem até cita uma fonte confiável (a reportagem da RBS). E aí começamos a derrubar a farsa.

Na matéria (datada de janeiro do ano passado), a pessoa sequer é identificada como “Mara Jaqueline”. Ela é, na realidade, Nara Jaqueline Rodrigues. Em nenhum momento há a citação de que ela pertence ao PT ou seja “vice-diretora” do partido na cidade.

Ao buscar pelo nome da mulher, descobrimos algumas coisas. A primeira é que ela que, de fato, ela trabalhava no Conselho de Estadual de Educação. A segunda é que a matéria virou meme na internet. A terceira é que não há nenhuma referência de que ela seja do PT. Só o famigerado texto.

Para tirar todas as dúvidas, entramos em contato com o diretório do partido em Porto Alegre. O atual presidente local, Rodrigo Campos, nos deu a informação de que não há qualquer Mara (ou Nara) Jaqueline entre os diretores do partido e que o cargo citado sequer existe.

Resumindo: a história que aponta que a vice-diretora do PT em Porto Alegre, Mara Jaqueline, foi flagrada roubando celulares em Porto Alegre é falsa. A senhora que aparece nas filmagens não tem esse nome e não pertence ao partido.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MKuog3