Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vereador foi jogado no esgoto pela população em Salvador #boato

Vereador foi jogado no esgoto pela população em Salvador #boato

Vereador foi jogado no esgoto pela população em Salvador, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra vereador que prometeu e não cumpriu sendo jogado no esgoto pela população em Salvador durante campanha eleitoral.

As eleições de 2020 estão aí e, pelo menos até o momento, o que temos visto são fake news sendo ressuscitadas. É o caso da história de hoje (que, sabe-se lá por que, não estava no Boatos.org ainda) que aponta que um vereador candidato à reeleição foi jogado no esgoto pela população.

Um vídeo de um suposto vereador pedindo votos em uma comunidade de Salvador viralizou na internet em 2020. Nas imagens, moradores da comunidade cobram porque o homem não fez nada nos últimos anos. No final, o homem é jogador em um esgoto ao céu aberto. Leia a mensagem que circula online (o vídeo você assiste mais abaixo):

Versão 1: Bairro de Salvador, vereador prometeu e não compriu. Todo ano é assim, mas, a comunidade, acordo, Eleição para vereador em 2016… As comunidades de Salvador, acordou.. Suburbanas, Cajazeiras e Cidade Baixa será assim em 2020. Que venha 2020. Versão 2: Vereador volta 4 anos após seu eleição, pra prometer novamente tudo que iria fazer se fosse eleito novamente…

Vereador foi jogado no esgoto pela população em Salvador?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Por mais que não seja essa a forma que devemos agir (mesmo com políticos que “não fazem nada”), o vídeo fez muito sucesso na internet. Só há um detalhe: a cena entre o vereador e a população do bairro de Salvador não passa de um “teatrinho”.

É importante citar que esse tipo de “lenda” não é nova na internet. Lá em 2014, desmentimos por duas vezes uma história que apontava que a população havia amarrado um político no poste (aqui e aqui). Em 2020, desmentimos a informação falsa que a população havia agredido o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

E, assim como nos casos citados, há de se convir que uma história como essa teria destaque na mídia (e muita gente apoiando e condenando a violência filmada contra o homem). Porém, ao buscar pela história em fontes confiáveis, nada encontramos sobre essa história do vereador no esgoto.

Por isso que resolvemos buscar pela origem do vídeo em questão. Como mostram as imagens, ele foi produzido pelo Portal Engomadeira. Ao buscar mais informações sobre o projeto, descobrimos que é um canal de produção de vídeos sobre o “cotidiano” da periferia de Salvador. Os atores são moradores do bairro de Salvador de mesmo nome.

O vídeo original tem, inclusive, o “making of” da gravação e a informação bem clara de que se trata de uma “encenação”. O “vereador” em questão foi interpretado pelo vice-presidente da Associação de Moradores do bairro de Engomadeira. Há até uma explicação sobre o vídeo. Assista a versão completa da filmagem:

Resumindo: a história que aponta que um vereador foi jogado no esgoto pela população de um bairro de Salvador é falsa. Trata-se de uma encenação feita por um canal do YouTube de uma comunidade de Salvador.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK